Reunido Conversnado com os Obreiros do Senhor - Estudos Bíblicos

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur ad elit.
Morbi tincidunt libero ac ante accumsan.

Estudos Bíblicos

Pr Jorge Albertacci

Levantai os vossos olhos para as terras que já estão brancas para a colheita. (João 4:35)

Ir para o conteúdo

Reunido Conversnado com os Obreiros do Senhor

Teologia do Obreiro III
DÉCADA DE 1990
REUNIDO, CONVERSANDO COM OS OBREIROS DO SENHOR

Leitura Introdutória
Romanos 12:1-8

“Rogo-vos, pois, irmãos, pela compaixão de Deus, que apresenteis o vosso corpo em sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso culto racional.  E não vos conformeis com este mundo, mas transformai-vos pela renovação do vosso entendimento, para que experimenteis qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus. Porque, pela graça que me é dada, digo a cada um dentre vós que não saiba mais do que convém saber, mas que saiba com temperança, conforme a medida da fé que Deus repartiu a cada um.  Porque assim como em um corpo temos muitos membros, e nem todos os membros têm a mesma operação,  assim nós, que somos muitos, somos um só corpo em Cristo, mas individualmente somos membros uns dos outros.  De modo que, tendo diferentes dons, segundo a graça que nos é dada: se é profecia, seja ela segundo a medida da fé;  se é ministério, seja em ministrar; se é ensinar, haja dedicação ao ensino; ou o que exorta, use esse dom em exortar; o que reparte, faça-o com liberalidade; o que preside, com cuidado; o que exercita misericórdia, com alegria”.

OS DIÁCONOS, AS DIACONISAS E AUXILIARES

Estes obreiros e obreiras são os que dirigem o culto com o pastor. Para tanto estes devem estar sempre atentos, de olhos abertos durante a reunião. Cada um (a) deve saber da sua posição e estar a postos antes do início do evento a ser realizado. O pastor não consegue fazer nada sozinho. “E também estes sejam primeiro provados, depois sirvam, se forem irrepreensíveis”. 1 Timóteo 3:10.

A IMPORTÂNCIA DO TRABALHO DO PORTEIRO

O ministrante está no púlpito, mas todos os que entram na Igreja, são os homens da porta que passam a boa imagem do que está acontecendo no interior do santuário. Ministrante no púlpito – Igreja no meio – porteiro na entrada das ovelhas.

NO CULTO DIVINO DEVE HAVER PROFECIA

Desde que esta seja destinada aos fins recomendados na Palavra de Deus: 1Co 14:3, 37-40: “Mas o que profetiza fala aos homens para edificação, exortação e consolação”.

• CONSOLAR = Confortar: Is 40:1 “Consolai, consolai o meu povo, diz o vosso Deus". 2Co 1:4 “que nos consola em toda a nossa tribulação, para que também possamos consolar os que estiverem em alguma tribulação, com a consolação com que nós mesmos somos consolados de Deus". “Portanto, consolai-vos uns aos outros com estas palavras”. 1 Tessalonicenses 4:18.

• EDIFICAR = Elevar social e espiritualmente -1Co 10:23 "Todas as coisas me são lícitas, mas nem todas as coisas convêm; todas as coisas me são lícitas, mas nem todas as coisas edificam". 1 Ts 5:11 "Pelo que exortai-vos uns aos outros e edificai-vos uns aos outros, como também o fazeis".

• EXORTAR = Aconselhar; animar; encorajar. O verbo "exortar", que corresponde a parakaleo (no grego), não tem o sentido de "repreender", Rm 12:8 "ou o que exorta, use esse dom em exortar; o que reparte, faça-o com liberalidade; o que preside, com cuidado; o que exercita misericórdia, com alegria".Tt 2:15 "Fala disto, e exorta, e repreende com toda a autoridade. Ninguém te despreze".

É NECESSÁRIO QUE O CULTO TENHA PRINCÍPIO, MEIO E FIM

Início nunca depois da hora pré-estabelecida - ninguém no lado de fora do templo – conversando – andando – namorando – ou quem sabe, brigando? – as crianças assistidas (assistidas?) primeiro pelos pais – e depois pelos diáconos, diaconisas e auxiliares participam juntamente.

COMPREENDENDO AS CRIANÇAS

No culto divino, criança é criança e adulto é adulto. Querer que as crianças procedam como adulto no momento do culto é forçar a própria natureza, é falta de compreensão, é ignorância.

DO CULTO DIVINO TODOS PARTICIPAM

O culto que prestamos a Deus nunca deve priorizar a nenhum grupo da Igreja, tais como: crianças, jovens, adultos e nem aos da terceira idade. Sei que há uma confusão quase que generalizada sobre esta prática que pode entristecer o Espírito Santo, mas, poucos são os que atentam para que o culto seja dirigido para Deus. Somente a Ele.

O CULTO DIVINO NÃO TEM UM PERÍODO DE AVISOS NO FINAL

Um momento de avisos no meio ou no final do culto só serve para acabar com o efeito de tudo que foi pregado, cantado, testemunhado e ensinado. Não há nada que enfada o auditório mais do que avisos do púlpito a qualquer momento. É triste quando isso acontece.

AS AGENDAS DA IGREJA

Os avisos das reuniões da Igreja devem constar do Boletim Semanal e postado no lugar de costume – quadro de avisos, onde todos podem ver.

APRESENTAÇÃO DE CRIANÇAS E OUTRAS ATINENTES

A apresentação de crianças ao Senhor deve ser feita antes das 20 horas, com todos os familiares à frente da tribuna. É bom dispensar atenção especial à família no momento da apresentação.

CULTOS ONLINE

O culto transmitido pela Internet deve ser praticado por um profissional com uma câmera fixa e nunca com um celular na mão de alguém, para que fique decente.

VISITANTES QUE COMPARECEM PARA PARTICIPAR

Os visitantes devem ser recebidos por pessoas pré-indicadas pelo pastor e que façam parte da equipe estabelecida para este fim. Esta recepção nunca deve ser feita de forma aleatória. 

FINAL DA REUNIÃO

Com apelos específicos - para os não crentes – para os desviados - para reconciliação - e oração para cura e libertação de enfermos e problemáticos. Mas se esse apelo não for de uma forma bem especifica, para nada vai adiantar. O apelo deve ser específico, sucinto e inteligível.

BÊNÇÃO APOSTÓLICA

A bênção apostólica deve ser impetrada pelo pastor da Igreja e nunca por outra pessoa, a não ser que esta esteja dirigindo o culto. O encerramento do culto nunca deve ultrapassar as 21 horas e trinta minutos.
 
Jorge Albertacci
Emérito da Assembçeia de Deus do Retiro
Volta Redonda - RJ
 
Voltar para o conteúdo