Não temas ó pequeno rebanho - Estudos Bíblicos

Buscar
Ir para o conteúdo

Menu principal:

Não temas ó pequeno rebanho

Rebanho
AS OVELHAS DO SENHOR
"Não temas, ó pequeno rebanho, porque a vosso Pai. agradou dar-vos o Reino"
- (Lucas 12:32).
 
INTRODUÇÃO
 
O versículo supracitado é uma palavra de encorajamento que o divino Mestre dirige ao pequeno rebanho: Não tenhas medo! Estas palavras demonstram a ternura de um bondoso Pai aos seus filhos, assegurando-lhes que pertencem a um reino diferente dos reinos deste mundo. Onde não se deve acumular tesouros, mas, visando unicamente ao reino que está no porvir. Bem como os galardões pelos trabalhos prestados à obra sua obra neste mundo.
 
1. - A CHAMADA
Não me escolhestes vós a mim, mas eu vos escolhi a vós, e vos nomeei, para que vades e deis fruto, e o vosso fruto permaneça, a fim de que tudo quanto em meu nome pedirdes ao Pai ele vos conceda.
- (João 15:16).
 
Se vós fôsseis do mundo, o mundo amaria o que era seu, mas, porque não sois do mundo, antes eu vos escolhi do mundo, por isso é que o mundo vos aborrece. Eu sou o bom Pastor; o bom Pastor dá a sua vida pelas ovelhas.
- (João 10:11;  João 15:19).
 
2. -  O PREÇO
Porque fostes comprados por bom preço; glorificai, pois, a Deus no vosso corpo e no vosso espírito, os quais pertencem a Deus.  Fostes comprados por bom preço; não vos façais servos dos homens.
- (1 Coríntios 6:20; 1 Coríntios 7:23).
 
3. - SANGUE DE JESUS
Mas com o precioso sangue de Cristo, como de um cordeiro imaculado e incontaminado, sabendo que não foi com coisas corruptíveis, como prata ou ouro, que fostes resgatados da vossa vã maneira de viver que, por tradição, recebestes dos vossos pais.
- (1 Pedro 1:18-19).
 
4. - O REINO
E, interrogado pelos fariseus sobre quando havia de vir o Reino de Deus, respondeu-lhes e disse: O Reino de Deus não vem com aparência exterior. Nem dirão: Ei-lo aqui! Ou: Ei-lo ali! Porque eis que o Reino de Deus está entre vós.  E disse aos discípulos: Dias virão em que desejareis ver um dos dias do Filho do Homem e não o vereis. E dir-vos-ão: Ei-lo aqui! Ou: Ei-lo ali! Não vades, nem os sigais, porque, como o relâmpago ilumina desde uma extremidade inferior do céu até à outra extremidade, assim será também o Filho do Homem no seu dia – (Lucas 17:20-24).
 
5. - O CAMINHO NOVO
Tendo, pois, irmãos, ousadia para entrar no Santuário, pelo sangue de Jesus, pelo novo e vivo caminho que ele nos consagrou, pelo véu, isto é, pela sua carne,  e tendo um grande sacerdote sobre a casa de Deus, cheguemo-nos com verdadeiro coração, em inteira certeza de fé; tendo o coração purificado da má consciência e o corpo lavado com água limpa, retenhamos firmes a confissão da nossa esperança, porque fiel é o que prometeu. E consideremo-nos uns aos outros, para nos estimularmos à caridade e às boas obras, não deixando a nossa congregação, como é costume de alguns; antes, admoestando-nos uns aos outros; e tanto mais quanto vedes que se vai aproximando aquele Dia. Porque, se pecarmos voluntariamente, depois de termos recebido o conhecimento da verdade, já não resta mais sacrifício pelos pecados. (Hebreus 10:19-26).
 
6. - OS PRE-RERQUISITOS
Vós sereis meus amigos, se fizerdes o que eu vos mando.
- (João 15:14).
 
Jesus dizia, pois, aos judeus que criam nele: Se vós permanecerdes na minha palavra, verdadeiramente, sereis meus discípulos.
- (João 8:31).
 
Nisto todos conhecerão que sois meus discípulos, se vos amardes uns aos outros.
- (João 13:35).
 
Nisto é glorificado meu Pai: que deis muito fruto; e assim sereis meus discípulos.
- (João 15:8).
 
7. - A REJEIÇÃO
Porque a rebelião é como o pecado de feitiçaria, e o porfiar é como iniquidade e idolatria. Porquanto tu rejeitaste a palavra do SENHOR, ele também te rejeitou a ti, para que não sejas rei.
- (1 Samuel 15:23).
 
E quem não toma a sua cruz e não segue após mim não é digno de mim.
- (Mateus  10:38).
 
Toda a sua malícia se acha em Gilgal, porque ali os aborreci; por causa da maldade das suas obras, os lançarei fora de minha casa; não os amarei mais; todos os seus príncipes são rebeldes.
- (Oséias 9:15).
 
CONCLUSÃO
 
Nosso principal objetivo no presente esboço é o de encorajar aos servos de Deus a trabalharem com denodo neste mundo, sabendo que uma só alma tem um valor inestimável. Na Bíblia está escrito que quando um pecador se arrepende e volta para Jesus Cristo, há grande festa no céu. E que por um só pecador que tenha se perdido e se desgarrado, Deus fará de tudo para trazê-lo de volta ao aprisco. Em Lucas 15:3-7 encontramos explicação para este assunto. 

Para Deus não existe rebanho pequeno ou grande. Seu rebanho é sua Igreja, Seu Corpo. Estes são os súditos do Seu Reino – são os crentes que que o honram em espírito e em verdade. Jesus mesmo disse: Porque onde estiverem dois ou três reunidos em meu nome, aí estou eu no meio deles. (Mateus 18:20). Outra vez ele disse: Também vos digo que, se dois de vós concordarem na terra acerca de qualquer coisa que pedirem, isso lhes será feito por meu Pai, que está nos céus. (Mateus 18:19).

Porque o SENHOR não vê como vê o homem, pois o homem vê o que está diante dos olhos, porém o SENHOR olha para o coração” (1 Samuel 16.7).
 
"Porque vede, irmãos, a vossa vocação, que não são muitos os sábios segundo a carne, nem muitos os poderosos, nem muitos os nobres que são chamados.  Mas Deus escolheu as coisas loucas deste mundo para confundir as sábias; e Deus escolheu as coisas fracas deste mundo para confundir as fortes.  E Deus escolheu as coisas vis deste mundo, e as desprezíveis, e as que não são para aniquilar as que são;  para que nenhuma carne se glorie perante ele" - (1 Coríntios 1:26-29).


Jorge Albertacci
Pastor Emérito da Assembleia de Deus do Retiro
Volta Redonda – Rio de Janeiro.
E-mail: prjorgealbertacci@yahoo.com.br
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Voltar para o conteúdo | Voltar para o Menu principal