Ir, ficar, ou não fazer nem uma coisa e nem outra? - Estudos Bíblicos

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur ad elit.
Morbi tincidunt libero ac ante accumsan.
Estudos Bíblicos
Pr. Jorge Albertacci
Levantai os vossos olhos para as terras que já estão brancas para a colheita. (João 4:35)
Ir para o conteúdo

Ir, ficar, ou não fazer nem uma coisa e nem outra?

Esboços
Lucas 24:49
 
Sobre quais dois aspectos cresceu a Igreja Primitiva ao obedecer ao duplo imperativo de Cristo? RESPOSTA: Ide e Pregai e Ide e Ensinai.

1. - Pregação, ato de proclamar em público, não necessariamente a um grupo fechado, a Palavra de Deus.

2. - Ide e Ensinai = ide e fazei discípulos. Os professores das escolas seculares, podem ensinar, somente por dominar a matéria, muitos não vivem o que ensinam.

3. - Os docentes do Evangelho além de ser necessário dominar a matéria que se propõe a ensinar (as quais eles sabem muito bem pois tiveram e têm o Espírito Santo com professor) precisam também de vivê-la.
 
PROCEDIMENTOS PARA IR

Entre a preparação do discípulo e o seu envio como obreiro ao campo ministerial, Cristo exige de cada um: - Ficai na Cidade - (Lucas 24:49: E eis que sobre vós envio a promessa de meu Pai; ficai, porém, na cidade de Jerusalém, até que do alto sejais revestidos de poder).
 
PORQUE DESTA EXIGÊNCIA FEITA PELO PRÓPRIO SENHOR?

Para ser enviado é necessário que o obreiro tenha demonstrado compromisso com a Igreja local, a saber:

a) - Ele deve ter experiência no cuidado com os toalhetes da Igreja, mesmo se para isto não tenha sido escalado;

b) - Ele deve ter mostrado cuidado com o zelo do local de reuniões da Igreja, mesmo que para isto não tenha sido escalado;

c) - Ele deve além de ter demostrado interesse, ter produzido frutos na evangelização;

d) - Ele deve ter experiência com pontos de pregação, congregações, culto nos lares e ao ar livre;

e) - Deve ter sido um aluno frequente da Escola Dominical, dos cultos de doutrina, de Santa Ceia e de oração;

f) - Enfim, antes de ir, ele deve compreender todas as necessidades da Igreja onde congrega, inclusive, promovendo meios de aplicar a assistência social aos necessitados;

g) - Para estar preparado, ele precisa falar pelo menos 80% da língua do seu pastor, e nas partes administrativas da Igreja, bem como nos assuntos ministeriais, nada menos do que 100% - Há um adágio que diz que toda unanimidade é burra, mas, em se tratando das coisas atinentes ao Reino de Deus, tem que ser unanimidade em tudo: Uma só fé, um só batismo, um só Senhor, um só Deus e Pai de todos, o qual é sobre todos, e por todos, e em todos. Se somos membros do mesmo corpo, poderia a orelha se desentender com o nariz, ou mesmo com a outra orelha? Claro que não. Logo, na Igreja do Senhor, a coerência tem de ser de 100% sim. Por este motivo é que na Igreja local existe, além do lado espiritual propriamente dito: os atos regimentais, como estatuto e regimento interno – pastor presidente, diretoria, ministério e as assembleias gerais (AGO e AGE) – sendo a assembleia geral o órgão máximo da Igreja como ente associativo. Toda esta forma de administração da Igreja do Senhor, existe, para que haja liberalidade entre seus membros, como nos diz a Palavra do Senhor nas palavras de Paulo em 2 Coríntios 9:13:  ...visto como, na prova desta administração, glorificam a Deus pela submissão que confessais quanto ao evangelho de Cristo, e pela liberalidade de vossos dons para com eles e para com todos... e ainda em sua carta aos Romanos 12:8:  ...ou o que exorta, use esse dom em exortar; o que reparte, faça-o com liberalidade; o que preside, com cuidado; o que exercita misericórdia, com alegria... Sendo que em nada a Bíblia Sagrada pode ser sobreposta, tendo em vista, ela ser a irreformável Constituição da Igreja do Senhor.
 
h) - É lamentável, mas, no atual sistema eclesiástico, muitos não vão e nem ficam, e pior, não ficam nem mesmo “encima do muro”. São aqueles que vivem sob uma hesitação horrível, aguardando o Senhor lhe mostrar o que e onde fazer a obra. Estes, na Igreja local, não são capazes de retirar um papel de bala-doce de cima do banco onde um visitante vai sentar. Mas, é capaz de ficar mostrando aquele papelzinho para todos os irmãos em forma de criticá-los.
 
CONCLUSÃO

Deixar de atender a ordem divina, configura desobediência. Todavia é bom ressaltar que conforme já anotei acima, para atender a este mandado do Senhor, não pode haver precipitação.
Ir quando se devia ficar, não é menos perigoso do que ficar quando se deveria ter ido. Veja alguns exemplos interessantes a seguir:

Davi ficou quando deveria ter ido à guerra - resultado pecou (2Sm 11:1-4). Além de cometer um adultério, ainda cometeu um homicídio, ficando permanentemente com a espada do Senhor sobre sua casa, que a partir de então se tornou praticamente um vale de sangue (2Sm 12:10): – Jonadabe aninhou entre seus filhos (2Sm 13:13); – Amnom violentou sua irmã Tamar (2Sm 13:10); – Absalão mata Amnom (2Sm 13:28-29); - Absalão conspira contra o próprio pai, Davi, e na guerra acaba morrendo acidentalmente (2Sm 13:13-37-15:12). Todos os envolvidos nesse episódio sangrento eram filhos do rei Davi, que ficou, quando deveria ter ido, menos Jonadabe que era seu sobrinho.
 
Outro caso foi o de Aimaás que partiu quando deveria ter ficado – Veja em 2Sm 18:29.

Da mesma sorte, das mais de 500 pessoas que haviam estado com Jesus, apenas aproximadamente 120 estavam no cenáculo e foram cheias (Atos 1:15; 1Coríntios 15:6). Observe que mais de 500 pessoas receberam a orientação do Senhor mais infelizmente a palavra nos mostra que somente 120 delas obedeceram à ordem, e permaneceram na cidade. O que estariam fazendo as outras 380 em um momento de muita oração?
Embora entendemos que, nesse tempo os crentes frequentavam o Templo, a sinagoga e o cenáculo, mas, o cenáculo era um lugar de maior privacidade para eles, já que em seus pensamentos, divergiam de seus irmãos hebreus, quanto ao Messias (1 Co 15:15). O certo é, que a Bíblia relata somente os 120 que estavam no cenáculo e que foram revestidos do poder do alto.
 
Jorge Albertacci
Pastor Emérito da Igreja Evangélica Assembleia de Deus do Retiro 
E-mail: prjorgealbertacci@yahoo.com.br
17/10/2014
Volta Redonda – Rio de Janeiro
Igreja Evangélica Assembleia de Deus em Volta Redonda
 
Voltar para o conteúdo