Mordomia Cristã - Culto de Doutrina do Dia 06/07/1993 - Estudos Bíblicos

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur ad elit.
Morbi tincidunt libero ac ante accumsan.
Estudos Bíblicos
Pr. Jorge Albertacci
Levantai os vossos olhos para as terras que já estão brancas para a colheita. (João 4:35)
Ir para o conteúdo

Mordomia Cristã - Culto de Doutrina do Dia 06/07/1993

Esboço IV
___________

Mordomia Cristã
Assunto Para o Culto de Doutrina do Dia 06/07/1993
Pr. Jorge Albertacci
 
Mordomia é a função do mordomo, aquele que é responsável pelos bens de outrem com o compromisso de no final, prestar-lhe contas. A Mordomia Cristã ensina ao crente uma perspectiva global e administrativa da vida em todas as suas esferas. Partindo do princípio de que todas as coisas na Terra pertencem a Deus, logo, quando atendemos ao chamado para o ministério com a incumbência de evangelizar o mundo. Somos mordomos Seus. Ele nos encheu do Seu Espírito Santo e lançou-nos nos trabalho na esperença de produzirmos frutos dignos de arrependimento – (Salmos 24:1; Salmos 66:1-9; Atos 1:8).
 
ESBOÇO
 
O que é mordomia cristã?  
 
Mordomia cristã e o ato do crente administrar o que Deus lhe confiou a fazer.
 
A mordomia do corpo -1 Co 6:19 -1 Co 6:15.
O corpo humano foi criado para ser o invólucro da alma e do espírito e para satisfazer as necessidades da comunicação com o mundo exterior.
 
A mordomia da alma - Gn 2:7; Dt 6:5.
A alma é aquele princípio inteligente que anima o corpo e usa os sentidos físicos como agentes na exploração do mundo material.
 
A mordomia do espírito - Rm 8:16; 1 Co 2:14-15.
A mordomia do espírito humano implica no cuidado que devemos ter em mantê-lo acessível à presença do Espírito de Deus.
 
A mordomia do dinheiro -1 Tm 6:10-11; 12:4-15.
O dinheiro foi feito para o homem e não o homem para o dinheiro. Quando o administramos com sabedoria, honramos a Deus nosso provedor de todas as coisas. Quando administramos mal, não estamos aptos para administrar valores.
 
A mordomia do dízimo - Ml 3:7-10; 1Co 16:1-2; At 4:32-35; At 5:12-16.
A prática do dízimo faz parte da adoração a Deus, como reconhecimento de que Ele é a fonte de tudo quanto ganhamos e possuímos. Somente os irmãos que cooperam com os dízimos e com as ofertas alçadas que promovem o Reino de Deus neste mundo. Não podemos em detrimento da Igreja de Cristo, da obra missionária e da evangelização, deixar de contribuir com a proclamação do Evangelho, por alguém que pede escancaradamente, roubam, compram bens materiais. Sempre houve, há e haverá mercenários, roubadores, charlatões para explorar as pessoas incautas. A não ser que o indivíduo não tenha compromisso nenhum com a evangelização e se conforma com a exiguidade no que faz, se é que faz alguma coisa para o Reino. 
 
Mordomia do Tempo – dos Talentos do Cônjuge  - dos Filhos - das Filhas - (Salmos 127 e 128) - da Família - da Casa - do Carro - do Emprego - da Igreja  da Vida - dos Vizinhos - dos Colegas de Escola - dos Colegas de Trabalho.
 
Eu particularmente sempre ensinei sobre a mordomia do tempo também. Se o dia tem 24 horas, o dízimo deste tempo é de 02h24min (duas horas e vinte e quatro minutos).
 
Honra ao Senhor com a tua fazenda, e com as primícias de toda a tua renda; e se encherão os teus celeiros abundantemente, e transbordarão de mosto os teus lagares – Provérbios 3:9-10.
 
CONCLUSÃO

A sabedoria divina designou, no plano da salvação, a lei de ação e reação, tornando a obra da beneficência, em todas as suas modalidades, duplamente abençoada. Aquele que dá aos pobres, abençoa outros, e é abençoado, em escala maior ainda. Para que o homem não perdesse os benditos resultados da caridade, nosso Redentor formou o plano de alistá-lo como coobreiro Seu. Deus poderia ter atingido o Seu objetivo de salvar pecadores, sem o auxílio do homem; mas sabia que o homem não poderia ser feliz sem desempenhar uma parte na grande obra. A glória do evangelho é ter ele base no princípio de restaurar na raça caída a imagem divina, por uma constante manifestação de beneficência. Esta obra começou nas cortes celestiais. Ellen G. White.
___________
 

Em Cristo Jesus,
Jorge Albertacci
Jubilado da Assembleia de Deus
Retiro - Volta Redonda - RJ
Voltar para o conteúdo