O Desenvolvimento do Ensino Teológico Pentecostal no Brasil - Estudos Bíblicos

Buscar
Ir para o conteúdo

Menu principal:

O Desenvolvimento do Ensino Teológico Pentecostal no Brasil

Teologia Sistemática
_________
 
O Movimento Pentecostal No Brasil Teve Início Em 1911 Através Dos Missionários Suecos Daniel Berg E Gunnar Vingren, Alcançados Pelo Avivamento Que Varreu Os Estados Unidos No Começo Do Século. Ele Deu Origem À Assembleia De Deus, Que, Em Suas Primeiras Décadas De Existência, Não Teve O Ensino Teológico Formal Como A Sua Prioridade Básica. Sendo Um Movimento Essencialmente Apostólico, Concentrou Todos Os Seus Recursos Na Evangelização De Um País Cujo Território É Várias Vezes Maior Que A Europa Ocidental. Mas Isto Não Significa Que A Assembleia De Deus Brasileira Haja Descuidado Do Estudo Das Doutrinas Cristãs.

Gunnar Vingren Era Um Pastor Com Formação Teológica, E Muito Se Preocupou Em Instruir Os Primeiros Crentes, Com Ênfase Para As Doutrinas Pentecostais. Logo Na Primeira Página Do Primeiro Número Da Voz Da Verdade, O Primeiro Jornal Editado Pela Assembleia De Deus, Aparece O Artigo Intitulado "Jesus É Quem Batiza No Espírito Santo".

A Imprensa Pentecostal Mostra, Dessa Maneira, Que O Seu Principal Intento Não É Propriamente A Notícia, E Sim A Divulgação Doutrinária. Em 1919 Surge A Boa Semente. Em 1929, O Som Alegre. Já No Primeiro Número Deste Periódico, Gunnar Vingren Mais Uma Vez Deixava Bem Clara A Preocupação Do Movimento Pentecostal Com O Ensino Teológico: "Em O Som Alegre Anunciaremos As Promessas Gloriosas Incluídas No Evangelho De Nosso Senhor Jesus Cristo, Ou Seja, A Salvação Completa E Perfeita De Todos Os Pecadores E Tudo O Que Pertence À Nova Vida Do Cristão: O Batismo No Espírito Santo, Os Dons Espirituais, E A Próxima E Gloriosa Vinda Do Senhor".  Nota-Se Aí Que, Além Da Ênfase Nas Doutrinas Pentecostais, Principalmente O Batismo No  Espírito Santo E As Línguas Estranhas Como Sua Evidência Inicial, Outra Característica Predominante Do Movimento Pentecostal No Brasil Foi A Crença Na Vinda Do Senhor Como Algo Prestes A Acontecer, O Que Implicava Também Na Busca Da Santidade. 

Esta Era Um Alvo Daqueles Que Ansiavam Subir Ao Encontro Do Senhor. A Mesma Linha Doutrinária Seria Adotada Pelo Mensageiro Da Paz Que, Fundado Em 1930, Viria A Substituir Os Periódicos Anteriores. Nessa Época, A Assembleia De Deus Já Era A Principal Denominação Evangélica Do Brasil. E Apesar De A Grande Maioria De Seus Obreiros Ser Composta De Homens Leigos E Quase Sem Instrução, Ela Podia Contar Com O Mensageiro Da Paz Que, A Rigor, Não Era Apenas O Evangelista Silencioso, Mas O Professor Silencioso E Domiciliar Que Chegava Onde Nenhum Seminário Poderia Ser Instalado. Embora Informal, O Mensageiro Da Paz Vem Proporcionando Aos Seus Leitores, Desde A Sua Fundação, Uma Ampla Gama De Estudos Bíblicos, Devocionais E Notas Homiléticas. Ele Tem Sido O Instituto Bíblico À Distância De Várias Gerações De Pentecostais. Outro Fator De Progresso Do Ensino Teológico No Meio Pentecostal Brasileiro Foram As Escolas Bíblicas Dominicais. Realizadas Com O Apoio De Literatura Fornecida Pela Cpad, Constituiu-Se No Principal Instrumento De Divulgação Entre Os Crentes Das Doutrinas Que Caracterizam O Movimento, Ensejando-Lhes A Oportunidade De Apregoar Com Segurança A Sua Fé. Ressalte-Se, Ainda, A Importância Da Literatura Na Consolidação Da Teologia Pentecostal. Além Das Lições Bíblicas Para A Escola Dominical, Não Só Os Obreiros, Mas Os Crentes Em Geral Puderam Contar Com O Concurso De Boas Obras Para Consolidar As Suas Raízes.

Dois Grandes Nomes Foram Os Pioneiros Da Literatura Pentecostal No Brasil: Orlando Boyer E Emílio Conde, Este Considerado O Apóstolo Da Imprensa Evangélica No País. No Entanto, O Que Mais Influenciou A Formação Teológica Dos Obreiros Pentecostais No Brasil Foi A Criação Das Escolas Bíblicas Para A Divulgação Do Ensino Teológico. Conquanto Não Se Tenha Uma Data Precisa De Quando Elas Tiveram Início, Pode-Se Dizer Que As Escolas Bíblicas Desempenharam Papel Decisivo Na Estruturação Teológica Do Movimento Pentecostal No Brasil. Duravam Geralmente De 15 Dias A Um Mês E Contavam Com Professores Especialmente Convidados A Ministrar Matérias Bíblicas, Teológicas Ou Eclesiásticas, Segundo O Currículo Mínimo Estabelecido. Via De Regra, Concedia-Se Aos Alunos Um Certificado De Conclusão Do Curso. Foram Expoentes Dessa Época, Como Sistematizadores Das Doutrinas Esposadas Pelo Movimento Pentecostal, Samuel Nystrõm, J. P. Kolenda, Eurico Bergstén, Lawrence Olson, João De Oliveira, José Menezes E Mais Recentemente, Alcebíades Pereira Vasconcelos E Estevam Ângelo De Souza.

O Passo Seguinte Foi O Estabelecimento Do Ensino Teológico Formal, Que Encontrou, Inicialmente, Algumas Resistências. Havia A Preocupação De Que Os Estudantes Priorizassem O Academicismo Teológico Em Detrimento Da Ação Do Espírito Santo Em Suas Vidas. Todavia, Isto Não Impediu Que Em 23 De Março De 1959 Fosse Fundado Em Pindamonhangaba, No Interior De São Paulo, O Instituto Bíblico Das Assembleias De Deus. Tendo Como Fundadores O Casal De Missionários João Kolenda Lemos E Ruth Dóris Lemos, O Ibad Foi O Responsável Pela Formação Teológica E Cultural De Muitas Lideranças Expressivas Do Brasil E Até De Obreiros De Outros Países. Em 1962, O Missionário Lawrence Olson Estabelece No Rio De Janeiro O Instituto Bíblico Pentecostal. 

E, À Semelhança Do Ibad, Em São Paulo, O Ibp Marcou Toda Uma Geração De Evangelistas, Pastores, Missionários E Professores. Desponta, Nessa Época, Outro Expoente Do Pensamento Teológico Pentecostal Brasileiro: Pastor Antonio Gilberto, Editor Da Bíblia De Estudo Pentecostal Em Português. Paralelamente, Começaram A Surgir Outras Vertentes Do Movimento Pentecostal No Brasil, "Incentivadas Pelas Cruzadas Nacionais De Evangelização Que Percorreram O País Usando Tendas Como Templos Improvisados". Esta Expansão Alcançou Também As Denominações Tradicionais, E Foi Marcada Pela Ênfase Na Contemporaneidade Dos Dons Espirituais, Principalmente Da Cura Divina. Considerado O Pai Da Renovação Pentecostal Entre As Igrejas Tradicionais, Enéas Tognini Muito Contribuiu Para A Sistematização Teológica Nesta Nova Fase Do Pentecostalismo, Seguindo Basicamente As Linhas Históricas Do Movimento. 

E A Partir Desse Momento Que Duas Grandes Vertentes Teológicas Passam A Predominar No Movimento Pentecostal Brasileiro: Os Históricos, Que Creem Nas Línguas Estranhas Como Evidência Inicial Do Batismo No Espírito Santo, E Os Neopentecostais, Que Creem No Batismo No Espírito Santo Sem Que, Necessariamente, As Línguas Estranhas Sejam A Evidência Inicial, Assunto Que Será Discutido Com Todos Os Seus Desdobramentos No Capítulo Que Trata Sobre O Batismo No Espírito Santo. Como Se Vê, Os Pentecostais Brasileiros, Ainda Que Empiricamente, Sempre Se Preocuparam Com O Ensino Teológico. Hoje, Com Milhões De Membros Em Todo O País, Conta Com Institutos Bíblicos, Seminários E Faculdades Teológicas Devidamente Estabelecidos Em Todas As Regiões. Eles Passam A Desfrutar Agora Do Inestimável Concurso Desta Teologia Sistemática Que, Através Do Prisma Do Movimento Pentecostal, Apresenta As Grandes Doutrinas Bíblicas.
_________
 

Perguntas Para Estudo
 
1. Por Que Qualquer Estudo Do Pentecostalismo Moderno Deve Incluir As Opiniões De João Wesley A Respeito Da Santificação?
 
2. No Que Acreditavam O Movimento De Keswick E Os Reavivalistas Reformados, Tais Como Dwight L. Moody E Reuben A. Torry, A Respeito Do Batismo No Espírito Santo?
 
3. Por Que A Crença Na Cura Divina Foi Tão Calorosamente Recebida No Movimento Da Santidade?
 
4. Por Que O Zelo Pela Evangelização Do Mundo Desempenhou Papel Tão Importante No Surgimento Do Movimento Pentecostal?
 
5. Quais As Formas, Segundo Acreditavam Os Primeiros Pentecostais, Pela Quais A Igreja Do Novo Testamento Estava Sendo Restaurada?
 
6. Quais Os Legados De Charles F. Parham E De William J. Seymour? Como Afetaram O Movimento Pentecostal?
 
7. Analise As Três Primeiras Questões Que Dividiram O Movimento Pentecostal.
 
8. Por Que As Assembleias De Deus Deram Grande Prioridade À Publicação De Livros Em Nível Popular?
 
9. Depois Da Aprovação Da Declaração Das Verdades Fundamentais, Em 1916, Como O Concílio Geral Lidava Com Ensinos Duvidosos?
 
10. Qual O Argumento Subjacente Contra O Pentecostalismo Dentro Do Dispensacionalismo Histórico?
 
11. Como A Crescente Identificação Com O Evangelicalismo Tem Influenciado A Teologia Das Assembleias De Deus?
 
12. Qual A Contribuição Que O Estudo Da Teologia Prestou Às Assembleias De Deus, Nesta Altura Da Sua História?
 
13. Quem Trouxe O Movimento Pentecostal Para O Brasil?
 
14. Qual A Principal Preocupação Da Imprensa Pentecostal?
 
15. Qual A Importância Das Escolas Bíblicas No Desenvolvimento Da Teologia Pentecostal? 16. Quais As Duas Principais Vertentes Do Pentecostalismo No Brasil?

_________
 

FONTE: Stanley M. Horton
CPAD Teologia Sistemática - pp. 37/41

Jorge Albertacci
Pastor Emérito da Assembleia de Deus
Retiro - Volta Redonda - Rio de Janeiro
 
Voltar para o conteúdo | Voltar para o Menu principal