As Lâmpadas dos Crentes do Século XXI? - Estudos Bíblicos

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur ad elit.
Morbi tincidunt libero ac ante accumsan.
Estudos Bíblicos
Pr. Jorge Albertacci
Levantai os vossos olhos para as terras que já estão brancas para a colheita. (João 4:35)
Ir para o conteúdo

As Lâmpadas dos Crentes do Século XXI?

Evangelismo e Missões
__________



Como Estão as Lâmpadas dos Crentes do Século XXI?

Mateus 6:22-23

INTRODUÇÃO

Em todas as dispensações, satanás nunca deixou de lutar para envolver a Igreja com o sistema deteriorado deste mundo. E esta luta continua acirrada até agora. Com a finalidade de colocar a Igreja do Senhor na condição de quem não espera, de quem não tem nenhum compromisso com Deus.

É assim que satanás fêz, faz e fará enquanto a Igreja estiver no mundo. É notório nos dias atuais as pessoas estarem desapercebidas como que se Jesus nunca tivesse morrido na cruz. Celebram o Dia de Natal como que se fosse o dia do Seu nascimento sem a menor noção de que Ele realmente nasceu. Choram no dia da Sua morte, sem a certeza de que Ele tenha realmente morrido. Choram sem saber quando, onde e porque que Ele morreu.
 
Desconhecem a Deus Pai como Criador e provedor de todas as necessidades da humanidade; a Jesus Cristo, como Salvador, e ao Espírito Santo como o Consolador! É triste ver as pessoas caminhando a passos largos para o abismo. Dificilmente se vê um crente evangelizando! Na verdade, nem dando de graça o material evangelístico, não aparece interessado. Vivemos o etmpo dos crentes cansados, estressados e sem ânimo para a obrea de Deus. Quando muito despertado frequenta aos cultos no dimingo à noite, sem ter comparecido à Escola Dominical, e talvêz, uma vez por semana - isto é extremamente lamentável porque para o dever maior, pouquíssimos são os que lembram, e o Santo Ministério da Evangelização fica por fazer.

HORA DA LUZ BRILHAR
 
Normalmente, só os novos convertidos que fazem esta obra. Do outro lado, é muito normal até mesmo, apóstolos, missionários, pastores e obreiros em geral, com as lamparinas apagadas e sem o combustivo no recipiente, frequentarem as arquibancadas dos estádios, torcendo para seu time predileto. Entre xingamentos, e palavras esdruxulas de baixa calão. Até mesmo a leitura labial que se vê através da TV ou de vídeos são de palavras que desagradam a Deus: Não vos enganeis: as más conversações corrompem os bons costumes. 1 Coríntios 15:23.

Nem tudo é pecado, mas para os trabalhadores da seara do Senhor não sobra tempo para se assentar na roda dos escarnecedores. Como sal da terra, o crente não pode virar açúcar nunca, e nem fel. Como luz do mundo, se ele se apagar, as pessoas que necessitam tanto dele, vão ficar na escuridão. Não há tempo que perder.
 
O mundo jaz no maligno (1João 5:19), entenebrecido e coberto com as mais densas trevas. A luz o evangelho de Cristo somente resplandece dissipando essas trevas através de você, servo de Deus. É através de você que Ele alumia os que estão em trevas. Como disse o próprio Senhor em Mateus 6:22-23 NTLH) — Os olhos são como uma luz para o corpo: quando os olhos de vocês são bons, todo o seu corpo fica cheio de luz. Porém, se os seus olhos forem maus, o seu corpo ficará cheio de escuridão. Assim, se a luz que está em você virar escuridão, como será terrível essa escuridão! Assim resplandeça a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras e glorifiquem o vosso Pai, que está nos céus” (Mt 5:16)A relevância cristã é um imperativo para todos os chamados a exercer influência neste mundo corrompido.
 
O Sermão do Monte evidencia a importância que os discípulos de Cristo tinham em relação ao mundo. Eles estavam incumbidos de influenciar o mundo da época com suas ações e ensino. Por isso, o Mestre usou os exemplos do sal e da luz, que têm as funções de conservar, dar sabor e iluminar.

FIDELIDADE AO COMPROMISSO
 
Dentre outras coisas, a vida cristã objetiva o testemunho diante da sociedade, demonstrando o nível de compromisso que o crente possui em relação a Deus e, sobretudo, a promoção de sua glória através das nossas boas atitudes. Ter vida cristã relevante não é uma simples opção para os crentes; é um imperativo: “Assim, resplandeça a vossa luz”. Através do Sermão do Monte compreendemos que a genuína fé só pode ser demonstrada na prática dos ensinamentos e no amor de Cristo.
 
O fato de estarmos acostumados à luz, por outro lado, leva-nos muitas vezes a não compreendê-la como algo essencial à vida. Só quando desaparece damos conta da sua real importância. As plantas, por exemplo, sobrevivem porque metabolizam substâncias orgânicas através da energia oriunda da luz do sol. Na verdade, a Terra depende da energia solar para a sua sobrevivência. Isto significa que só a presença de Cristo — o sol da justiça — é capaz de pôr ordem no mundo e permitir que os crentes reflitam o brilho dessa luz para trazer vida aos que os cercam (Jo 8:12). 
 
CONCLUSÃO
 
O testemunho cristão é tão importante que, para ilustrá-lo, Jesus utilizou-se de elementos comuns aos seus ouvintes: o sal e a luz. Como todos sabem, o sal é utilizado para dar sabor e conservar os alimentos. Naquele tempo quando ele perdia essas funções, era jogado, em épocas de chuva, no chão para que as pessoas não escorregassem ao caminhar. Dessa forma era “pisado pelos homens”. Do mesmo modo, a luz não teria qualquer efeito se fosse posta em local inadequado (no alqueire por exemplo, uma vasilha para cereais). A luz deveria ficar no lugar apropriado, ou seja, no velador, (um suporte vertical para lâmpadas). Mostre para o mundo que o testemunho do cristão só será autêntico se, diante do mundo, cumprir cabalmente sua missão: conservar sua vida íntegra, pura e transparente.
__________


Jorge Albertacci
E-mail - prjorgealbertacci@yahoo.com.br
Atualmente Pastor Emérito da Catedral das 
Assembleias de Deus do Retiro
Presidida desde de 2008 pelo Pastor Pedro Gonçalves da Luz
Rua Engº Joaquim Cardozo, 448 - Retiro - 27281-360  
Volta Redonda - Rio de Janeiro
 
 
 
Voltar para o conteúdo