Ou Uma Coisa ou Otra ou Tudo, ou Nada - Estudos Bíblicos

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur ad elit.
Morbi tincidunt libero ac ante accumsan.
Estudos Bíblicos
Pr. Jorge Albertacci
Levantai os vossos olhos para as terras que já estão brancas para a colheita. (João 4:35)
Ir para o conteúdo

Ou Uma Coisa ou Otra ou Tudo, ou Nada

TEOLOGIA DO OBREIRO > Teologia do Obreiro III
________

UMA COISA OU OUTRA
1 João 2:15-17 

"Não ameis o mundo, nem o que há no mundo. Se alguém ama o mundo, o amor do Pai não está nele. Porque tudo o que há no mundo, a concupiscência da carne, a concupiscência dos olhos e a soberba da vida, não vêm do Pai, mas sim do mundo. Ora, o mundo passa, e a sua concupiscência; mas aquele que faz a vontade de Deus, permanece para sempre."

INTRODUÇÃO

Considerando o teor do texto em epígrafe, entendemos que o amor ao mundo elimina por completo o amor do Pai Celeste. É impossível que os dois coexistam em uma só pessoa. Ou uma coisa, ou outra, ou tudo, ou nada. Daí o motivo da recomendação do apóstolo Paulo em Romanos 12:2: E não vos conformeis com este mundo, mas transformai-vos pela renovação do vosso entendimento, para que experimenteis qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus.

COMENTÁRIO
 
Da nossa não conformação com este mundo, depende nosso direito à entrada para a eternidade com Jesus às Régias Mansões Celestiais. Da nossa não conformação com este mundo, depende nossa transformação como nova criatura, inclusive, com o direito de sermos considerados filhos de Deus e não meramente criaturas João 1:11-14.
 
DAS EXIGÊNCIAS
 
Na cruz, Jesus cumpriu com todos os deveres que pesavam contra nós, Colossenses 2:13-14: “E, quando vós estáveis mortos nos pecados e na incircuncisão da vossa carne, vos vivificou juntamente com ele, perdoando-vos todas as ofensas, havendo riscado a cédula que era contra nós nas suas ordenanças, a qual de alguma maneira nos era contrária, e a tirou do meio de nós, cravando-a na cruz.” Lamentações de Jeremias 3:22-23: As misericórdias do Senhor são a causa de não sermos consumidos, porque as suas misericórdias não têm fim; Novas são cada manhã; grande é a tua fidelidade. Assim são as misericórdias do Senhor a favor dos Seus filhos, todavia, em nada estas misericórdias podem antepor a justiça de Deus "Dura Lex, Sede Lex" - A seu tempo o escritor aos Hebreus 2:3-4 assim declarou: Portanto, convém-nos atentar com mais diligência para as coisas que já temos ouvido, para que em tempo algum nos desviemos delas. Porque, se a palavra falada pelos anjos permaneceu firme, e toda a transgressão e desobediência recebeu a justa retribuição, Como escaparemos nós, se não atentarmos para uma tão grande salvação, a qual, começando a ser anunciada pelo Senhor, foi-nos depois confirmada pelos que a ouviram; Testificando também Deus com eles, por sinais, e milagres, e várias maravilhas e dons do Espírito Santo, distribuídos por sua vontade?  Ele  pagou o preço, mas recomendou-nos a vivermos em santidade e exclusivamente para Ele. Isto é muito sério! Ele disse aos Seus discípulos em Mateus 16:24-28:  “Então, disse Jesus aos seus discípulos: Se alguém quiser vir após mim, renuncie-se a si mesmo, tome sobre si a sua cruz e siga-me;  porque aquele que quiser salvar a sua vida perdê-la-á, e quem perder a sua vida por amor de mim achá-la-á.  Pois que aproveita ao homem ganhar o mundo inteiro, se perder a sua alma? Ou que dará o homem em recompensa da sua alma?  Porque o Filho do Homem virá na glória de seu Pai, com os seus anjos; e, então, dará a cada um segundo as suas obras.  Em verdade vos digo que alguns há, dos que aqui estão, que não provarão a morte até que vejam vir o Filho do Homem no seu Reino.” É mister, observar que o Senhor Jesus foi enfático em Suas palavras. Nas Suas orientações, nada ficou, que alguém pudesse ter uma desculpa, dizendo que não entendeu.
 
PRESERVADOS PARA O SENHOR
 
Perder um bom negócio é ruim, perder um casamento com quem a gente pretendia, é ainda pior, perder nossa casa, é horrível, perder a saúde não dá nem para explicar. Agora, perder o direito à vida eterna com Cristo, significa ter perdido tudo; porque o trânsitado em julgado no tempo hábil já ocorreu durante dois mil anos e em todas as instâncias cabíveis ficando notório que a punibilidade inextinguível é  perdição eterna.  Não havendo renúncia, não há conversão e não havendo conversão é porque nada se fez novo e se a velha criatura continua, é porque ainda não morremos para o mundo: Gálatas 2:20:  estou crucificado com Cristo; e vivo, não mais eu, mas Cristo vive em mim; e a vida que agora vivo na carne vivo-a na fé do Filho de Deus, o qual me amou e se entregou a si mesmo por mim.

CONCLUSÃO
 
Nossa alma pode ser pedida a qualquer momento da nossa vida, e o que temos, ou, o que tivermos, para quem será? E dou-lhes a vida eterna, e nunca hão de perecer, e ninguém as arrebatará das minhas mãos. Meu Pai, que mas deu, é maior do que todos; e ninguém pode arrebatá-las das mãos de meu Pai. Eu e o Pai somos um. João 10:28-30.  E percorria as cidades e as aldeias, ensinando e caminhando para Jerusalém.  E disse-lhe um: Senhor, são poucos os que se salvam? E ele lhe respondeu:  Porfiai por entrar pela porta estreita, porque eu vos digo que muitos procurarão entrar e não poderão.  Quando o pai de família se levantar e cerrar a porta, e começardes a estar de fora e a bater à porta, dizendo: Senhor, Senhor, abre-nos; e, respondendo ele, vos disser: Não sei de onde vós sois,  então, começareis a dizer: Temos comido e bebido na tua presença, e tu tens ensinado nas nossas ruas.  E ele vos responderá: Digo-vos que não sei de onde vós sois; apartai-vos de mim, vós todos os que praticais a iniquidade. Ali, haverá choro e ranger de dentes, quando virdes Abraão, e Isaque, e Jacó, e todos os profetas no Reino de Deus e vós, lançados fora. E virão do Oriente, e do Ocidente, e do Norte, e do Sul e assentar-se-ão à mesa no Reino de Deus.  E eis que derradeiros há que serão os primeiros; e primeiros há que serão os derradeiros. Lucas 13:22-30. 
________


Pr. Jorge Albertacci
 Assembleia de Deus do Retiro
Volta Redonda - RJ
Voltar para o conteúdo