Quem não gosta da Igreja, bom sujeito não é - Estudos Bíblicos

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur ad elit.
Morbi tincidunt libero ac ante accumsan.
Estudos Bíblicos
Pr. Jorge Albertacci
Levantai os vossos olhos para as terras que já estão brancas para a colheita. (João 4:35)
Ir para o conteúdo

Quem não gosta da Igreja, bom sujeito não é

Igreja
A IGREJA FOI FUNDADA POR JESUS

Agora é pra valer: o que dá Ibope e gera receita é falar mal da Igreja! "A Igreja" não tem cara, não tem personalidade jurídica, a Igreja não se defende. É como chutar cachorro morto. Com a proliferação de websites e blogs, muita gente dispara: "Eu não vou mais à Igreja". "A Igreja sou eu, vou cultuar sozinho". "Igreja não leva ninguém para o céu". "Igreja é latifúndio de pastor". "Igreja é para gente atrasada". E por aí vai. Marqueteiros, vendedores, blogueiros, artistas (que nunca foram "muito" crentes mesmo), diretor de faculdade, pastores, gente graúda e gente miúda, desviados também. Todo mundo resolveu bater na Igreja. Hipocrisia. Para dizer o mínimo!

Eu não tenho procuração "da Igreja" para defendê-la, nem ela precisa disso, mas considere o seguinte. Quem é a Igreja? Fala-se muito sobre a Igreja. Mas que Igreja? Dê nomes. Verifique se sua bronca não é contra o modo de governo da Igreja: episcopal, presbiteriano, democrático, células. O problema pode ser no modo como a sua Igreja entende a eclesiologia. Aí o problema não é "da Igreja", mas da teologia de alguém que iniciou o seu grupo dentro desse molde. Mas há outros modelos de governo e isso não tem a ver com a Igreja em si.

Pode ser que você não goste da panelinha que muitos chamam "ministério". Aí o problema não é "da Igreja", mas seu, que permite a panelinha estar onde está e fazer o que faz. Oriente-se, estude, envolva-se e uma hora a "panelinha" terá que ser desfeita. Ou então admita, como Lutero, que não adianta sair da Igreja, pois não há Igreja perfeita. O jeito é reformá-la de dentro para fora, e aí você terá apoio de muitos outros que estão no mesmo barco.

Verifique se o que você chama de "Igreja" não são alguns pregadores, tele-evangelistas, artistas, gente que faz campanhas e subtraem dinheiro "da Igreja" em benefício próprio. A Igreja não é essa gente, ela "contém" essa gente. Nunca leu na Bíblia (provavelmente não) que o joio está onde o trigo está? Assim, sempre teremos o joio, ele faz parte da Igreja, mas o joio não é a igreja.

Então não justifica falar mal da Igreja. Veja também se o problema não é você! Sim, nós é que formamos a Igreja. Já imaginou isso? Há quem não mova uma palha, mas adora falar mal de quem? Da Igreja, coitada dela. O problema é que "a Igreja" não é pra qualquer um. Gente que quer falar palavrão (agora é moda); viver como um nababo; deixar-se atrair pelas delícias do jardim do vizinho; gente frustrada que quer desabafar; gente que precisa de atenção e paparicos, não gosta de ser enquadrado pelas exigências naturais da Bíblia para quem quer ser discípulo.
É simples, o problema não é a Igreja; ela nada tem a ver com isso.

Parafraseando o velho samba, quem fala mal da Igreja, bom sujeito não é, é ruim da cabeça ou não está em pé. (Quem está em pé, cuide para que não caia, 1Co 10.12).

O Livro dos Diáconos do Professor Magno Paganelli

Publicado por Pastor Jorge Albertacci

Voltar para o conteúdo