O Crente Que Tem o Espírito Santo em Sua Vida - Estudos Bíblicos

Buscar
Ir para o conteúdo

Menu principal:

O Crente Que Tem o Espírito Santo em Sua Vida

Esboços
Esboço Comentado
Isaías – 51:11 – Lucas - 11:13
 
INTRODUÇÃO
 
O ter o Espírito Santo de Deus ou não, depende unicamente da pessoa, porque Deus já fez a parte dEle para com o homem. Seja dito de passagem, Deus já fez tudo! A começar pelo Éden, Deus fez o Jardim completo, mas o primeiro casal optou por dar ouvido a voz do diabo incorporado na serpente. Isso foi uma questão de opção. Deus quer que todos tenham o Seu Espírito Santo.
 
Com que carinho inexplicável Jesus prometeu enviar Seu Santo Espírito, antes de Sua volta à destra do Pai! Reiteradas vezes Ele prometeu enviar Seu Santo Espírito e enviou a todos, Jo 16:7-16; At 1:5; At 2:1-4.
 
Com o impacto do derramamento do Espírito, a Igreja adquiriu forças para caminhar, vencendo todas as adversidades dos séculos. Crentes impulsionados pelo Espírito de Deus pagaram com suas vidas, mas não desistiram. Embora, a incredulidade prevalecer em grande parte deste mundo desde o princípio.
 
Gênesis 6:3 - Então, disse o SENHOR: Não contenderá o meu Espírito para sempre com o homem.
 
O homem tem livre escolha
 
Eclesiastes 5:19 - E quanto ao homem, a quem Deus deu riquezas e fazenda e lhe deu poder para delas comer, e tomar a sua porção, gozar do seu trabalho, isso é dom de Deus.
 
Isaías 5:3-4 - Agora, pois, ó moradores de Jerusalém e homens de Judá, julgai, vos peço, entre mim e a minha vinha. Que mais se podia fazer à minha vinha, que eu lhe não tenha feito? E como, esperando eu que desse uvas boas, veio a produzir uvas bravas?
 
É UNGIDO E INTEIRADO
 
1Jo 2:27 -  E a unção que vós recebestes dEle, fica em vós e não tem necessidade de que alguém vos ensine, mas, como a sua unção vos ensina todas as coisas, e é verdadeira, e não é mentira.
 
Está convencido – não é mais neófito - é sábio no Senhor – não se envolve com doutrinas rudimentares – não se envolve com movimentos duvidosos, porque já está satisfeito com o que aprendeu de Deus.
 
ESTÁ SEMPRE ENTUSIASMADO
 
Para servir a Deus - para evangelizar... para ajudar os necessitados... para contribuir com tudo que a Igreja necessita. O brilho do seu entusiasmo nunca vai ser ofuscado por falatórios, contendas, palavras de desânimo, porque você é entusiasmado pelo Espírito Santo de Deus.
 
É DE DEUS
 
Rm 8:9 - Vós porém, não estais na carne, mas no espírito, se é que o Espírito Santo de Deus habita em vós, mas se alguém não tem o Espírito de Cristo, esse tal não é dEle.  
 
Ser de Deus é um privilégio, o mundo jaz no maligno, mas, maior é o que está em nós do que o que está no mundo.
 
1 João 4:4 - Filhinhos, sois de Deus e já os tendes vencido, porque maior é o que está em vós do que o que está no mundo.
 
1 João 4:6 - Nós somos de Deus; aquele que conhece a Deus ouve-nos; aquele que não é de Deus não nos ouve. Nisto conhecemos nós o espírito da verdade e o espírito do erro.
 
João 8:47 - Quem é de Deus escuta as palavras de Deus; por isso, vós não as escutais, porque não sois de Deus.
 
3 João 1:11 - Amado, não sigas o mal, mas o bem. Quem faz bem é de Deus; mas quem faz mal não tem visto a Deus.
 
O ser de Deus ou não, é uma opção, o homem tem o livre arbítrio, é ele quem decide: quero ser de Deus, ou não quero ser de Deus. O ser de Deus não está simplesmente no dizer: eu sou de Deus, mas está em tê-lo no coração, tendo sua vida renunciada para o mundo. Ser de Deus é viver inteiramente para Ele.
 
NÃO VAI FICAR EMBAIXO DA TERRA!
 
Rm 8:11 - E se o Espírito daquEle que dos mortos ressuscitou a Jesus habita em vós, aquEle que dos mortos ressuscitou a Cristo, também vivificará os vossos corpos mortais, pelo Espírito que habita em vós.
 
Não vai ficar embaixo da terra, faço aqui uma referência à primeira ressurreição, conforme Apocalipse 20:6 - Bem-aventurado e santo aquele que tem parte na primeira ressurreição; sobre estes não tem poder a segunda morte, mas serão sacerdotes de Deus e de Cristo e reinarão com ele mil anos.
 
Essa primeira ressurreição acontecerá no momento do arrebatamento da Igreja. Quando nós os que estivermos vivos subirmos a encontrar o Senhor nos ares; todos os que morreram salvos, ressuscitarão e nós os que estivermos vivos, não precederemos os que estiverem embaixo da terra! Cujos corpos físicos desceram ao pó e cujos espíritos voltaram para Deus que os deu.
 
Ec 12:7 - E o pó volte à terra, como o era, e o espírito volte a Deus, que o deu.
 
1Ts 4:13-17  - Não quero, porém, irmãos, que sejais ignorantes acerca dos que já dormem, para que não vos entristeçais, como os demais, que não têm esperança. Porque, se cremos que Jesus morreu e ressuscitou, assim também aos que em Jesus dormem Deus os tornará a trazer com ele. Dizemo-vos, pois, isto pela palavra do Senhor: que nós, os que ficarmos vivos para a vinda do Senhor, não precederemos os que dormem.
 
1Ts 4:16  - Porque o mesmo Senhor descerá do céu com alarido, e com voz de arcanjo, e com a trombeta de Deus; e os que morreram em Cristo ressuscitarão primeiro; depois, nós, os que ficarmos vivos, seremos arrebatados juntamente com eles nas nuvens, a encontrar o Senhor nos ares, e assim estaremos sempre com o Senhor.
 
1 Coríntios 15:52 - Num momento, num abrir e fechar de olhos, ante a última trombeta; porque a trombeta soará, e os mortos ressuscitarão incorruptíveis, e nós seremos transformados.
 
Algumas referências bíblicas sobre a segunda ressurreição:
 
João 5:29 - E os que fizeram o bem sairão para a ressurreição da vida; e os que fizeram o mal, para a ressurreição da condenação.
 
Apocalipse 20:5 - Mas os outros mortos não reviveram, até que os mil anos se acabaram. Esta é a primeira ressurreição. Apocalipse 20:6 - Bem-aventurado e santo aquele que tem parte na primeira ressurreição; sobre estes não tem poder a segunda morte, mas serão sacerdotes de Deus e de Cristo e reinarão com ele mil anos. 2 Pedro -  3:7 - Mas os céus e a terra que agora existem pela mesma palavra se reservam como tesouro e se guardam para o fogo, até o Dia do Juízo e da perdição dos homens ímpios.
 
A segunda ressurreição acontecerá após haver passado os mil anos (milênio).
 
TEM CERTEZA DA SUA SALVAÇÃO
 
Rm. 8:16 – O mesmo Espírito, testifica com o nosso espírito que somos filhos de Deus.
 
Efésios 2:8 - Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isso não vem de vós; é dom de Deus.
 
A salvação de Deus chegou a nós, pelo favor não merecido que aprouve a Ele nos conceder. E não pelo resultado de qualquer esforço, capacidade, inteligência, ato ou serviço oferecido por nós. Sendo assim, como prova de gratidão por essa dádiva que de graça recebemos, devemos ajudar nosso próximo, com bondade, amor, carinho, sem a intenção de sermos recompensados por isso.
 
Embora nenhuma obra ou trabalho nosso, possa nos ajudar a alcançar a salvação. O propósito de Deus é que ela resulte em nós o desejo ardente de prestarmos trabalhos relevantes em prol da sociedade e de Sua obra de modo geral. Esses trabalhos relevantes em nossas vidas normalmente são decorrentes da salvação presente em nossas vidas. É o que sinal de que temos em nós o Espírito Santo de Deus.
 
Hebreus 2:1-3 - Portanto, convém-nos atentar, com mais diligência, para as coisas que já temos ouvido, para que, em tempo algum, nos desviemos delas. Porque, se a palavra falada pelos anjos permaneceu firme, e toda transgressão e desobediência recebeu a justa retribuição, como escaparemos nós, se não atentarmos para uma tão grande salvação, a qual, começando a ser anunciada pelo Senhor, foi-nos, depois, confirmada pelos que a ouviram.
 
1Pedro 2:18-19 - Sabendo que não foi com coisas corruptíveis, como prata ou ouro, que fostes resgatados da vossa vã maneira de viver que, por tradição, recebestes dos vossos pais, mas com o precioso sangue de Cristo, como de um cordeiro imaculado e incontaminado.
 
Deus fez tudo por nós, estávamos destituídos da Sua graça salvadora pelos nossos próprios atos. Mas aprouve o Senhor, nos trazer de volta para o Seu aprisco. O caminho está aberto para quem interessar. Ao homem compete, caso lhe interesse, a salvação que nos proporcionou o Senhor, largar o mundo e entrar pelo caminho novo que Ele nos abriu com o seu próprio sangue.
 
Romanos 10:10 - Visto que com o coração se crê para a justiça, e com a boca se faz confissão para a salvação. Romanos 13:11 - E isto digo, conhecendo o tempo, que é já hora de despertarmos do sono; porque a nossa salvação está, agora, mais perto de nós do que quando aceitamos a fé. Tito 2:11 Porque a graça de Deus se há manifestado, trazendo salvação a todos os homens. Romanos 10:9 - A saber: Se, com a tua boca, confessares ao Senhor Jesus e, em teu coração, creres que Deus o ressuscitou dos mortos, serás salvo.
 
Romanos 10:13 - Porque todo aquele que invocar o nome do Senhor será salvo”.
 
Na atual dispensação, o amor de Deus é manifestado de uma forma tão patente, que podemos ter a certeza ou não de que somos salvos. O Espírito de Deus testifica com o nosso que realmente estamos salvos, ou não. Vez por outra ouço alguém testificar contra a salvação, que isso não passa de uma mera utopia. Nesse caso, a pessoa está testificando que não conta com a salvação. Isto indica que essa pessoa não tem em sua vida, o Espírito Santo.
 
ESTÁ LIBERTO
 
Rm 8:1-5 – Portanto agora, nenhuma condenação há para os que estão em Cristo Jesus, que não andam segundo a carne, mas segundo o espírito.
O crente que tem em sua vida o Espírito Santo de Deus, está sempre preparado para encontrar com Jesus. Por que ele não anda segundo a carne que puxa para baixo, mas segundo o espírito que puxa para cima.
 
APRENDE NA FACULDADE DO CÉU
 
1Co 2:13 – As quais também falamos, não com as palavras de sabedoria humana, mas com as que o Espírito Santo ensina, comparando as coisas espirituais com as espirituais.
 
João 14:26 - Mas aquele Consolador, o Espírito Santo, que o Pai enviará em meu nome, vos ensinará todas as coisas e vos fará lembrar de tudo quanto vos tenho dito.
 
1Coríntios 2:4 - A minha palavra e a minha pregação não consistiram em palavras persuasivas de sabedoria humana, mas em demonstração do Espírito e de poder.
 
1Ts 1:5 - Porque o nosso evangelho não foi a vós somente em palavras, mas também em poder, e no Espírito Santo, e em muita certeza, como bem sabeis quais fomos entre vós, por amor de vós.
 
Tiago 3:13, 15, 17 “Quem dentre vós é sábio e inteligente? Mostre, pelo seu bom trato, as suas obras em mansidão de sabedoria. Essa não é a sabedoria que vem do alto, mas é terrena, animal e diabólica. Mas a sabedoria que vem do alto é, primeiramente, pura, depois, pacífica, moderada, tratável, cheia de misericórdia e de bons frutos, sem parcialidade e sem hipocrisia
 
Colossenses 3:16 - A palavra de Cristo habite em vós abundantemente, em toda a sabedoria, ensinando-vos e admoestando-vos uns aos outros, com salmos, hinos e cânticos espirituais; cantando ao Senhor com graça em vosso coração.
 
Com o ensino de bons professores nas escolas seculares, as pessoas aprendem e se formam nos mais diversos cursos e profissões e se tornam capacitadas para desempenhar as mais diversas atividades profissionais. Assim também, os que aprendem com o Espírito Santo, se tornam capazes para discernir as coisas que se referem aos céus. Uma coisa não substitui a outra. O homem pode aprender todos os cursos seculares, mas se ele não aprender com o Mestre por excelência que é o Espírito Santo de Deus, o seu caráter continua sendo material. A sabedoria humana nunca é capaz de mudar o caráter da pessoa.
 
Paulo testemunha disto aos Filipenses:
 
Filipenses 3:8 - E, na verdade, tenho também por perda todas as coisas, pela excelência do conhecimento de Cristo Jesus, meu Senhor; pelo qual sofri a perda de todas estas coisas e as considero como esterco, para que possa ganhar a Cristo.
 
Paulo tinha uma formação acadêmica secular acuradíssima. Formado aos pés de Gamaliel, pertencia a alta coorte. Contudo, ele preferia exercer como havia aprendido do Espírito Santo de Deus.
 
Atos 22:3 - Quanto a mim, sou varão judeu, nascido em Tarso da Cilícia, mas criado nesta cidade aos pés de Gamaliel, instruído conforme a verdade da lei de nossos pais, zeloso para com Deus, como todos vós hoje sois.
 
1 Coríntios 2:11 - Porque qual dos homens sabe as coisas do homem, senão o espírito do homem, que nele está? Assim também ninguém sabe as coisas de Deus, senão o Espírito de Deus.
 
ESTÁ VAZIO DAS COISAS DO MUNDO
 
1Co 3:16-17 - Não sabeis vós que sois o templo de Deus, e que o Espírito de Deus habita em vós. Se alguém destruir o templo de Deus, Deus o destruirá; porque o templo de Deus que sois vós é santo.
 
No coração onde habita o Espírito Santo de Deus não pode haver lugar para o mundanismo. Porque os que aprendem com o Espírito, aprendem as obras do Espírito, que são radicalmente incompatível com o mundo.
 
ESTÁ SELADO, MARCADO, PARA SER PROPRIEDADE EXCLUSIVA DE DEUS
 
Efésios 1:13 Em quem também vós estais, depois que ouvistes a palavra da verdade, o evangelho da vossa redenção; e tendo nele crido, fostes selados com o Espírito da Promessa.
 
O Espírito Santo é a garantia divina de que pertencemos a Deus e de que Ele cumprirá o que prometeu. O Espírito Santo é como um pagamento inicial, um depósito ou penhor, uma assinatura que valida um contrato. Sua presença em nós demonstra a veracidade de nossa fé, prova que somos filhos de Deus e nos garante a vida eterna. Seu poder opera em nós para nos transformar. E nos convencer de que,  o que estamos experimentando agora é apenas uma amostra da mudança total que experimentaremos na eternidade.
 
Davi conhecia muito bem este assunto, tanto que ele não se conformava com a ausência do Espírito de Deus em sua vida e assim era sua oração:
 
Salmos 51:11 - Não me lances fora da tua presença e não retires de mim o teu Espírito Santo.
 
TEM JÁ EM SEU PODER A PARCELA INICIAL, POR CONTA DO QUE VAI RECEBER NO CÉU
 
Ef 1:13-14 – Em quem também vós estais, depois que ouvistes a palavra da verdade, o evangelho da vossa salvação; e, tendo nele também crido, fostes selados com o Espírito Santo da promessa; o qual é o penhor da nossa herança, para redenção da possessão de Deus, para louvor da Sua glória.
 
2 Timóteo 1:12 - Por cuja causa padeço também isto, mas não me envergonho, porque eu sei em quem tenho crido e estou certo de que é poderoso para guardar o meu depósito até àquele Dia.
 
Romanos 8:18 - Porque para mim tenho por certo que as aflições deste tempo presente não são para comparar com a glória que em nós há de ser revelada.
 
Filipenses 1:21 “Porque para mim o viver é Cristo, e o morrer é ganho.
 
Paulo estava preso em Roma, enquanto esperava o julgamento, ele sabia que poderia ser liberto ou executado. Entretanto, confiava que Cristo o libertaria. Sua oração era para que no momento do julgamento, pudesse falar corajosamente a respeito de Cristo, sem timidez ou vergonha. Quer morresse ou vivesse, o que desejava era exaltar o nome de Jesus o Senhor! Ao passo que para aqueles que não têm o Espírito de Deus na vida, só lhes resta a vida nesta terra. Portanto, é natural que lutem pelos valores terrenos – dinheiro, popularidade, poder, prazer e prestígio.
 
TEM BOM TESTEMUNHO DOS QUE ESTÃO DE FORA
 
Gn 41:38 - E disse Faraó a seus servos: Acharíamos um varão como este, em quem haja o Espírito de Deus?
 
Faraó reconheceu que José era um homem “em quem havia o Espírito de Deus. Você provavelmente não interpretará sonhos para um rei, mas as pessoas que o conhecem precisam ver Deus em sua vida, através das suas palavras gentis, dos seus atos piedosos e sábios conselhos. Seus parentes, vizinhos e colegas de trabalho vê você como uma pessoa cheia do Espírito de Deus?
 
Faraó percebeu o Espírito de Deus em José. José chegou a ser governador do Egito, pela presença do Espírito de Deus nele:
 
Gn 41:39 - Depois, disse Faraó a José: Pois que Deus te fez saber tudo isto, ninguém há tão inteligente e sábio como tu. Tu estarás sobre a minha casa, e por tua boca se governará todo o meu povo; somente no trono eu serei maior que tu. Disse mais Faraó a José: Vês aqui te tenho posto sobre toda a terra do Egito. E tirou Faraó o anel da sua mão, e o pôs na mão de José, e o fez vestir de vestes de linho fino, e pôs um colar de ouro no seu pescoço. E o fez subir no segundo carro que tinha, e clamavam diante dele: Ajoelhai. Assim, o pôs sobre toda a terra do Egito. E disse Faraó a José: Eu sou Faraó; porém sem ti ninguém levantará a sua mão ou o seu pé em toda a terra do Egito.
 
Deus exaltou a José pelo bom testemunho que ele mostrou. Como servo que era, até mesmo os incrédulos podia dar testemunho de que, nele havia o Espírito de Deus.
 
É normal nos dias de hoje encontramos pregadores famosos, que oram, pregam, gritam, fazem grandes movimentos. Mas que não estão disposto a submeter suas vidas a Jesus. São valentões, e por pouca coisa joga tudo para o ar. São nervosos, irascíveis, incomplacentes, e primam por fazer valer sua força, sua raça, seu costume de quando era incrédulo. Gostam de falar em armas. É compreensível que essa pessoa, obreiro ou não, está pregando com uma eloquência que em nada coaduna com os princípios de que tem na vida o Espírito Santo de Deus.
 
Números 27:18 - Então, disse o SENHOR a Moisés: Toma para ti a Josué, filho de Num, homem em quem há o Espírito, e põe a tua mão sobre ele.
 
Deus precisava de um que fosse o sucessor de Moisés, e Josué preenchia todos os pré-requisitos para tal, porque nele habitava o Espírito de Deus. E consequente Deus o honrou para essa tão nobre missão. Da mesma forma, Daniel dá um exemplo de servo de Deus em Babilônia, entre os impiedosos líderes, pela presença do Espírito de Deus em sua vida.
 
Daniel2:12-14 - Porquanto se achou neste Daniel um espírito excelente, e ciência, e entendimento, interpretando sonhos, e explicando enigmas, e solvendo dúvidas, ao qual o rei pôs o nome de Beltessazar; chame-se, pois, agora Daniel, e ele dará interpretação. Então, Daniel foi introduzido à presença do rei. Falou o rei e disse a Daniel: És tu aquele Daniel, dos cativos de Judá, que o rei, meu pai, trouxe de Judá? Tenho ouvido dizer a teu respeito que o espírito dos deuses está em ti e que a luz, e o entendimento, e a excelente sabedoria se acham em ti.
 
O INCRÉDULO NÃO PODE COMPREENDER
 
1Co 2:14 - Ora, o homem natural não compreende as coisas do Espírito de Deus, porque lhe parecem loucura; e não pode entendê-las, porque elas se discernem espiritualmente.
 
As verdades espirituais, não podem ser entendidas pelos incrédulos, estes, não podem assimilar o conceito de que o Espírito de Deus vive em cada um dos crentes. Não podemos esperar a aprovação da maioria das pessoas quando decidimos por seguir a Cristo. Estas coisas parecem tolices para os que não conhecem o Espírito de Deus.
 
1 Coríntios 1:23 - Mas nós pregamos a Cristo crucificado, que é escândalo para os judeus e loucura para os gregos. - 1 Coríntios 1:25 Porque a loucura de Deus é mais sábia do que os homens; e a fraqueza de Deus é mais forte do que os homens.
 
Conheço vários servos de Deus, inclusive meu sogro, pastor Luiz Albertassi Sobrinho, que enquanto eram incrédulos, idólatras, alcoólatras, farristas, frequentadores de casa de prostituição, passando noites inteiras nas mesas de jogos de azar, vez por outra dando trabalho para a polícia. Presos por praticar violência, tinham muitos amigos, e depois de se converterem a Cristo, passaram a ser chamados de loucos, fanáticos; perdendo a amizade dos seus compadres e até mesmo dos próprios familiares.
 
SUPORTA AS TENTAÇÕES DO DIABO
 
Jó foi o exemplo disso, Deus lhe deu força para suportar todas as tentações do diabo. Deus lhe deu sabedoria, confiança, paciência e tudo quanto ele precisou para vencer essas tentações, porque nele havia o Espírito Santo de Deus, e ele mesmo dá testemunho disso em seu livro no capítulo 33 e versículo 4 - O Espírito de Deus me fez; e a inspiração do Todo-Poderoso me deu vida.
 
VENCE QUALQUER BATALHA
 
O exército dos filisteus prevalecia contra o exército de Israel. Os filisteus escarneciam dos israelitas: 1Samuel 17:8-11 - E parou, e clamou às companhias de Israel, e disse-lhes: Para que saireis a ordenar a batalha? Não sou eu filisteu, e vós, servos de Saul? Escolhei dentre vós um homem que desça a mim. Se ele puder pelejar comigo e me ferir, seremos vossos servos; porém, se eu o vencer e o ferir, então, sereis nossos servos e nos servireis. Disse mais o filisteu: Hoje, desafio as companhias de Israel, dizendo: Dai-me um homem, para que ambos pelejemos. Ouvindo, então, Saul e todo o Israel essas palavras do filisteu, espantaram-se e temeram muito. Nessa época, a maior parte dos israelitas tinham medo de entrar em canaã por causa dos gigantes que habitavam lá - Nm 13:31-33. O rei Ogue de Basã precisava de uma cama de aproximadamente 4 metros de comprimento - Dt 3:11. Agora Golias, que media de 2,70 metros de altura, zombava dos soldados de Israel e parecia invencível aos seus olhos. Saul, o mais alto dos israelitas ficou preocupado porque era o melhor candidato para lutar com o gigante. Aos olhos de Deus, porém, Golias não era diferente dos demais homens. Diferente era Davi, porque nele havia o Espírito Santo de Deus.
 
1 Samuel 17:32-39 - E Davi disse a Saul: Não desfaleça o coração de ninguém por causa dele; teu servo irá e pelejará contra este filisteu. Porém Saul disse a Davi: Contra este filisteu não poderás ir para pelejar com ele; pois tu ainda és moço, e ele, homem de guerra desde a sua mocidade. Então, disse Davi a Saul: Teu servo apascentava as ovelhas de seu pai; e vinha um leão ou um urso e tomava uma ovelha do rebanho, Disse mais Davi: O SENHOR me livrou da mão do leão e da do urso; ele me livrará da mão deste filisteu. Então, disse Saul a Davi: Vai-te embora, e o SENHOR seja contigo. E Saul vestiu a Davi das suas vestes, e pôs-lhe sobre a cabeça um capacete de bronze, e o vestiu de uma couraça. E Davi cingiu a espada sobre as suas vestes e começou a andar; porém nunca o havia experimentado; então, disse Davi a Saul: Não posso andar com isto, pois nunca o experimentei. E Davi tirou aquilo de sobre si.
 
O Espírito Santo na vida de Davi, o menor, fez a diferença, ele não se adaptou às armas de Saul, ele não teve medo, ele foi audacioso. Golias tinha vantagem definida contra ele do ponto de vista humano. Mas o gigante não percebeu que ao lutar com aquele jovem, também tinha que batalhar contra Deus, e consequentemente Davi venceu pelo Espírito de Deus que estava nele.
 
NÃO FOGE DA LUTA
 
Salmos 139:7 - Para onde me irei do teu Espírito ou para onde fugirei da tua face?
 
A hostilidade deste mundo somente pode ser vencida se o crente estiver armado com a espada do Espírito. - Efésios 6:17 - Tomai também o capacete da salvação e a espada do Espírito, que é a palavra de Deus.
 
A covardia de fugir na hora das grandes lutas comprova a ausência do Espírito de Deus na vida da pessoa. A tentativa de tentar fugir da presença de Deus, assim como fez Jonas, quando foi enviado a Nínive, pode causar grandes transtornos na vida da pessoa.
 
Deuteronômio 32:30 - Como pode ser que um só perseguisse mil, e dois fizessem fugir dez mil, se a sua Rocha os não vendera, e o SENHOR os não entregara?
 
Não há motivo para o obreiro abandonar o trabalho a ele confiado por Deus e fugir por um simples desagrado. O crente quando está arraigado na Rocha que é Cristo, ainda que satanás se arregimente com todos os demônios do inferno, ele persiste firme. Porque ele sabe que fiel e o que prometeu. E sabe também, que nele habita o Espírito Santo de Deus.
 
Notas:

Bíblia 3.0 (ARC/1995)– Módulo Avançado – SBB – Rio de Janeiro;
Bíblia de Estudo – Aplicação Pessoal – CPAD.
Pastor Jorge Albertacci
 
 
Voltar para o conteúdo | Voltar para o Menu principal