O Crente que tem o Espírito Santo de Deus em sua vida - Estudos Bíblicos

Buscar
Ir para o conteúdo

Menu principal:

O Crente que tem o Espírito Santo de Deus em sua vida

Esboço III > Esboço IV
__________


O CRENTE QUE TEM O ESPÍRITO SANTO
 
Isaías -51:11 - Lucas 11:13; João 20:22
 

01. E ungido e inteirado: 1João 2:27 - E a unção que vós recebestes dEle, fica em vós e não tem necessidade de que alguém vos ensine, mas, com a Sua unção vos ensina todas as coisas, e é verdadeira, e não é mentira - Está convencido - é sábio - não se envolve com doutrinas escusas.
 
02. Está sempre entusiasmado: Para evangelizar, para ajudar aos necessitados, e para testemunha r de Jesus.
 
03. É de Deus: Romanos 8:9 - Vós porém, não estais na carne, mas no espírito, se é que o Espírito Santo de Deus habita em vós, mas se alguém não tem o Espírito de Cristo, esse tal não é dEle.
 
04. Não vai ficar embaixo da terra: Romanos 8:11 - E se o Espírito daquele que dos mortos ressuscitou a Jesus habita em vós, aquele que dos mortos ressuscitou a Cristo, também vivificará os vossos corpos mortais, pelo Espírito que habita em vós.
 
05. Tem certeza de que é filho de Deus: Romanos 8:16 - O mesmo Espírito, testifica com o nosso espírito que somos filhos de Deus.
 
06. Está Liberto: Romanos 8:1-5 - Portanto agora, nenhuma condenação há para os que estão em Cristo Jesus, que não andam segundo a carne, mas segundo o espírito.
 
07. Aprende na faculdade do Céu: 1Coríntios 2:13 - As quais também falamos, não com as palavras de sabedoria humana, mas com as que o Espírito Santo ensina.
 
08. Está vazio das coisas do mundo: 1Coríntios 3:16-17  - Não sabeis vós que sois o templo de Deus, e que o Espírito de Deus habita em vós. Se alguém destruir o templo de Deus, Deus o destruirá; porque o templo de Deus que sois vós é santo.
 
09. Está selado, marcado, para ser propriedade exclusiva de Deus: Efésios 1:13 -
Em quem também vós estais, depois que ouvistes a palavra da verdade, o evangelho da vossa redenção; e tendo nele crido, fostes selados com o Espírito da Promessa.
 
10. Já recebeu a parcela inicial, por conta do que vai no receber no céu em seu poder: Efésios: 1:14 - O qual é o penhor da nossa herança, para redenção da possessão de Deus, para louvor da Sua glória.
 
11. Recebeu no Dia de Pentecostes: Atos 1:5, 8 - Mas recebereis a virtude do Espírito Santo, que há de vir sobre vós; e ser-me-eis testemunhas, tanto em Jerusalém como em toda a Judéia e Samaria, e até aos confins da terra.

A AÇÃO DO ESPÍRITO NA VIDA DO CRENTE

Como Ensinador
   • - Ele leva o crente a toda verdade. Ajuda-o na interpretação e compreensão correta da Palavra de Deus dando continuidade a obra iniciada por Cristo no mundo (Mt 10.20; Jo 14:26; 1 Jo 4:1,2).

Como Consolador
   • - A obra do Espírito Santo inclui o seu papel como Espírito da Verdade que habita em nós. Ele ensina todas as coisas e faz lembrar tudo o que Cristo disse, além de consolar-nos (Jo 14:16,26; 15:26).
 
Como Promessa
  • - Ele é o penhor que garante a nossa herança futura em Cristo Jesus. É a garantia de Deus de que a Igreja é propriedade exclusiva dEle, operando poderosamente no Corpo de Cristo (Ef 1:13,14).

Os nomes do Espírito Santo estão relacionados à sua obra e caráter. Entre os hebreus, o nome não era utilizado apenas para distinguir as pessoas, mas também para revelar-lhes o caráter e a índole (Gn 25:26). Vejamos, pois, alguns dos nomes do Espírito Santo.

O NOMES DO ESPIRITO SANTO

1. Nomes do Espírito Santo relacionados à Trindade: Na Palavra de Deus, há vários nomes que descrevem a deidade do Espírito Santo: Espírito de Deus, Espírito do Senhor, Espírito de Cristo e Espírito de Seu Filho (Gn 1:2; Is 11:2; Gl 4:16; Fp 1:19). Encontramos também nomes que relacionam o Espírito Santo diretamente a Deus e a Jesus: Espírito de Jesus (At 16:7) e Espírito do nosso Deus (1 Co 6:11).

2. O Consolador: Este é um dos nomes mais conhecidos do Espírito Santo. Ao ouvirem o Senhor anunciar a sua ascensão, os discípulos ficaram preocupados. Quem haveria de ajudá-los? O Mestre aquieta-lhes os corações, assegurando-lhes que não ficariam órfãos. Nós também não estamos sós neste mundo que jaz no maligno. Contamos com a doce presença do Espírito Santo. Jesus prometeu aos discípulos: “E eu rogarei ao Pai, e ele vos dará outro Consolador, para que fique convosco para sempre” (Jo 14:16). Ele está conosco! Você tem sentido a meiga presença do Consolador? No grego, a palavra Consolador significa paracleto, e segundo a Bíblia de Estudo Pentecostalparacleto é “alguém chamado a ficar ao lado de outro para ajudar”.

3. O Espírito da Verdade: O Consolador tem como missão revelar a verdade de Deus em Jesus Cristo (Jo 14:6). O Espírito Santo convence o homem do pecado, da justiça e do juízo (Jo 16:8), levando-o a crer na única Verdade — Jesus Cristo.

4. Espírito de Graça: Sem o Espírito Santo não há arrependimento. É Ele quem nos convence dos nossos erros. Sem arrependimento verdadeiro, não há salvação pela graça. O Consolador comunica a graça de Deus a nós (Hb 10:29 e Zc 12:10).

5. Espírito de Vida: Sem o Espírito Santo, estaríamos mortos em nossos delitos e pecados (Ef 2:1). Ele operou em nós o novo nascimento e deu-nos nova vida em Cristo (2 Co 5:17).
 
 OS SÍMBOLOS DO ESPÍRITO SANTO
 
1. Fogo (Lc 3:16): No Antigo Testamento, “o fogo” fazia parte da liturgia hebreia: simbolizava a presença de Deus, a purificação e o juízo divino (Êx 3:2; Sl 50:3; Is 6:1-7). Em Lucas 3:16, o fogo é apresentado como elemento purificador na vida de quem recebe o batismo com o Espírito Santo. O Consolador ajuda-nos a viver em santidade, pois, em nós, efetua a santificação (2 Ts 2:13). Já regenerados pelo Espírito Santo, tornamos nosso corpo templo do Espírito Santo (1 Co 6:19). Isto significa que todas as nossas ações devem visar a glória de Deus. Ao sermos redimidos do mundo, passamos a pertencer unicamente a Ele. Deixe que o fogo do Espírito queime-lhe toda a impureza, fazendo real a presença de Deus em sua vida.

2. Água, rio e chuva (Jo 7:37-38): A água é vital para a natureza. Sem ela, o ser humano não vive. Deus utiliza-se desse elemento indispensável à existência para mostrar que o Espírito Santo sacia toda a nossa sede espiritual. No plano espiritual, água, rios e chuvas simbolizam o mover do Espírito na vida dos que recebem a Cristo (Jo 4.14). A renovação que a água produz significa a operação miraculosa do Espírito Santo na vida do homem, produzindo a regeneração e a vivificação espirituais (Tt 3:5). Em Isaías 44:3, o Senhor promete derramar água sobre o sedento, e rios sobre a terra seca. O profeta falava a respeito do derramamento do Espírito Santo sobre uma geração vindoura. A profecia começou a cumprir-se no dia de Pentecostes e prossegue através do Movimento Pentecostal, o maior avivamento da história da Igreja Cristã.

3. Selo (2 Co 1:21-22; Ef 1:13): Segundo o pastor Antonio Gilberto, “nos tempos bíblicos, o selo era usado para designar a posse de uma pessoa sobre algum objeto ou coisa por ela selada”. O selo indica propriedade, posse. Fomos selados pelo Espírito Santo quando aceitamos a Cristo como nosso único e suficiente Salvador. Hoje, pela fé, somos propriedade particular de Deus. Quando Cristo voltar para buscar a sua Igreja, subiremos com Ele, pois o Senhor virá buscar aqueles que lhe pertencem.  Como podemos ter certeza de que fomos selados? Segundo as Escrituras, o próprio Espírito Santo testifica com o nosso espírito que pertencemos a Deus (Rm 8:16). Não podemos nos esquecer que o Espírito Santo também é o penhor da herança celestial (Ef 1:14), isto é, a garantia de que receberemos a nossa herança, pois somos coerdeiros de Cristo (Rm 8:17a).

Mediante o estudo dos nomes e símbolos do Espírito Santo, aprendemos mais sobre a sua obra e o seu caráter. Quando entregamos nossas vidas a Jesus Cristo, crendo nEle como Salvador pessoal, o Espírito Santo passa habitar em nós. Ele é a nossa garantia de que somos do Senhor. Pertencemos a Deus! Vivamos então de maneira santa, agradando ao Senhor e ao Espírito Santo que habita em nós.

 
CONCLUSÃO

O Espírito Santo não é uma força, influência ou poder emanado de Deus. Ele é a Terceira Pessoa da Santíssima Trindade. Sua atuação na Bíblia é marcante e plena: vai do Gênesis ao Apocalipse. A Palavra de Deus no-lo mostra como uma pessoa que age, decide, guia e cumpre o plano de salvação que o Pai traçou para a humanidade através do sacrifício vicário de seu Unigênito.  Neste esboço, estudamos sobre os nomes e símbolos do Espírito Santo. Por que este assunto é tão importante? Os nomes e símbolos do Espírito Santo revelam seu caráter e obra. Se quisermos aprender mais a respeito da fé pentecostal, precisamos conhecer melhor o caráter e o ministério do Consolador. 

Glorifiquemos a Deus que nos concedeu do seu poder, da sua unção, da sua graça as consolações do seu Santo Espírito! Agora, podemos testemunhar em todos os lugares da terra, para nações, tribos e línguas! ALELUIA!!!
__________

Jorge Albertacci
Pastor Emérito
da Assembleia de Deus do Retiro
Volta Redonda - RJ
Fonte de Pesquisa:
Lições Bíblicas CPAD - 2º Trimestre de 2011
 
Voltar para o conteúdo | Voltar para o Menu principal