A Sabedoria que vem de Deus - Ensina-nos a Contar os Nossos Dias - Estudos Bíblicos

Buscar
Ir para o conteúdo

Menu principal:

A Sabedoria que vem de Deus - Ensina-nos a Contar os Nossos Dias

Esboço III > Esboço IV
________

ENSINA-NOS A CONTAR OS NOSSOS DIAS
Salmos 90:12 

INTRODUÇÃO
 
À medida em que o tempo passa, nós aprendemos e nos aproximamos mais e mais de Deus. A cada dia na presença de Deus, alcançamos novas experiências com Ele.  Pois Ele Ensina-nos a contar os nossos dias, de tal maneira que alcancemos coração sábio. Segundo as palavras de Salomão o temor do Senhor é o princípio da sabedoria, e a ciência do Santo, a prudência. Provérbios 9:10.

ESBOÇO
 
1. O Espírito Santo nos ensina: 

- Mas aquele Consolador, o Espírito Santo, que o Pai enviará em meu nome, vos ensinará todas as coisas e vos fará lembrar de tudo quanto vos tenho dito. João 14:26.
 
2. Jesus nos ensina: 
 
- Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração, e encontrareis descanso para a vossa alma. Mateus 11:29.
 
3. Deus Pai nos ensina: 
 
- Agora, pois, ó Israel, ouve os estatutos e os juízos que eu vos ensino, para os cumprirdes, para que vivais, e entreis, e possuais a terra que o SENHOR, Deus de vossos pais, vos dá. Deuteronômio 4:1.
 
- Porque tudo que dantes foi escrito para nosso ensino foi escrito, para que, pela paciência e consolação das Escrituras, tenhamos esperança. Romanos 15:4. 
 
4. O temor que temos ao Senhor, nos ensina: 
 
- O temor do SENHOR é o princípio da sabedoria; bom entendimento têm todos os que lhe obedecem; o seu louvor permanece para sempre. Provérbios 9:10  O temor do SENHOR é o princípio da sabedoria, e a ciência do Santo, a prudência. Salmos 111:10.
 
5. A vida nos ensina: 
 
- Ensina-nos a contar os nossos dias, de tal maneira que alcancemos coração sábio. Sl 90:12.
 
6. A Igreja nos ensina: 
 
- Uma coisa pedi ao SENHOR e a buscarei: que possa morar na Casa do SENHOR todos os dias da minha vida, para contemplar a formosura do SENHOR e aprender no seu templo. Salmos 27:4.
 
7. A Convivência com os santos nos ensina: 
 
-  Portanto, consolai-vos uns aos outros com estas palavras. 1Ts 4:18.
 
8. Aprendemos coisas de altíssimo valor: 
 
- Tu, porém, permanece naquilo que aprendeste e de que foste inteirado, sabendo de quem o tens aprendido. 2Timóteo 3:14.
 
- Porque não vos fizemos saber a virtude e a vinda de nosso Senhor Jesus Cristo, seguindo fábulas artificialmente compostas, mas nós mesmos vimos a sua majestade. 2Pedro 1:16.
 
9. O mundo é passageiro: 
 
- E o mundo passa, e a sua concupiscência; mas aquele que faz a vontade de Deus permanece para sempre. 1João 2:17 
 
- A duração da nossa vida é de setenta anos, e se alguns, pela sua robustez, chegam a oitenta anos, o melhor deles é canseira e enfado, pois passa rapidamente, e nós voamos. Salmos 90:10.
 
10. A sabedoria que vem de Deus: 
 
- Quem dentre vós é sábio e inteligente? Mostre, pelo seu bom trato, as suas obras em mansidão de sabedoria.  Mas, se tendes amarga inveja e sentimento faccioso em vosso coração, não vos glorieis, nem mintais contra a verdade. Essa não é a sabedoria que vem do alto, mas é terrena, animal e diabólica.  Porque, onde há inveja e espírito faccioso, aí perturbação e toda obra perversa.  Mas a sabedoria que vem do alto é, primeiramente, pura, depois, pacífica, moderada, tratável, cheia de misericórdia e de bons frutos, sem parcialidade e sem hipocrisia. Tiago 3:13-17.
 
CONCLUSÃO
 
Nessa noite Deus apareceu a Salomão e disse-lhe: “Pede-me o que quiseres e dar-to-ei!” Salomão respondeu: “Ó Deus, tu foste extremamente bondoso para com o meu pai David, e agora deste-me o reino. Só pretendo que as tuas promessas se confirmem! A tua palavra, dirigida a David meu pai, concretizou-se, e fizeste-me rei sobre um povo tão numeroso como o pó da terra! Dá-me agora sabedoria e conhecimento para os governar com competência. Porque quem seria capaz de dirigir sozinho uma tão grande nação como esta?” 2Crônicas 7:9. Diante da resposta de Salomão, Deus dotou-o com sabedoria. Toda inteligência de Salomão foi adquirida direto de Deus. Nos nossos dias, o Senhor continua agindo da mesma forma, sendo representado pelo Seu Espírito Santo, prometido pelo Senhor Jesus no tempo em que voltaria para o Seu lugar à destra do Pai e que o Espírito ficaria conosco. João capítulos 14 a 16.

________
 
 
 
Jorge Albertacci
Pastor Emérioto daAssembleia de Deus
Retiro - Volta Redonda - RJ

 
 
 
Voltar para o conteúdo | Voltar para o Menu principal