Como que alguém pode chegar a algum lugar se não saber o caminho? - Estudos Bíblicos

Buscar
Ir para o conteúdo

Menu principal:

Como que alguém pode chegar a algum lugar se não saber o caminho?

Bibliologia
_______________

TEXTO
Oséias 4:6
 
“O meu povo foi destruído, porque lhe faltou o conhecimento; porque tu rejeitaste o conhecimento, também eu te rejeitarei, para que não sejas sacerdote diante de mim; visto que te esqueceste da lei do teu Deus, também eu me esquecerei de teus filhos”
 
INTRODUÇÃO
 
O Senhor Jesus foi incisivo ao afirmar: “Vocês erram por não conhecer as Escrituras e nem o Poder de Deus” - (Marcos 12:24). Mas não ficou somente nisto, em outra oportunidade Ele os asseverou de forma peremptória: "Vocês estudam as Escrituras, porque creem que elas dão a vida eterna. E as Escrituras conduzem a mim! Mesmo assim vocês não querem vir a mim para que Eu lhes dê esta vida eterna" (João 5:39). - Bíblia Viva (Versão Parafraseada). Ou seja: O Mestre estava afirmando que são as Escrituras que dão testemunho dele, mas que a vida eterna somente Ele pode dar.

COMENTÁRIO
 
E disse mais o Senhor: “Eu sou o caminho, a verdade e a vida. Ninguém vem ao pai a não ser por mim.” (Jo 14.6). Qual teria sido o motivo que levou o Senhor a fazer esta declaração? A Bíblia nos dá a resposta: No princípio da criação, o primeiro casal,  Adão e Eva, deram lugar a Satanás e consequentemente foram induzidos ao caminho do erro e com isso o nosso entendimento ficou assim: “Há caminho que ao homem parece direito, mas o fim deles são caminhos de morte!” (Provérbios 14.12). E no livros dos Salmos, a Palavra nos revela: “Bom e reto é o Senhor. Ele ensina o caminho aos pecadores.” (Salmos 25.8)
 
 
Paulo, por sua vez exortou a Timóteo: “Persiste em ler, exortar e ensinar, até que eu vá. Não desprezes o dom que há em ti, o qual te foi dado por profecia, com a imposição das mãos do presbitério. Medita estas coisas, ocupa-te nelas, para que o teu aproveitamento seja manifesto a todos. Tem cuidado de ti mesmo e da doutrina; persevera nestas coisas; porque, fazendo isto, te salvarás, tanto a ti mesmo como aos que te ouvem” – (1 Timóteo 4:13-16). E ainda disse mais, o apóstolo dos gentios:  “E que, desde a tua meninice, sabes as sagradas letras, que podem fazer-te sábio para a salvação, pela fé que há em Cristo Jesus” – (2 Timóteo 3:15).
 
NOS DIAS DE MOISÉS

Na Velha Aliança, conforme nos revela Deuteronômio 31:9-13, a leitura da Lei era imprescindível para todos os cidadãos:
 
“Moisés escreveu esta Lei e  a entregou aos líderes do povo e aos  sacerdotes  levitas  que  levavam a arca da aliança de Deus, o Senhor.  E Moisés lhes deu a seguinte ordem:
— De sete em sete anos, no ano marcado para perdoar as dívidas, leiam esta Lei durante a Festa das Barracas. Todos os israelitas deverão estar presentes para adorar o Senhor Deus no lugar que ele tiver escolhido. Ali, na presença do povo, leiam a Lei em voz alta. Reúnam todo o povo — homens, mulheres, crianças e os estrangeiros que moram nas cidades onde vocês vivem — para que ouçam a leitura, aprendam a Lei, temam o Senhor, nosso Deus, e obedeçam fielmente a tudo o que a Lei manda. Assim os seus descendentes que ainda não conhecerem a Lei de Deus também ouvirão a leitura e aprenderão a temer o Senhor, nosso Deus, durante todo o tempo em que viverem na terra que fica do outro lado do rio Jordão e que vai ser do povo de Israel.”
 
Não se aparte da tua boca o livro desta lei, antes medita nele dia e noite, para que tenhas cuidado de fazer conforme tudo quanto nele está escrito; porque então farás prosperar o teu caminho, e serás bem sucedido – (Josué 1:8). A prosperidade segundo o coração de Deus é aquela que provém da obediência à Sua santa Palavra. E este texto de Josué 1:8 nos revela exatamente isto. A prosperidade tratada neste versículo não sugere esforço humano, como romarias, propósitos, sacrifícios, mas, tão somente a leitura e a prática do que recomenda a Palavra de Deus.

JESUS
 
Do mesmo modo Jesus ao notar que os Seus discípulos levavam uma vida desnorteada, anciosa e em uma verdadeira confusão. Desconhecendo o valor real do viver, e mesmo convivendo com Ele é notório que muitos viviam uma vida sem perspectivas. Foi neste ponto que o Mestre os recomendou: Não andeis, pois, inquietos, dizendo: Que comeremos, ou que beberemos, ou com que nos vestiremos? Porque todas estas coisas os gentios procuram. Decerto vosso Pai celestial bem sabe que necessitais de todas estas coisas; Mas, buscai primeiro o reino de Deus, e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas. Não vos inquieteis, pois, pelo dia de amanhã, porque o dia de amanhã cuidará de si mesmo. Basta a cada dia o seu mal." (Mateus 6:31-34).
 
_______________


CONCLUSÃO
 
Partindo deste princípio, entendemos que nenhum de nós pode negligenciar a leitura da Palavra de Deus, mas, devemos considera-la como a ração diária necessária à nossa sobrevivência aqui na terra e na eternidade também. Somente na Palavra de Deus é que encontramos o lenitivo para uma vida sossegada. Sossegada, mas, simplesmente nele, em Jesus, o Cordeiro e Deus, que após Seus quarenta dias e quarenta noites em jejum, deparou-se exatamente com Satanás, o tentador. Com esse jejum prolongado, o Filho de Deus, como homem, sujeito às tentações, recosou todas as propostas do tentador somente citando a Bíblia Sagrada conforme lemos em Mateus 4:1-11: Então, foi conduzido Jesus pelo Espírito ao deserto, para ser tentado pelo diabo.  E, tendo jejuado quarenta dias e quarenta noites, depois teve fome;  E, chegando-se a ele o tentador, disse: Se tu és o Filho de Deus, manda que estas pedras se tornem em pães.  Ele, porém, respondendo, disse: Está escrito: Nem só de pão viverá o homem, mas de toda a palavra que sai da boca de Deus.  Então o diabo o transportou à Cidade Santa, e colocou-o sobre o pináculo do templo,  e disse-lhe: Se tu és o Filho de Deus, lança-te daqui abaixo; porque está escrito: Aos seus anjos dará ordens a teu respeito, e tomar-te-ão nas mãos, para que nunca tropeces em alguma pedra.  Disse-lhe Jesus: Também está escrito: Não tentarás o Senhor, teu Deus.  Novamente, o transportou o diabo a um monte muito alto; e mostrou-lhe todos os reinos do mundo e a glória deles. E disse-lhe: Tudo isto te darei se, prostrado, me adorares.  Então, disse-lhe Jesus: Vai-te, Satanás, porque está escrito: Ao Senhor, teu Deus, adorarás e só a ele servirás.  Então, o diabo o deixou; e, eis que chegaram os anjos e o serviram.”

_______________


Jorge Albertacci 
Pastor Emérito da Assembleia de Deus do Retiro
Volta Redonda - RJ
 
 
 
Voltar para o conteúdo | Voltar para o Menu principal