A Manifestação de Deus a Moisés no Meio da Sarça Ardente no Sinai - Estudos Bíblicos

Buscar
Ir para o conteúdo

Menu principal:

A Manifestação de Deus a Moisés no Meio da Sarça Ardente no Sinai

Esboços
________________

Êxodo 3:1-14

INTRODUÇÃO

Deus procura homens e mulheres de corações vazio nos quais Ele encontra lugar para encher do Seu Espírito Santo. Ele precisa de homens  e mulheres abnegados, mas, interessado em ver e sentir a Sua glória em suas vidas. Deus precisa de homens e mulheres sensíveis à manifestação do Seu poder, sensíveis à voz do Espírito, sensíveis às necessidades dos seus semelhantes, mas, não somente a necessidade das coisas materiais, mas, das espirituais também, Deus precisa de homens e mulheres intrépidos, esfoçado e de boa vontade para lançá-los na obra. Ele chama, Ele capacita, Ele chama, Ele provê todos os recursos necessáros. Quando enviou Seus primeiros discípulos ao trabalho lhes assegurou:  E, chegando-se Jesus, falou-lhes, dizendo: É-me dado todo o poder no céu e na terra.  Portanto ide, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo;  Ensinando-os a guardar todas as coisas que eu vos tenho mandado; e eis que eu estou convosco todos os dias, até a consumação dos séculos. Amém! Mateus 28:18-20.

ESBOÇO

1. O FOGO NA SARÇA:
 
Havia tantas árvores imponentes, com ramagens lindas, frondosas nas quais Deus podia se manifestar.

2. DEUS USOU UMA ARBÓREA SEM VALOR: 
 
O Dicionário Davis diz uma moita de espinhos, com aparência de uma árvore seca.

3. DEUS QUER APODERAR-SE DO HOMEM COM SUAS FRAQUESAS:
 
Para nele manifestar o Seu poder (2Co 12:9) o que Moisés viu não foi simplesmente a sarça que ardia, mas o poder de Deus se manifestar ali.

4. A ATITUDE DE MOISÉS: -
 
A princípio por curiosidade, ele resolveu virar-se para a sarça (Êx 3:3) - até aí uma atitude normal do ser humano.

5. MAS DEUS QUERIA MOSTRAR MUITO MAIS PARA MOISÉS: 
 
Deus queria mostrar a Sua glória, o Seu poder, Ele queria falar com Moisés.

6. MUITOS CRENTES SÃO ATRAIDOS: 
 
Pela glória do mundo, pela grandeza, pela aparência exterior, pela beleza efêmera.

7. DEUS FALOU A MOISES: 
 
Quando ele se interessou pela visão, Moisés, Moisés não te chegues (Êx 3:4-5). Deus quer usar o homem, mas, é necessário que este humildemente se manifeste - se mostra interessado e não apático.

8. DEUS SE IDENTIFICA: 
 
Do meio do fogo na sarça, EU SOU o Deus de seu pai (Êx.3:6) Anrão e Joquebede (Joquebede no hebraico = Jeová é glória. (Êxodo 6:20; Números 26:59). À uma pessoa interessada, Deus se identifica com ela. Essa identificação de Deus é uma demonstração de confiança a uma pessoa interessada, obediente e que faz jus a essa atitude da parte de Deus.

9. TEMENDO MOISÉS, ENCOBRIU O ROSTO: 
 
Essa atitude contrasta com o comportamento de muitos hoje nas Igrejas, que ao supor que tenha recebido algo de Deus, se torna prepotente, mais santo que os outros, com mais direito que os outros, fazendo das Igrejas, clubes - cinemas – teatros, ou lugar de festas profanas, isto é falta de respeito, é viver enganado e enganando, porque os olhos do Senhor procuram os fiéis da terra; Deus não trata com soberbos. Deus somente trata com servos abnegados e que primam pela santida sua e dos outros irmãos também. 

10. TENHO VISTO:
 
O Senhor via o clamor do Seu povo. Deus é diferente dos ídolos Sl 115:15.

11. TENHO OUVIDO: 
 
Deus ouve, é diferente Sl 115.

12. CONHECI AS SUAS DORES: 
 
Deus conhece – Sl 1:6.

13. DESCÍ PARA LIVRÁ-LOS: 
 
Sentido figurado.

14. PARA FAZÊ-LO SUBIR: 
 
O Egito é visto como embaixo, a terra prometida em cima, o inferno é embaixo, o Céu é em cima. Você deve olhar para cima!

CONCLUSÃO

Os estudos bíblicos só promovem edificação quando os mesmos são elaborados sob a inspiração do Espírito Santo de Deus, e quando da mesma forma são aplicados.
________________

Pastor Jorge Albertacci
Assembleia de Deus do Retiro 
Volta Redonda - RIO DE JANEIRO
 
Voltar para o conteúdo | Voltar para o Menu principal