A túnica sem costura, indivisível - Estudos Bíblicos

Buscar
Ir para o conteúdo

Menu principal:

A túnica sem costura, indivisível

Estudos Bíblicos
Textos

João 19:17-24 – Salmo 22:18

A túnica de Jesus - os carrascos que o crucificou não ousaram dividi-la, porque ela era inteiriça, ela era inconsútil. Mas hoje, muitos cristãos tentam dividir não mais a túnica, mas o Seu Corpo, a Igreja, fracionando-a, com raciocínios radicais, falta de conversão e falta de compromisso com  Deus. Pessoas não libertas do pecado, mas que de certa forma tiveram acesso a ministério. Pessoas insubordinadas e improdutivas. Tentam fazer com a Igreja o que acontece com um copo de vidro quando cai sobre o piso de cimento, tentam esmiuçá-la em facções inconsequentes. Daí é que surge a pergunta de Paulo: Está Cristo dividido?  (1Co 1:10- 13).

Não sois porventura carnais, e não andais segundo os homens? (1Co 3:1-3). Andar segundo os homens é divisão para o Senhor.
O verbo usado é merizo = dividir em partes, e está na forma intensiva memerizo = dividir, repartir e considerar uma parte como se fosse o todo, a unidade. Cada parte se considerando certa, está Cristo dividido?
 
Quanto a túnica inconsútil, queremos dizer que Jesus deixou para Sua Igreja uma doutrina nova, sem retalhos do judaísmo, sem emendas de filosofia grega, sem enxertos do politeísmo romano, sem resquícios do farisaísmo hipócrita, sem os filactérios fracos dos fariseus. Sem remendos de panos diferentes, panos velhos, trazidos de doutrinas heréticas.

A túnica inconsútil, nos sugere:
 
A UNIDADE DO PAI
 
UM SÓ DEUS  (Dt 6:4).

A UNIDADE DO FILHO:
 
Todos os salvos foram comprados pelo mesmo preço, o sangue de Jesus. Não havendo com isto, lugar para diferenças - Porque haverá um só rebanho e um só Pastor (Jo 10:16). Ele conhece Suas ovelhas  (Jo 10:14).

A UNIDADE DO ESPÍRITO:
 
Os dons espirituais são múltiplos e diferentes, mas somados, juntos, promovem a edificação do Corpo de Cristo, Um.
 
A UNIDADE DO AMOR:
 
UM NOVO MANDAMENTO VOS DOU: 

Que vos ameis uns aos outros; como eu vos amei a vós, que também vós uns aos outros vos ameis - João 13:34. 
 
A grandeza da tarefa de cada membro em particular no Corpo do Senhor, neste caso, representa a mais sublime responsabilidade, pois com a participação de cada UM é que a Igreja é formada.

Há muitos crentes – membros deste Corpo que já foram remendados, já foram ligados a elos diferentes, já sofreram reformas.

A Túnica inconsútil representa algo que é inteiro, completo, indivisível, ou o indivíduo fica com tudo, ou com nada. Daí a ideia de lançarem sorte sobre ela. Queriam de qualquer forma ficarem com ela.
 
Pastor Jorge Albertacci - Jubilado da Assembleia de Deus do Retiro -  Volta Redonda - Rio de Janeiro - CONFRADERJ 1.135 - CGADB 10.092.  
 
 
 
Voltar para o conteúdo | Voltar para o Menu principal