Dia da Bíblia
Bibliologia
DIA DA BÍBLIA
Informações Fornecidas, pela SBB – Sociedade Bíblica do Brasil
Celebrado no segundo domingo de dezembro, o Dia da Bíblia foi criado em 1549, na Grã-Bretanha pelo Bispo Cranmer, que incluiu a data no livro de orações do Rei Eduardo VI. O Dia da Bíblia é um dia especial, e foi criado para que a população intercedesse em favor da leitura da Bíblia. No Brasil a data começou a ser celebrada em 1850, quando chegaram da Europa e EUA os primeiros missionários cristãos evangélicos. Porém, a primeira manifestação pública aconteceu quando foi fundada a Sociedade Bíblica do Brasil, em 1948, no Monumento do Ipiranga, em São Paulo (SP). E, graças ao trabalho de divulgação das Escrituras Sagradas, desempenhado pela entidade, o Dia da Bíblia passou a ser comemorado não só no segundo domingo de dezembro, mas também ao longo de toda a semana que antecede a data.
Desde dezembro de 2001, essa comemoração tão especial passou a integrar o calendário oficial do país, graças à Lei Federal 10.335, que instituiu a celebração do Dia da Bíblia em todo o território nacional. Hoje, as celebrações se intensificaram e diversificaram. Realização de cultos, carreatas, shows, maratonas de leitura bíblica, exposições bíblicas, construção de monumentos à Bíblia e distribuição maciça de Escrituras são algumas das formas que os cristãos encontraram de agradecer a Deus por esse alimento para a vida.
POR QUE CELEBRAR
• A Bíblia Sagrada é o maior best-seller de todos os tempos: é o livro mais lido, traduzido e distribuído, no Brasil e no mundo.
• A Bíblia atravessou os mais diferentes formatos, do papiro à era digital, numa demonstração clara da perenidade e atualidade da Palavra de Deus.
• Primeira obra de grande porte a ser produzida pela prensa de Gutenberg, a Bíblia continua sendo o livro mais impresso em todo o mundo, ao longo de cinco séculos!
• É considerada um tesouro da humanidade.
As Escrituras já foram traduzidas para 3.222 línguas, das 6.887 faladas no mundo:
Bíblia completa: é encontrada em 648 línguas.Novo Testamento: é encontrado em 1.432 línguas.Trechos da Bíblia: está disponível em 1.142 línguas.Embora ainda restem mais de 3.222 línguas faladas por pequenos grupos – totalizando mais de 250 milhões de pessoas – que não possuem um só trecho da Bíblia traduzido, o Livro Sagrado é importante para pessoas das mais diversas etnias, em todos os pontos do planeta.
Objetivos
Mobilizar a sociedade brasileira quanto à importância da Bíblia para a humanidade;Promover a leitura da Bíblia entre todos os segmentos da população;Destacar a relevância dos valores bíblicos para a família, igreja e sociedade;Mostrar gratidão a Deus, celebrando e ofertando para a realização de projetos e programas que visam disseminar os ensinamentos bíblicos.
Sociedade Bíblica do BrasilJorge AlbertacciPastor Emérito das Assembleias de Deus do RetiroVolta Redonda - Rio de JaneiroE-mail - prjorgealbertacci@yahoo.com.br