Interpretando a Mensagem do Céu Para um Mundo Tenebroso - Estudos Bíblicos

Buscar
Ir para o conteúdo

Menu principal:

Interpretando a Mensagem do Céu Para um Mundo Tenebroso

Evangelismo e Missões II
_____________


APRENDENDO INTERPRETAR A MENSAGEM

Mateus 4:19-21 – Marcos 1:14-20 – Lucas 5:9-11, 24:45-49

INTRODUÇÃO

Lendo as Escrituras Sagradas, nos textos a seguir entendemos que o Senhor Jesus exerceu cabalmente o Ministério para o qual fora enviado a este mundo. Tendo em seguida voltado para o Seu lugar no Céu, e conforme havia prometido aos Seus discípulos lhes enviou da parte do Pai,  Outro Consolador, o Espírito Santo, que ficaria com eles para sempre (João 14:16). Disse-lhes mais o Senhor: "Mas o Consolador, o Espírito Santo, a quem o Pai enviará em meu nome, esse vos ensinará todas as coisas e vos recordará de todas as coisas que vos tenho dito." (João 14:26). O Outro Consolador, a Terceira Pessoa da Trindade, seria concedido a eles por Sua “ausência”, para que o Ministério prosseguisse sem nenhuma interrupção. Prosseguindo informando-lhes a função do Consolador entre eles.

ORIENTAÇÕES
 
“E disse-lhes: São estas as palavras que vos disse estando ainda convosco: Que convinha que se cumprisse tudo o que de mim estava escrito na lei de Moisés, e nos profetas e nos Salmos. Então abriu-lhes o entendimento para compreenderem as Escrituras. E disse-lhes: Assim está escrito, e assim convinha que o Cristo padecesse, e ao terceiro dia ressuscitasse dentre os mortos, E em Seu nome se pregasse o arrependimento e a remissão dos pecados, em todas as nações, começando por Jerusalém. E destas coisas sois vós testemunhas. E eis que sobre vós envio a promessa de meu Pai; ficai, porém, na cidade de Jerusalém, até que do alto sejais revestidos de poder.” Lucas 24:44-49. O Mestre foi claro em dizer aos Seus discípulos que para desenvolver, dando sequência ao Santo Ministério, eles precisariam continuar aprendendo, eles tinham que ter informações diretas vindas do Céu. Entendemos nos ditos de Jesus, que ninguém nasce, material ou espiritualmente, sabendo de todas as coisas atinentes ao trabalho. 

Tanto, que a princípio, Ele recomendou a todos eles que não se ausentassem da cidade de Jerusalém. O plano de Deus foi para que naquele Dia de Pentecostes todos os discípulos fossem capacitados, não de conhecimento humano, mas, de algo sobrenatural, que viesse do Céu. Eles teriam que ter conhecimento e convicção do que estavam fazendo. Eles teriam que revelar ao mundo, interpretar para eles, a mensagem do Céu, que por seus delitos e pecados satanás os tinha feito esquecer, conforme nos informa o apóstolo Paulo na sua segunda carta aos Coríntios 4:3-5: “Mas, se ainda o nosso evangelho está encoberto, para os que se perdem está encoberto. Nos quais o deus deste século cegou os entendimentos dos incrédulos, para que lhes não resplandeça a luz do evangelho da glória de Cristo, que é a imagem de Deus. Porque não nos pregamos a nós mesmos, mas a Cristo Jesus, o Senhor; e nós mesmos somos vossos servos por amor de Jesus.”  E disse-lhes: Vinde após mim, e eu vos farei pescadores de homens. Então, eles, deixando logo as redes, seguiram-no.  E, adiantando-se dali, viu outros dois irmãos: Tiago, filho de Zebedeu, e João, seu irmão, num barco com Zebedeu, seu pai, consertando as redes; e chamou-os. Lucas 5:9-11).

CAPACITAÇÃO

“Eis que envio sobre vós a promessa de meu Pai, ficai porém na cidade de Jerusalém, até que do alto sejais revestidos.” (Lc 24:49). “Mas recebereis a virtude do Espírito Santo, que há de vir sobre vós e ser-me-eis testemunhas tanto em Jerusalém, como em toda a Judéia, Samaria e até os confins da terra” (Atos 1.8). 

E depois disto designou o Senhor ainda outros setenta, e mandou-os adiante da sua face, de dois em dois, a todas as cidades e lugares aonde ele havia de ir. E dizia-lhes: Grande é, em verdade, a seara, mas os obreiros são poucos; rogai, pois, ao Senhor da seara que envie obreiros para a sua seara. Ide; eis que vos mando como cordeiros ao meio de lobos. Não leveis bolsa, nem alforje, nem alparcas; e a ninguém saudeis pelo caminho.  E, em qualquer casa onde entrardes, dizei primeiro: Paz seja nesta casa. E, se ali houver algum filho de paz, repousará sobre ele a vossa paz; e, se não, voltará para vós.  E ficai na mesma casa, comendo e bebendo do que eles tiverem, pois digno é o obreiro de seu salário. Não andeis de casa em casa.  E, em qualquer cidade em que entrardes, e vos receberem, comei do que vos for oferecido. E curai os enfermos que nela houver, e dizei-lhes: É chegado a vós o reino de Deus. Mas em qualquer cidade, em que entrardes e vos não receberem, saindo por suas ruas, dizei:  Até o pó, que da vossa cidade se nos pegou, sacudimos sobre vós. Sabei, contudo, isto, que já o reino de Deus é chegado a vós. E digo-vos que mais tolerância haverá naquele dia para Sodoma do que para aquela cidade.  Ai de ti, Corazim, ai de ti, Betsaida! Porque, se em Tiro e em Sidom se fizessem as maravilhas que em vós foram feitas, já há muito, assentadas em saco e cinza, se teriam arrependido. Portanto, para Tiro e Sidom haverá menos rigor, no juízo, do que para vós.  E tu, Cafarnaum, que te levantaste até ao céu, até ao inferno serás abatida. Quem vos ouve a vós, a mim me ouve; e quem vos rejeita a vós, a mim me rejeita; e quem a mim me rejeita, rejeita aquele que me enviou. E voltaram os setenta com alegria, dizendo: Senhor, pelo teu nome, até os demônios se nos sujeitam. E disse-lhes: Eu via Satanás, como raio, cair do céu. Eis que vos dou poder para pisar serpentes e escorpiões, e toda a força do inimigo, e nada vos fará dano algum.  Mas, não vos alegreis porque se vos sujeitem os espíritos; alegrai-vos antes por estarem os vossos nomes escritos nos céus.  Naquela mesma hora se alegrou Jesus no Espírito Santo, e disse: Graças te dou, ó Pai, Senhor do céu e da terra, que escondeste estas coisas aos sábios e inteligentes, e as revelaste às criancinhas; assim é, ó Pai, porque assim te aprouve.

O DUPLO IMPERATIVO: IDE E PREGAI E IDE E ENSINAI

“Ide por todo mundo, pregai o Evangelho a toda criatura, quem crer e for batizado será salvo, mas quem não crer será condenado.” (Mc 15:15-16).

“Portanto ide, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo; Ensinando-os a guardar todas as coisas que eu vos tenho mandado; e eis que eu estou convosco todos os dias, até a consumação dos séculos. Amém.” (Mateus 28:19-20). Tu, anunciador de boas-novas a Sião, sobe a um monte alto. Tu, anunciador de boas-novas a Jerusalém, levanta a voz fortemente; levanta-a, não temas e dize às cidades de Judá: Eis aqui está o vosso Deus.  Eis que o Senhor Jeová virá como o forte, e o seu braço dominará; eis que o seu galardão vem com ele, e o seu salário, diante da sua face.  Como pastor, apascentará o seu rebanho; entre os braços, recolherá os cordeirinhos e os levará no seu regaço; as que amamentam, ele as guiará mansamente.” (Isaías 40:9-11).

CONCLUSÃO

Do aprendizado da mensagem de Deus para aplica-la ao mundo depende de: vida santa, lábios puros, comunhão com os irmãos, comunhão com o Espírito Santo, vida condizente com a pregação, isenção de pretensão às coisas materiais, não ser egoísta. Pelo menos aos que pretendem traduzir e aplicar a Palavra, é seu dever evitar participar da roda dos escarnecedores.  
Mas, pastor, o que é e onde está a roda dos escarnecedores? O que aprendi do Senhor isso mesmo ensino: roda dos escarnecedores são todos os ambientes em que nada exalta o santo nome de Deus. Lugares em que se não predominar os mais feios palavrões, as piadas e os xingamentos, não há motivo para os participantes estarem presentes. Lugares em que se pode ler nos lábios até mesmo das senhoras e moças jovens esse linguajar desaprovado por Deus. Os crentes dos tempos modernos devem viver em vigilância para que roda de escarnecedores não forme dentro da Igreja. Nas dependências da Igreja. Incoerência? Não, é fato mesmo!
_____________


Pr. Jorge Albertacci
Atualmente Pastor Emérito da Catedral das 
Assembleias de Deus do Retiro
Presidida desde de 2008 pelo Pastor Pedro Gonçalves da Luz
Rua Engº Joaquim Cardozo, 448 - Retiro - 27281-360  
Volta Redonda - Rio de Janeiro
 
 
Voltar para o conteúdo | Voltar para o Menu principal