Por onde andas tu? - Estudos Bíblicos

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur ad elit.
Morbi tincidunt libero ac ante accumsan.
Estudos Bíblicos
Pr. Jorge Albertacci
Levantai os vossos olhos para as terras que já estão brancas para a colheita. (João 4:35)
Ir para o conteúdo

Por onde andas tu?

TEOLOGIA DO OBREIRO > Estudos Bíblicos III
 EM QUE DIREÇÃO ANDAS TU?

(Gênesis 3:9)

E chamou o Senhor Deus a Adão e disse-lhe: Onde estás?

INTRODUÇÃO

Desde o nosso primeiro passo, nunca damos um em vão. Todos são direcionados a nos levar a um destino. 
Enquanto não entendemos as coisas, como crianças, Deus norteia um a um (Lucas 18:16). Tão logo entramos na fase adulta, temos a livre escolha para trilhar pelo caminho que nos parece melhor. (Mateus 7:13). Mesmo assim, Deus continua cuidando da gente, como criaturas que somos, entretanto, melhor seria, se todos nós entregássemos os nossos caminhos a Ele (Salmos 37:5).
 
QUANDO NOS TORNAMOS AUTÔNOMOS

Mas, como filhos rebeldes, como os adolescentes de hoje, dificilmente, ou seja, nem todos aceitam que o Deus do Céu o oriente o caminho pelo qual deve caminhar. Deste modo, muitos se enveredam por caminhos tortuosos, e acabam, seguindo em direção oposta a do Céu de Luz e como só existe dois caminhos, se trilharmos pelo caminho oposto ao Céu, indubitavelmente, estamos trilhando a passos largos para o inferno.

 CONVITE AO RETORNO
 
Tomemos hoje mesmo o caminho certo que nos leva ao Céu. Há um infeliz ditado que diz: “Todos os caminhos levam à venda” e isto é certo, todos os caminhos levam à venda, mas, um só nos leva ao Céu onde está Jesus Cristo (João 14:6). Notamos no versículo bíblico introdutório para este texto que Deus sempre procurou encontrar com Adão no Éden onde o pusera e sempre  ambos se encontravam ali. Até que um dia Adão faltou a esse encontro! Adão não compareceu à presença de Deus que lhe chamava! A causa? O pecado! Triste realidade, mas eles, Adão e Eva, desobedeceram, cedendo à tentação do diabo incorporado na serpente, e com vistas na parte física que Deus reservara para Ele naquele Jardim. Deus entregou tudo ao primeiro casal, ressalvando, entre todas, a Árvore da Vida. Todas as demais seriam de Adão, mas, àquela não, àquela seria de Deus o Criador. (Gênesis 2:17-17). Adão falhou tremendamente com Deus! Faltou-lhe o respeito para com o Pai, faltou-lhe caráter de homem íntegro! Adão cedeu ao pecado. Infelizmente hoje encontramos muitos homens e mulheres que não estão onde deveriam estar, tão somente por insubordinação.

QUANDO FALHAMOS
 
Quando estamos nos lugares onde não deveríamos estar, fazemos coisas que não deveríamos fazer. E este tem sido o motivo que tem causado muitos desencontros entre Deus e o homem.  Você já deve ter notado em algumas pessoas no seu trabalho por exemplo, elas não querem saber nada sobre Deus. Quando se toca no assunto elas fogem. Elas se sentem desorientadas, certamente por haverem faltado com suas responsabilidades perante o Senhor. Etas pessoas faltaram com o compromisso com Deus. Falharam com quem jamais poderiam ter falhado. Deixaram de vigiar - descuidaram com a responsabilidade.
 
A PERSISTÊNCIA DE DEUS
 
Contudo, Deus continua na Sua mesma posição conforme nos revela a Palavra no Salmo 101:6-8: Os meus olhos procurarão os fiéis da terra, para que estejam comigo; o que anda num caminho reto, esse me servirá.  O que usa de engano não ficará dentro da minha casa; o que profere mentiras não estará firme perante os meus olhos.  Pela manhã destruirei todos os ímpios da terra, para desarraigar da cidade do Senhor todos os que praticam a iniquidade.
 
A CONTROVÉRSIA
 
Ainda hoje, Deus procura servos e servas abnegadas  para a obra, Deus não está selecionando doutores, teólogos, poliglotas, ou pessoas importantes, Deus procura homens e mulheres dedicados à evangelização, mas, lá onde os pecadores estão.  Deus procura homens e mulheres que se dedicam às visitas aos enfermos, em casa ou nos hospitais, aos presos e necessitados. Com que facilidade se encontra cantores, pregadores para ocuparem um lugarzinho no púlpito! Atores para peças teatrais e brincadeiras. Mas, como é difícil Deus encontrar pessoas disposta à oraração, à consagração, ao jejum e à dedicação sem restrições!

CONCLUSÃO

Por onde andas tu? Deus procura homens e mulheres para o trabalho: E busquei dentre eles um homem que estivesse tapando o muro e estivesse na brecha perante mim por esta terra, para que eu não a destruísse; mas a ninguém achei! (Ez 22:30). E Jesus prossegue: Então, disse aos seus discípulos: A seara é realmente grande, mas poucos são os ceifeiros. Rogai, pois, ao Senhor da seara para que mande ceifeiros para a sua seara (Mt 9:37-38). Por onde andas tu que reclama o tempo todo: quero trabalhar, mas, que nunca se alinhe à posição de quem está realmente apto a encontrar com Deus no Jardim. O que está havendo com esta geração desatenta? Uma obra tão extensa, mas, que, pouquíssimos são os que se adeuqam a ela de forma efetiva. O campo é vasto, é mui grande, mas, que está realmente disposto? Missionários, presbíteros, pastores, diáconos e evangelistas lotam as tribunas dos grandes templos, olhando somente para o já tarefado preseidente, e não encontram a ponta da corda por onde pegar. Daí, o clamor do Senhor: Grande é a seara, mas, poucos são os obreiros!

Pr. Jorge Albertacci - Alcenir Albertacci
VR/RJ, 26 de Novembro de 2014
Assembleia de Deus do Retiro
Volta Redonda - RJ
 
Voltar para o conteúdo