Deus, família, Igreja, trabalho e ministério, como conciliar? - Estudos Bíblicos

Buscar
Ir para o conteúdo

Menu principal:

Deus, família, Igreja, trabalho e ministério, como conciliar?

Família
_______________

Salmos 127; 128; 1Co 10:1-31; 1Tm 5:8

DEUS 

Deus tem a primazia em tudo sobre nossas vidas. Somente Ele, é digno de todo o Louvor, Honra, Glória e o Domínio para todo o sempre.

FAMÍLIA

A família é a célula mãe da sociedade, e é através dela que se forma a Igreja. Ela tem ampla proteção do estado, por ser uma instituição legitimamente civil mas que antes de ser civil já era divina, tendo em vista, sua promulgação no Éden pelo próprio Criador. O membro da Igreja de Cristo deve em todos os aspectos primar pela preservação da família e jamais exercer qualquer função ou cargo ministerial em detrimento desta. Porque ao obreiro compete: primeiro cuidar do seu cônjuge, de seus filhos e demais dependentes (pai ou mãe) para depois cuidar cuidar da Igreja.

"E disse o SENHOR Deus: Não é bom que o homem esteja só; far-lhe-ei uma adjutora que esteja como diante dele. Havendo, pois, o SENHOR Deus formado da terra todo animal do campo e toda ave dos céus, os trouxe a Adão, para este ver como lhes chamaria; e tudo o que Adão chamou a toda a alma vivente, isso foi o seu nome. E Adão pôs os nomes a todo o gado, e às aves dos céus, e a todo animal do campo; mas para o homem não se achava adjutora que estivesse como diante dele. Então, o SENHOR Deus fez cair um sono pesado sobre Adão, e este adormeceu; e tomou uma das suas costelas e cerrou a carne em seu lugar. E da costela que o SENHOR Deus tomou do homem formou uma mulher; e trouxe-a a Adão. E disse Adão: Esta é agora osso dos meus ossos e carne da minha carne; esta será chamada varoa, porquanto do varão foi tomada. Portanto, deixará o varão o seu pai e a sua mãe e apegar-se-á à sua mulher, e serão ambos uma carne". (Gênesis 2:18-24).  
"Mas, se alguém não tem cuidado dos seus e principalmente dos da sua família, negou a fé e é pior do que o infiel". (1Tm 5:8). 
"Honra a teu pai e a tua mãe, para que se prolonguem os teus dias na terra que o SENHOR, teu Deus, te dá. (Êxodo 20:12).
"O que ferir a seu pai ou a sua mãe certamente morrerá". (Êx 21:15).

IGREJA

A Igreja como o Corpo de Cristo é um organismo vivo, do qual somos membros por sua incomensurável graça – ela é formada por homens, mulheres, jovens e crianças de todas as raças e idades – qualquer conspiração da parte destes contra ela, em nada a prejudicará, por ser ela o Corpo do Senhor – ela subsiste a qualquer intempérie, ela é intocável a qualquer sistema político – ela independe do estado, assim como este é laico, todavia, contribui para sua subsistência na terra - ela é a esposa do Cordeiro – é através da Igreja que o homem é tirado do mundo; do reino do inferno e uma vez inserido no Corpo passa a fazer parte do reino do Céu ou reino de Deus.

1Jo 4:20 Se alguém diz: Eu amo a Deus e aborrece a seu irmão, é mentiroso. Pois quem não ama seu irmão, ao qual viu, como pode amar a Deus, a quem não viu?
1 Jo 3:15 Qualquer que aborrece a seu irmão é homicida. E vós sabeis que nenhum homicida tem permanente nele a vida eterna.
2 Co 6:14 Não vos prendais a um jugo desigual com os infiéis; porque que sociedade tem a justiça com a injustiça? E que comunhão tem a luz com as trevas?
1 Co 11:17 Nisto, porém, que vou dizer-vos, não vos louvo, porquanto vos ajuntais, não para melhor, senão para pior.
A Igreja como o Corpo de Cristo é um organismo vivo, do qual somos membros por sua incomensurável misericórdia – qualquer conspiração do homem contra ela, em nada a prejudicará, por ser ela o Corpo do Senhor – ela subsiste à qualquer intempérie, ela é intocável, ela é a esposa do Cordeiro. Para servir a Deus é necessário que o homem seja membro da Igreja do Senhor, fora disto não tem como.

TRABALHO

Todos temos que trabalhar, porque é do nosso trabalho que vem o alimento para nossa FAMÍLIA e MANTIMENTO PARA A DISPENSA DA IGREJA (Ml 3:10). Lc 3:14: E uns soldados o interrogaram também, dizendo: E nós, que faremos? E ele lhes disse: A ninguém trateis mal, nem defraudeis e contentai-vos com o vosso soldo. Sl 128:2: Pois comerás do trabalho das tuas mãos, feliz serás, e te irá bem. Jo 5:17: E Jesus lhes respondeu: Meu Pai trabalha até agora, e eu trabalho também. 2 Ts 3:8: Nem, de graça, comemos o pão de homem algum, mas com trabalho e fadiga, trabalhando noite e dia, para não sermos pesados a nenhum de vós; Sl 127:2: Inútil vos será levantar de madrugada, repousar tarde, comer o pão de dores, pois assim dá ele aos seus amados o sono. Gn 3:19 No suor do teu rosto, comerás o teu pão, até que te tornes à terra; porque dela foste tomado, porquanto és pó e em pó te tornarás.

MINISTÉRIO

O maior privilégio que um homem pode ter neste mundo é, além de fazer parte do Corpo de Cristo, ser chamado para o santo ministério. Uma vez chamado, este deve o desenvolver com todo o desvelo que merece a obra do Senhor. O obreiro para ser realmente aprovado deve acima de tudo ser um bom mordomo – mordomia da família, da Igreja, por ser membro do Corpo de Cristo; do emprego (trabalho) que Deus lhe propicia, dos bens, e de tudo quanto Deus confiar às nossas mãos.

1 Timóteo 3:5 (porque, se alguém não sabe governar a sua própria casa, terá cuidado da igreja de Deus?)

1 Coríntios 10:32 Portai-vos de modo que não deis escândalo nem aos judeus, nem aos gregos, nem à igreja de Deus.

1 Timóteo 1:12 E dou graças ao que me tem confortado, a Cristo Jesus, Senhor nosso, porque me teve por fiel, pondo-me no ministério.

2 Timóteo 4:5 Mas tu sê sóbrio em tudo, sofre as aflições, faze a obra de um evangelista, cumpre o teu ministério.

Atos 20:28 Olhai, pois, por vós e por todo o rebanho sobre que o Espírito Santo vos constituiu bispos, para apascentardes a igreja de Deus, que ele resgatou com seu próprio sangue.

1 Timóteo 3:12 Os diáconos sejam maridos de uma mulher e governem bem seus filhos e suas próprias casas.

1 Timóteo 3:13 Porque os que servirem bem como diáconos adquirirão para si uma boa posição e muita confiança na fé que há em Cristo Jesus.

Lucas 10:7 E ficai na mesma casa, comendo e bebendo do que eles tiverem, pois digno é o obreiro de seu salário. Não andeis de casa em casa.

1 Timóteo 5:
8 Mas, se alguém não tem cuidado dos seus e principalmente dos da sua família, negou a fé e é pior do que o infiel.

1 Timóteo 5:18 Porque diz a Escritura: Não ligarás a boca ao boi que debulha. E: Digno é o obreiro do seu salário.


2 Timóteo 2:15 Procura apresentar-te a Deus aprovado, como obreiro que não tem de que se envergonhar, que maneja bem a palavra da verdade.
O obreiro chamado pelo Senhor deve ter a consciência de que seu nome está inserido em Efésios 4:11, assim como deve estar certo de que não faz e jamais fará parte dos que estão inseridos em João 6:70; Jeremias 48:10; Mt 25:24-30.

1 Pedro 5:1-Aos presbíteros que estão entre vós, admoesto eu, que sou também presbítero com eles, e testemunha das aflições de Cristo, e participante da glória que se há de revelar:  apascentai o rebanho de Deus que está entre vós, tendo cuidado dele, não por força, mas voluntariamente; nem por torpe ganância, mas de ânimo pronto;  nem como tendo domínio sobre a herança de Deus, mas servindo de exemplo ao rebanho.  E, quando aparecer o Sumo Pastor, alcançareis a incorruptível coroa de glória.
_______________


CONCLUSÃO

Deus, Família, Igreja, Trabalho e Ministério são como elos de uma forte corrente

DEUS, é o cabeça de todas as coisas; nada existe sem Ele. É Ele que nos insere no rol da membresia do Corpo de Jesus Cristo, Seu Filho. Por Seu Santo Espírito somo lembrados todos os dias de fazer menção do Seu santo nome entre os homens, e honra-lo em espírito e em verdade.

FAMÍLIA, é através desta que viemos à existência – é com as famílias que se forma a Igreja. Do aconchego da família formamos o prolongamento da Igreja – é bom que o obreiro seja casado, tenha um lar, e com este honre ao Senhor. É dos membros das famílias que se forma uma sociedade sadia, administrável. É no seio da família que se forma o cidadão de bem – Deus deve ser honrado e glorificado na família do crente.

IGREJA, esta representa o Corpo do Senhor na terra. Jamais teremos comunhão com Deus se estivermos desligados da Igreja – precisamos estar ligados na terra para estarmos ligados no céu.

TRABALHO, é a provisão de Deus, através do qual temos o sustento para nossas famílias, bem como mantimento na dispensa da Igreja para socorro aos necessitados.

MINISTÉRIO, desde o princípio da criação que Deus usa homens e mulheres abnegados para o desempenho deste. É através do que fizermos no exercício do ministério que receberemos galardão da parte de Deus. Necessariamente não dependemos de um título ministerial para fazermos na Igreja, no trabalho ou em casa, enfim, a obra de Deus na terra.

_______________


Pr. Jorge Albertacci

 
Voltar para o conteúdo | Voltar para o Menu principal