Subsídido Para os Obreiros do Senhor - Estudos Bíblicos

Buscar
Ir para o conteúdo

Menu principal:

Subsídido Para os Obreiros do Senhor

Esboço IV
______________


PARA OS OBREIROS
 
Homem de Deus Para Tempos Especiais
 
Neemias 6:1-19
 
HOMEM DE AÇÃO: "Souberam que eu tinha edificado o muro" — (v 1) Evidentemente, Neemias sozinho não construiu o muro, mas, foi sua ação, sua liderança ativa e ousada, que motivou, estimulou, e desafiou o povo para a obra. Ainda hoje Deus precisa de homem assim — Hb 13:7 —Hb 13:17.
 

HOMEM DE VISÃO: "Estou fazendo uma grande obra" (v 3) Neemias tinha visão da obra a ser realizada. Ela deveria ocupar o seu tempo integral. Quando não damos o devido valor à obra de Deus, dedicamos pouco tempo e atenção a ela. Faltando-nos desprendimento e coragem para aplicar o nosso tempo priorizando a obra de Deus, podemos estar desqualificados para o ministério.
 
 
HOMEM QUE NÃO CEDE: "Mandaram dizer-me quatro vezes e do mesmo modo lhe respondi quatro vezes. Sambalate era insistente, mas Neemias era resistente, ele não cedia ante as propostas do mal — Sujeitai-vos, pois, a Deus, resisti ao diabo, e ele fugirá de vós – (Tiago 4:7).
 

HOMEM QUE NÃO FOGE: "Um homem como eu fugiria?" (v 11) Um homem de Deus para servi-lo em tempos especiais, tem de ser corajoso, ousado, homem que não corre diante das ameaças, mesmo que elas se concretizem. Por sua vez, Paulo, o apóstolo do Senhor, mesmo tendo sofrido as maiores e piores agruras, nunca cedeu, e finalmente declarou que havia combatido o bom combate, como lemos a seguir:  “Porque eu já estou sendo oferecido por aspersão de sacrifício, e o tempo da minha partida está próximo.  Combati o bom combate, acabei a carreira, guardei a fé.  Desde agora, a coroa da justiça me está guardada, a qual o Senhor, justo juiz, me dará naquele dia; e não somente a mim, mas também a todos os que amarem a sua vinda.” 2 Tm 4:6-8). Paulo não tinha nada por preciso em sua vida, a não ser dedicá-la integralmente ao evangelho de Cristo.

 
HOMEM QUE TEME A DEUS: "Quem que, sendo tal como eu, possa entrar no templo e viver?" — (v 11) — A lei não permitia a entrada nos lugares mais escondidos do templo, Neemias não era sacerdote, ele não entraria. O homem de Deus não vai contra a lei do Senhor, mesmo que seja para salvar a sua vida. O homem de Deus nunca excede ao que está sob sua competência. Veja a tentação: Diante da situação complicada, Neemias vai ao sacerdote, com o homem, cujo conselho  supostamente viria  de Deus. Ele foi na expectativa de encontrar palavras de encorajamento, que renovasse o seu ânimo, para concluir a obra! Neemias foi ao homem que teria competência para tal – mas, não, ele foi capcioso. Ele sugeriu que Neemias entrasse no Templo do Senhor, lá se escondesse e ainda fechassem as portas.  As palavras do sacerdote tinham apenas o propósito de atemorizar Neemias e fazê-lo infringir a lei do Senhor Deus.  E ainda mais, induzi-lo  a entrar no Templo do Senhor  indevidamente, porém, ele respondeu o seguinte: homem como eu fugiria? E quem há, como eu, que entre no templo para que viva? De maneira nenhuma entrarei.” (Neemias 6:11). Entendendo o motivo: Neemias 6:10 “Tendo eu ido à casa de Semaías, filho de Delaías, filho de Meetabel (que estava encerrado), disse ele: Vamos juntos à Casa de Deus, ao meio do templo, e fechemos as portas do templo; porque virão matar-te; aliás, de noite virão matar-te.”
 

HOMEM DE DISCERNIMENTO: "Percebi que não era Deus que enviara" (v 12) — Um homem de Deus para tempos especiais precisa de discernimento para ver o que não se descobre naturalmente. A falta de discernimento pode prejudicar muito o ministério do obreiro. Somente o Espírito Santo é capaz de doar-lhe este dom. Somente o Espírito Santo seria capaz de dotá-lo dos dons espirituais.
 

HOMEM HUMILDE: "Fizemos a obra com o auxilio de Deus" (v 16) - Zc 13:7. A humildade é capaz de tornar um obreiro analfabeto aprovado por Deus, e pelo povo também. Deus não faz acepção de pessoa. Ele pode conceder os mais ricos dons espirituais a um servo ou à uma serva humilde. A humidade faz o homem entender que em todas as coisas, ele é dependente de Deus, e quando assim ele reconhece, Deus o exalta, o capacita para um ministério muito excelente que não se alcança nas melhores faculdades do mundo.
 

HOMEM ENÉRGICO: “Fiquei muito aborrecido e joguei todos os móveis de Tobias fora da sala. Mandei purificar as salas, e coloquei de volta nelas os utensílios do Templo de Deus, com as ofertas de cereal e o incenso” (13:8-9). Neemias era um homem enérgico, corajoso, mas, não irascível, ele era manso. Neemias era um homem que chorava por amor ao povo, lamentava, intercedia, jejuava, orava. Amava o povo judeu e à Cidade Santa, Jerusalém (1:1-11). Mas, Neemias não tolerava o pecado e nem a falta de respeito com as coisas de Deus. 
______________


Jorge Albertacci

Atualmente Pastor Emérito da Catedral das 
Assembleias de Deus do Retiro
Presidida desde de 2008 pelo Pastor Pedro Gonçalves da Luz
Rua Engº Joaquim Cardozo, 448 - Retiro - 27281-360  
Volta Redonda - Rio de Janeiro
 
 
 
Voltar para o conteúdo | Voltar para o Menu principal