Porque Atentar Para Uma Tão Grande Salvação - Estudos Bíblicos

Buscar
Ir para o conteúdo

Menu principal:

Porque Atentar Para Uma Tão Grande Salvação

Soteriologia
_____________

PORQUE ATENTAR PARA UMA TÃO GRANDE SALVAÇÃO?

(Tito 2:11)

"Porque a graça de Deus se há manifestado, trazendo salvação a todos os homens" 

INTRODUÇÃO

Salvação é a maior riqueza ao alcance de todos quantos aceitarem a Cristo Jesus como único e suficiente Salvador. Ela chegou a nós através da manifestação da graça de Deus em Cristo Jesus. A patir do primeiro livro da Bíblia, Gênesis 3:15, nossa salvação foi mencionada, mas, na verdade, Deus Pai já tinha Sua Igreja em Seu plano ainda antes que hovesse mundo. Reiterando, O plano de salvação não foi elaborado por Deus no momento em que surgiu o pecado no mundo. A Bíblia diz que antes de criar o mundo Deus já havia criado o plano da salvação. A salvação é resultado do imensurável amor de Deus e não do pecado humano. O plano de salvação revela o caráter amoroso de Deus, não um desespero ou uma emergência diante de uma tragédia imprevista.  O plano de salvação do pecador foi o lenitivo elaborado na eternidade e para a eternidade, predito por Deus na história e levado a efeito na dispensação da graça, na vida, morte, ressurreição e ascenção de Jesus à destra do Pai. 

ESBOÇO

PORQUE COM MAIS DILIGÊNCIA?
Porque é recomendação bíblica e a demonstração do cuidado de Deus para com a humanidade. E é até um ato de gratidão a Deus por tudo quanto Ele fez por nós!
 
PORTANTO, CONVÉM-NOS ATENTAR 
com mais diligência, para as coisas que já temos ouvido, para que, em tempo algum, nos desviemos delas.  Porque, se a palavra falada pelos anjos permaneceu firme, e toda transgressão e desobediência recebeu a justa retribuição,  como escaparemos nós, se não atentarmos para uma tão grande salvação, a qual, começando a ser anunciada pelo Senhor, foi-nos, depois, confirmada pelos que a ouviram;  testificando também Deus com eles, por sinais, e milagres, e várias maravilhas, e dons do Espírito Santo, distribuídos por sua vontade? (Hb 2:1-4).

PORQUE O SALÁRIO DO PECADO 
é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna, por Cristo Jesus, nosso Senhor. Romanos (6:23). Em Cristo fomos alcançados por este dom gratuito que livrou-nos deste salário que leva o pecador impenitente à morte eterna – a morte espiritual.

PORQUE TODOS PECARAM 
e destituídos estão da glória de Deus (Rm 3:23). Não houve sequer um que tenha se livrado do pecado fora de Jesus - E em nenhum outro há salvação, porque também debaixo do céu nenhum outro nome há, dado entre os homens, pelo qual devamos ser salvos.  (Atos 4:12).

PORQUE FOSTES COMPRADOS 
por bom preço; glorificai, pois, a Deus no vosso corpo e no vosso espírito, os quais pertencem a Deus. (1Co 6:20).

FOSTES COMPRADOS POR BOM PREÇO 
não vos façais servos dos homens (1Co 7:23).
 
E ISTO DIGO, CONHECENDO O TEMPO que é já hora de despertarmos do sono; porque a nossa salvação está, agora, mais perto de nós do que quando aceitamos a fé (Rm 13:11).
 
CERTAMENTE QUE A SALVAÇÃO ESTÁ PERTO 
daqueles que o temem, para que a glória habite em nossa terra (Sl 85:9).
 
TORNA A DAR-ME A ALEGRIA 
da tua salvação e sustém-me com um espírito voluntário (Sl 51:12).
 
EM NENHUM OUTRO HÁ SALVAÇÃO 
porque também debaixo do céu nenhum outro nome há, dado entre os homens, pelo qual devamos ser salvos (At 4:12).

PORQUE NÃO ME ENVERGONHO 
do evangelho de Cristo, pois é o poder de Deus para salvação de todo aquele que crê, primeiro do judeu e também do grego (Rm 1:16).
 
EM QUEM TAMBÉM VÓS ESTAIS 
depois que ouvistes a palavra da verdade, o evangelho da vossa salvação; e, tendo nele também crido, fostes selados com o Espírito Santo da promessa (Ef 1:13).
 
PELA FÉ, NOÉ, DIVINAMENTE 
avisado das coisas que ainda não se viam, temeu, e, para salvação da sua família, preparou a arca, pela qual condenou o mundo, e foi feito herdeiro da justiça que é segundo a fé (Hb 11:7).
 
OS MEUS OLHOS PROCURARÃO 
os fiéis da terra, para que estejam comigo; o que anda num caminho reto, esse me servirá (Sl 101:6).
 
EIS QUE OS OLHOS DO SENHOR 
estão sobre os que o temem, sobre os que esperam na sua misericórdia (Sl 33:18).
 
OS OLHOS DO SENHOR 
estão sobre os justos; e os seus ouvidos, atentos ao seu clamor (Sl 34:15).
 
PORQUE DEVEMOS GUARDAR O QUE TEMOS
Eis que venho sem demora; guarda o que tens, para que ninguém tome a tua coroa (Ap 3:11). Tendo conhecimento da aproximação da sua iminente derrota, satanás se apressa em tomar dos servos do Senhor tudo quanto dele recebeu. Satanás com sua astúcia mostra para o pecador algo apetitoso assim como o pescador experiente para o peixe ao lançar nas águas o seu anzol  envolto com a isca, às vezes fétida, de modo a provocar a voracidade da sua presa.

CONCLUSÃO

Nunca devemos tirar os olhos de Deus o Pai, nem de Jesus e nem do Santo Espírito do Senhor, visto que, no Salmo 45:21-23 consta o grande convite de Deus: "Anunciai, e chegai-vos, e tomai conselho todos juntos; quem fez ouvir isto desde a antiguidade? Quem desde então o anunciou? Porventura não sou eu, o Senhor? Pois não há outro Deus senão eu; Deus justo e Salvador não há além de mim.  Olhai para mim, e sereis salvos, vós, todos os termos da terra; porque eu sou Deus, e não há outro.  Por mim mesmo tenho jurado, já saiu da minha boca a palavra de justiça, e não tornará atrás; que diante de mim se dobrará todo o joelho, e por mim jurará toda a língua."  Não somente o nosso olhar, mas, o nosso ouvido, nosso pensamento, bem como, todo o nosso ser deve estar sempre focado em Deus, porque fora dele, nada há que pode nos salvar. Em Hebreus 12:2 assim espressa o escritor sagrado:  "Olhando para Jesus, autor e consumador da fé, o qual, pelo gozo que lhe estava proposto, suportou a cruz, desprezando a afronta, e assentou-se à destra do trono de Deus." Para que fóssemos salvos - alcançados pela graça, o próprio Salvador disse em João 3:14-18:  "E, como Moisés levantou a serpente no deserto, assim importa que o Filho do Homem seja levantado, 15 para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.  Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna. Porque Deus enviou o seu Filho ao mundo não para que condenasse o mundo, mas para que o mundo fosse salvo por ele. Quem crê nele não é condenado; mas quem não crê já está condenado, porquanto não crê no nome do unigênito Filho de Deus."


_____________


Pastor Jorge Albertacci 
Assembleia de Deus em Volta Redonda
Rio de Janeiro
Filiado às Conveções: CONFRADERJ e CGADB
 
Voltar para o conteúdo | Voltar para o Menu principal