________
Êxodo 28:36; Levítico 20:7; Hebreus 12:14-16; 1 Pedro 1:16
Texto Bíblico Introdutório
"Também farás uma lâmina de ouro puro e nela gravarás à maneira de gravuras de selos: Santidade ao SENHOR. Portanto, santificai-vos e sede santos, pois eu sou o SENHOR, vosso Deus. Portanto, santificai-vos e sede santos, pois eu sou o SENHOR, vosso Deus" - "Portanto santificai-vos, e sede santos, pois eu sou o Senhor vosso Deus" - "Porquanto está escrito: Sede santos, porque eu sou santo." "Segui a paz com todos, e a santificação, sem a qual ninguém verá o Senhor; tendo cuidado de que ninguém se prive da graça de Deus, e de que nenhuma raiz de amargura, brotando, vos perturbe, e por ela muitos se contaminem. E ninguém seja devasso, ou profano, como Esaú, que por uma refeição vendeu o seu direito de primogenitura.
INTRODUÇÃO
A santificação é o ato de separar-se do que é impuro e pecaminoso para dedicar-se a Deus, somente a Ele. As Escrituras ensinam uma vida de santificação para tdos os servos sem a qual ninguém verá o Senhor, ninguém verá a Deus.
COMENTÁRIO
Somente através do poder do Espírito Santo do Senhor é que pode haver um convencimento dentro de nós, em nossos corações, e assim seremos capazes de obedecer ao mandamento do Senhor quando disse: Sede santo, porque Eu Sou santo, e assim termos a santidade em nós também. Sempre preparados para o tão auspicioso dia do Arrebatamento da Igreja ao Céu.
O PROCESSO DA SANTIFICAÇÃO
A santificação é realizada no crente pelo reconhecimento da identificação com Cristo em Sua morte e ressurreição. Quando nós nos convertemos ao Senhorio de Cristo, nascemos de novo, somos libertados das correntes do pecado, logo, somos revestidos de um novo homem.
Àquela velha natureza não terá mais domínio sobre o nosso corpo. Por que, uma vez santificados, nosso espírito, alma e corpo passam a ser dominados pelo Santo Espírito de Deus e de igual modo, preservados somente para Ele. E conformidade com o que recomendou o apóstolo São Paulo: "Porque esta é a vontade de Deus, a vossa santificação; que vos abstenhais da fornicação; Que cada um de vós saiba possuir o seu vaso em santificação e honra; Não na paixão da concupiscência, como os gentios, que não conhecem a Deus." (1Tessalonicenses 4:3-5).
A santidade na vida do crente é sua maior arma contra as hostes infernais, conforme declara Pedro em sua primeira carta 1:13-17: -“Portanto cingido os vossos lombos do vosso entendimento, sede sóbrios, e esperai inteiramente na graça que se vos ofereceu na revelação de Jesus Cristo. Como filhos obedientes, não vos conformando com as concupiscências que antes havia em vossa ignorância. Mas como é santo aquele que vos chamou, sede vós também santos em toda a vossa maneira de viver”
Nos relatos de Paulo em sua carta aos Romanos 6:19, podemos entender o cuidado que ele como apóstolo, ministro de Deus, tinha com a Igreja do Senhor: “Falo como homem, pela fraqueza da vossa carne; pois que, assim como apresentastes os vossos membros para servirem à imundícia e à maldade para a maldade, assim apresentai agora os vossos membros para servirem à justiça para a santificação” (Romanos 6:19).
CONCLUSÃO
Portanto, tornai a levantar as mãos cansadas e os joelhos desconjuntados, e fazei veredas direitas para os vossos pés, para que o que manqueja se não desvie inteiramente; antes, seja sarado. Segui a paz com todos e a santificação, sem a qual ninguém verá o Senhor, tendo cuidado de que ninguém se prive da graça de Deus, e de que nenhuma raiz de amargura, brotando, vos perturbe, e por ela muitos se contaminem. E ninguém seja fornicador ou profano, como Esaú, que, por um manjar, vendeu o seu direito de primogenitura. Porque bem sabeis que, querendo ele ainda depois herdar a bênção, foi rejeitado, porque não achou lugar de arrependimento, ainda que, com lágrimas, o buscou - (Hebreus 12:12-17).
Em Jesus Tens a Palma da Vitória
Harpa CriEm Jesus Tens a Palma da Vitória
75 da Harpa Cristã
1
Tentado, não cedas, ceder é pecar,
Melhor e mais nobre, será triunfar,
Coragem, ó crente, domina o teu mal.
Deus pode livrar-te de queda fatal.
Côro
Em Jesus tens a palma
Da vitória, minh’alma
E também doce calma
Pelo sangue da cruz!
2
Evita o pecado, procura agradar
A Deus, a quem deves no corpo exaltar
Não manches teus lábios com impura vóz
Defende tua alma do vício atroz.
3
Sê manso e benigno, qual morto até.
Na rocha eterna, firma tua fé
Veraz é teu dito: de Deus é teu ser?
T'espera a coroa, tu podes vencer.
________
Pr. Jorge Albertacci
Assembleia de Deus em Volta Redonda
Rio de Janeiro.