Subsídido Para os Obreiros do Senhor - Estudos Bíblicos

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur ad elit.
Morbi tincidunt libero ac ante accumsan.
Estudos Bíblicos
Pr. Jorge Albertacci
Levantai os vossos olhos para as terras que já estão brancas para a colheita. (João 4:35)
Ir para o conteúdo

Subsídido Para os Obreiros do Senhor

ESBOÇOS > Esboço IV
______________


PARA OS OBREIROS
 
Homem de Deus Para Tempos Especiais
 
Neemias 6:1-19
 
HOMEM DE AÇÃO: "Souberam que eu tinha edificado o muro" — (v 1) Evidentemente, Neemias sozinho não construiu o muro, mas, foi sua ação, sua liderança ativa e ousada, que motivou, estimulou, e desafiou o povo para a obra. Ainda hoje Deus precisa de homem assim — Hb 13:7 —Hb 13:17.
 

HOMEM DE VISÃO: "Estou fazendo uma grande obra" (v 3) Neemias tinha visão da obra a ser realizada. Ela deveria ocupar o seu tempo integral. Quando não damos o devido valor à obra de Deus, dedicamos pouco tempo e atenção a ela. Faltando-nos desprendimento e coragem para aplicar o nosso tempo priorizando a obra de Deus, podemos estar desqualificados para o ministério.
 
 
HOMEM QUE NÃO CEDE: "Mandaram dizer-me quatro vezes e do mesmo modo lhe respondi quatro vezes. Sambalate era insistente, mas Neemias era resistente, ele não cedia ante as propostas do mal — Sujeitai-vos, pois, a Deus, resisti ao diabo, e ele fugirá de vós – (Tiago 4:7).
 

HOMEM QUE NÃO FOGE: "Um homem como eu fugiria?" (v 11) Um homem de Deus para servi-lo em tempos especiais, tem de ser corajoso, ousado, homem que não corre diante das ameaças, mesmo que elas se concretizem. Por sua vez, Paulo, o apóstolo do Senhor, mesmo tendo sofrido as maiores e piores agruras, nunca cedeu, e finalmente declarou que havia combatido o bom combate, como lemos a seguir:  “Porque eu já estou sendo oferecido por aspersão de sacrifício, e o tempo da minha partida está próximo.  Combati o bom combate, acabei a carreira, guardei a fé.  Desde agora, a coroa da justiça me está guardada, a qual o Senhor, justo juiz, me dará naquele dia; e não somente a mim, mas também a todos os que amarem a sua vinda.” 2 Tm 4:6-8). Paulo não tinha nada por preciso em sua vida, a não ser dedicá-la integralmente ao evangelho de Cristo.

 
HOMEM QUE TEME A DEUS: "Quem que, sendo tal como eu, possa entrar no templo e viver?" — (v 11) — A lei não permitia a entrada nos lugares mais escondidos do templo, Neemias não era sacerdote, ele não entraria. O homem de Deus não vai contra a lei do Senhor, mesmo que seja para salvar a sua vida. O homem de Deus nunca excede ao que está sob sua competência. Veja a tentação: Diante da situação complicada, Neemias vai ao sacerdote, com o homem, cujo conselho  supostamente viria  de Deus. Ele foi na expectativa de encontrar palavras de encorajamento, que renovasse o seu ânimo, para concluir a obra! Neemias foi ao homem que teria competência para tal – mas, não, ele foi capcioso. Ele sugeriu que Neemias entrasse no Templo do Senhor, lá se escondesse e ainda fechassem as portas.  As palavras do sacerdote tinham apenas o propósito de atemorizar Neemias e fazê-lo infringir a lei do Senhor Deus.  E ainda mais, induzi-lo  a entrar no Templo do Senhor  indevidamente, porém, ele respondeu o seguinte: homem como eu fugiria? E quem há, como eu, que entre no templo para que viva? De maneira nenhuma entrarei.” (Neemias 6:11). Entendendo o motivo: Neemias 6:10 “Tendo eu ido à casa de Semaías, filho de Delaías, filho de Meetabel (que estava encerrado), disse ele: Vamos juntos à Casa de Deus, ao meio do templo, e fechemos as portas do templo; porque virão matar-te; aliás, de noite virão matar-te.”
 

HOMEM DE DISCERNIMENTO: "Percebi que não era Deus que enviara" (v 12) — Um homem de Deus para tempos especiais precisa de discernimento para ver o que não se descobre naturalmente. A falta de discernimento pode prejudicar muito o ministério do obreiro. Somente o Espírito Santo é capaz de doar-lhe este dom. Somente o Espírito Santo seria capaz de dotá-lo dos dons espirituais.
 

HOMEM HUMILDE: "Fizemos a obra com o auxilio de Deus" (v 16) - Zc 13:7. A humildade é capaz de tornar um obreiro analfabeto aprovado por Deus, e pelo povo também. Deus não faz acepção de pessoa. Ele pode conceder os mais ricos dons espirituais a um servo ou à uma serva humilde. A humidade faz o homem entender que em todas as coisas, ele é dependente de Deus, e quando assim ele reconhece, Deus o exalta, o capacita para um ministério muito excelente que não se alcança nas melhores faculdades do mundo.
 

HOMEM ENÉRGICO: “Fiquei muito aborrecido e joguei todos os móveis de Tobias fora da sala. Mandei purificar as salas, e coloquei de volta nelas os utensílios do Templo de Deus, com as ofertas de cereal e o incenso” (13:8-9). Neemias era um homem enérgico, corajoso, mas, não irascível, ele era manso. Neemias era um homem que chorava por amor ao povo, lamentava, intercedia, jejuava, orava. Amava o povo judeu e à Cidade Santa, Jerusalém (1:1-11). Mas, Neemias não tolerava o pecado e nem a falta de respeito com as coisas de Deus. 
______________


Jorge Albertacci

Atualmente Pastor Emérito da Catedral das 
Assembleias de Deus do Retiro
Presidida desde de 2008 pelo Pastor Pedro Gonçalves da Luz
Rua Engº Joaquim Cardozo, 448 - Retiro - 27281-360  
Volta Redonda - Rio de Janeiro
 
 
Voltar para o conteúdo