O Úlltimo Diálogo de Jesus Com Seus Discípulos Igreja Primitiva - Estudos Bíblicos

Buscar
Ir para o conteúdo

Menu principal:

O Úlltimo Diálogo de Jesus Com Seus Discípulos Igreja Primitiva

Igreja

__________


O ÚLTIMO DIÁLOGO DE JESUS COM OS DISCÍPULOS DEPOIS DA RESSURREIÇÃO

Atos dos Apóstolos 1:4-12
 

"E, estando JESUS com eles, determinou-lhes que não se ausentassem de Jerusalém, mas que esperassem a promessa do Pai, que, disse ele, de mim ouvistes."
 
I
 
Lucas 24:49; cumprimento às profecias: Isaías 44:3; Joel 2:28-32.

________________
 

05 - Porque, na verdade, João batizou com água, mas vós sereis batizados com o Espírito Santo, não muito depois destes dias.

 
II

Mateus 3:11; Atos 1:5; Atos 2:1-4; Atos 8:5-17; Atos 9:17-18; Atos 10:44-48; Atos 19:1-6.
 
________________
 
 
06 - Aqueles, pois, que se haviam reunido perguntaram-lhe, dizendo: Senhor, restaurarás tu neste tempo o reino a Israel?
 
III
 
Os discípulos, assim como nos dias de hoje, vendo, ouvindo e sentindo os mais importantes milagres e sinais do céu acontecerem no meio deles – esperavam na verdade que JESUS restabelecesse o reino a Israel, mediante as agruras sofridas pelo domínio de Roma. Claro que, JESUS deu-lhes a resposta que muitos crentes necessitam ainda hoje, em pleno século XXI:
 
________________
 
 
07 - E disse-lhes: Não vos pertence saber os tempos ou as estações que o Pai estabeleceu pelo seu próprio poder.
 
________________
 

08 - Mas recebereis a virtude do Espírito Santo, que há de vir sobre vós; e ser-me-eis testemunhas, tanto em Jerusalém como em toda a Judéia e Samaria, e até aos confins da terra.
 
IV
 
JESUS, não veio restaurar o sistema político que eles viviam sob ele, mas, sim, restabelecer o sistema espiritual, decaído, e crônico que reinava em Israel. Em João 17, JESUS, em Sua oração sacerdotal, deixou claro que o Seu reino não era deste mundo.

V
 
Estas foram as últimas palavras de JESUS, antes de voltar para o Seu lugar no céu.

________________
 
 
09 - E, quando dizia isto, vendo-o eles, foi elevado às alturas, e uma nuvem o recebeu, ocultando-o a seus olhos.
 
________________
 

10 - E, estando com os olhos fitos no céu, enquanto ele subia, eis que junto deles se puseram dois homens vestidos de branco.
 
________________
 
 
11 Os quais lhes disseram: Homens galileus, por que estais olhando para o céu? Esse Jesus, que dentre vós foi recebido em cima no céu, há de vir assim como para o céu o vistes ir.
 
VI
 
Concluído este ato, o SENHOR lhes conforta, da mesma forma, que ainda hoje, conforta a todos quantos o aceita como único e suficiente Salvado das suas almas. Doravante, somente lhes restava voltar para o lugar da oração!
 
________________
 

12 Então voltaram para Jerusalém, do monte chamado das Oliveiras, o qual está perto de Jerusalém, à distância do caminho de um sábado.

__________

Jorge Albertacci
Pastor Emérito da Assembleia de Deus
Retiro - Volta Redonda



 
 
Voltar para o conteúdo | Voltar para o Menu principal