Fragmentos da História do Dia da Bíblia
Bibliologia
___________
Salmos 119:105
“Lâmpada para os meus pés é tua palavra e luz, para o meu caminho”
Celebrado no segundo domingo do mês de dezembro, o Dia da Bíblia foi criado em 1549, na Grã-Bretanha pelo Bispo Cranmer, que incluiu a data no livro de orações do Rei Eduardo VI. O Dia da Bíblia é um dia especial, e foi criado para que a população intercedesse em favor da leitura da Bíblia. No Brasil a data começou a ser celebrada em 1850, quando chegaram da Europa e EUA os primeiros missionários cristãos evangélicos. Porém, a primeira manifestação pública aconteceu quando foi fundada a Sociedade Bíblica do Brasil, em 1948, no Monumento do Ipiranga, em São Paulo (SP). E, graças ao trabalho de divulgação das Escrituras Sagradas, desempenhado pela entidade, o Dia da Bíblia passou a ser comemorado não só no segundo domingo de dezembro, mas também ao longo de toda a semana que antecede a data. Desde dezembro de 2001, essa comemoração tão especial passou a integrar o calendário oficial do país, graças à Lei Federal 10.335, que instituiu a celebração do Dia da Bíblia em todo o território nacional. Hoje, as celebrações se intensificaram e diversificaram. Realização de cultos, carreatas, shows, maratonas de leitura bíblica, exposições bíblicas, construção de monumentos à Bíblia e distribuição maciça de Escrituras são algumas das formas que os cristãos encontraram de agradecer a Deus por esse alimento para a vida.
A CELEBRAÇÃO
O Dia da Bíblia sempre foi motivo para a Igreja do Senhor comemorar com alegria. As Igrejas sempre foram unidas, para que essas comemorações fossem levadas a efeito mostrando a grandeza do Livro Sagrado e o poder transformador do Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo. Nesse Dia, programações as mais variadas podem ser promovidas pelas Igrejas, mas, sempre com um único objetivo: Através da Palavra enaltecer o nome de Jesus, e fazer grande o Reino de Deus. Este sempre foi um dia especial para distribuição de matérias evangelísticos, como Bíblias, Folhetos, Evangelhos, Salmos, Provérbios e outros, mas, sempre em nome de Jesus.
O PÃO ABSOLUTAMENTE GRÁTIS
No México, os padeiros ambulantes, geralmente, carregam os pães e grandes cestos de vime, equilibrados em suas cabeças. Um padeiro, crente piedoso acomodava sempre, em um dos recantos do cesto, a sua Bíblia, embrulhada em um guardanapo. Certo dia, quando passava ao longo de uma rua, apregoava a sua mercadoria: Pão! Pão! – Quando foi interpelado por uma senhora: - que tipo de pães você tem? – Ao que ele prontamente respondeu: Tenho pães de duas qualidades – um tipo vendido ao preço da tabela e o outro que é inteiramente grátis! – O quê? Retrucou a freguesa: Você está distribuindo de graça pão dormido! O padeiro retirou, então a alva toalha que cobria o cesto, apanhou a Bíblia e leu o seguinte versículo: Eu sou o Pão da Vida; e aquele que vem a mim de modo algum terá fome (João 6:35). Apontando assim para Jesus Cristo nosso Senhor, o Verbo, a Palavra Viva, que alimenta a alma.
OS AUTORES DA BÍBLIA
A Bíblia é uma coleção de escritos inspirados pelo Espírito Santo, cujo autor é o próprio Deus. Os 66 livros que a integra foram escritos no decorrer e de 14 séculos, por homens de diversas categorias sociais, tais como: ESTADISTAS e LEGISLADORES, como Moisés e Daniel. Davi, que exerceu variadas atividades, como: pastor de ovelhas, poeta, músico, soldado e rei. PROFETAS, como Isaías, Jeremias e Zacarias. PESCADORES, como foram Pedro, Tiago e João. COLETOR de rendas, como foi Mateus. MÉDICO, como Lucas, que foi o autor do Livro de Atos dos Apóstolos e do Evangelho que leva seu nome. DOUTORES DA LEI, como ocorreu com Paulo; Habacuque e Elias. Entre muitos outros que eram agricultores.
A BÍBLIA NA HISTÓRIA DO MUNDO
Na história da humanidade nunca apareceu um Livro tão influente e empolgante como é a Bíblia. A leitura deste Livro influencia nações, afetaria até mesmo a política e a economia, influenciaria a ciência, moveria os chefes de estado, nortearia os presidentes, seria o auxílio dos governantes por completo, bem como, todo o programa da sociedade em geral.
A Bíblia é o mais valioso patrimônio da humanidade, o maior tesouro que se pode guardar na mente e no coração, a maior fonte que pode ser pesquisada, o mais autêntico monumento literário erguido neste mundo, o mais completo arsenal de conhecimentos e sabedoria de todos os tempos, a mais rica enciclopédia de toda história e o mais fulgurante de todos os livros já escritos. Cremos, portanto, que a Bíblia é o Livro perfeito, o Livro santo, o Livro dos livros, a Palavra de Deus de origem de revelação divina e inerrante. Vasculhemos as mais esplendidas enciclopédias, consultemos os mais famosos escritores, leiamos os mais renomados filósofos da história e concluiremos que nada existe que se possa comparar à Bíblia Sagrada.
O que há de mais encantador, é que ela não foi escrita meramente para os acadêmicos e intelectuais, mas, dirigida à todas as classes sociais e civilizações. Raças, povos e línguas e nações da terra. Os realmente loucos são aqueles que a despreza, porque os verdadeiros sábios a amam. Todos os reinos e impérios que se estabeleceram neste mundo se desintegraram, quer tenha sido por invasões estrangeiras ou por revoluções internas.
O império Chinês levou 1200 anos para erguer suas muralhas que eram consideradas intransponíveis; entretanto, três vezes foram invadidas por terem seus guardas sidos subornados. Entre outras informações maravilhosas, a Bíblia fala-nos de um Reino de um Rei cujo incremento do seu principado não haverá fim (Isaías 9:6). Seu Reino será perfeito e eterno. Seu Rei é Jesus que congregará todos os povos quando haverá justiça e paz. A Bíblia é uma autêntica biblioteca que sumariza nos seus 66 livros – o passado, o presente e o futuro de toda a humanidade, desde de sua origem até a consumação de todas as nações. De modo especial e detalhada, trata do destino do povo de Israel e de todas as demais nações do mundo.
DETALHAMENTO PARA COMEMORAÇÃO NAS IGREJAS
O Dia da Bíblia é dedicado à realização de eventos e pode ser comemorado tanto no segundo domingo de dezembro quanto ao longo de toda a semana que antecede a data. As atividades programadas são variadas e vão desde cultos até maratonas de leitura bíblica que mobilizam milhares de pessoas. Conheça a seguir como a Semana da Bíblia é comemorada.
Cultos – As igrejas planejam e realizam cultos especiais no Dia da Bíblia. Nestes cultos é lembrado o grande amor de Deus ao entregar a sua Palavra aos homens e o valor dessa Palavra na vida das pessoas. Em geral, nesses cultos são recolhidas ofertas especiais para ajudar na distribuição da Bíblia no Brasil e no mundo.
Carreatas – Muitas igrejas organizam desfiles de carros pelas principais ruas da cidade, ostentando faixas com versículos bíblicos. Carros alegóricos, com representações de Bíblias, normalmente fazem parte da carreata.
Concentrações – Igrejas de muitas cidades organizam concentrações públicas para celebrar o Dia da Bíblia. Estas concentrações ocorrem em praças, ginásios esportivos, estádios e outros lugares de fácil acesso ao público. Um culto público com pregação da palavra, orações e apresentação de corais e conjuntos musicais, normalmente é o clímax da celebração. Bíblias, Novos Testamento, Porções Bíblicas e Seleções Bíblicas são distribuídas nas concentrações.
Maratona – As igrejas organizam maratonas de leitura bíblica em seus templos ou em lugares públicos. Essas maratonas seguem dois modelos. No primeiro os textos são selecionados e lidos publicamente, normalmente em lugares com grande fluxo de pessoas. No segundo caso, é feita a leitura ininterrupta de todo o texto bíblico. Pessoas são escaladas para darem continuidade à leitura e ela só é interrompida quando se completa a leitura de toda a Bíblia. Normalmente esta leitura leva mais de um dia para ser concluída e implica em uma vigília.
Monumentos – Já vem de décadas o costume de levantar monumentos à Bíblia em praças públicas das cidades. O monumento à Bíblia é um testemunho público da importância da Bíblia para as pessoas e para a sociedade e, ao mesmo tempo, um marco da importância da Bíblia para a cultura do povo.
Distribuição – Existem igrejas que no Dia da Bíblia efetuam uma distribuição maciça de folhetos (Seleções Bíblicas), para que o povo conheça o valor da Bíblia em suas vidas. Também são feitas distribuições de Bíblias, Novos Testamentos e porções bíblicas. A distribuição de Bíblias, em geral, é feita em escolas, hospitais, empresas, quartéis ou outros tipos de organização.
Pedalando por Bíblias – Em vários países são organizados passeios ciclísticos para divulgar a Bíblia e arrecadar fundos em favor da causa da Bíblia. No Brasil esses passeios começaram a ser realizados no ano de 1998 e são chamados de “Pedalando por Bíblias”. Igrejas e entidades cristãs tomam a iniciativa de organizar o passeio. Cada participante, ao se inscrever, doa uma ou várias Bíblias para serem distribuídas a pessoas ou entidades necessitadas. Fazendo sucesso por onde passa, a iniciativa surgiu em 1984, na Austrália, com o ciclista Bob Forrest. Nesta ocasião, ele percorreu os 900km que separam Sidney e Melbourne, na companhia de seu filho e de um amigo. Para cumprir esse percurso, o australiano conseguiu patrocinadores e destinou os recursos obtidos a projetos de distribuição de Bíblias. Replicado em mais de 20 países, como Alemanha, Argentina, Hong Kong, Namíbia, Sri Lanka e Suíça, o projeto foi adotado no Brasil em um formato que mobiliza milhares de pessoas em torno da divulgação da Bíblia Sagrada.
Jograis – Dentro da programação muitas vezes são incluídos jograis com temas bíblicos que podem ser realizados com a participação de várias pessoas.
___________
A AÇÃO BÍBLIA NO COTIDIANO DA HUMANIDADE
A Bíblia é a Carta Magna de Deus para os homens e não meramente o maior Best Seler do mundo. Por ser a Palavra Escrita sobre o Jesus, a Palavra Viva! Seu conteúdo não deve ser estudado somente teoricamente, mas vivido na prática. Por que, é nela que descobrimos os mistérios que Deus revelou à humanidade através de Jesus (Tito 2:11; Hebreus 10:19-20). Somente através da Bíblia é que aprendemos, sob a revelação divina. Nela, apredemos que: "O temor do SENHOR é o princípio da sabedoria, e a ciência do Santo, a prudência." (Provérbios 9:10; Salmos 111:10) "O temor do SENHOR é o princípio da sabedoria; bom entendimento têm todos os que lhe obedecem; o seu louvor permanece para sempre."
O servo aprende servir;
O crente adquire fé;
O povo aprende a orar;
O sonoplastas das Igrejas aprendem a respeitar os ouvidos das pessoas, criancinhas, idosos, e vizinhanças do local de culto;
O incrédulo aprende confiar;
O perdido encontra o caminho;
O triste se torna alegre;
O deprimido tem seus ânimos renovados;
O obreiro aprende pregar;
O pastor aprende a ensinar;
O que apascentava com truculência, como que se fosse dono do rebanho, aprende a apascentar com o coração;
O discípulo aprende a aprender;
O profeta aprende profetizar;
O bravo aprende a ficar manso;
O manso aprende a melhorar;
O mau se torna bom;
O mal se torna bem;
O que roubava não rouba mais;
O mentiroso aprende que a mentira é filha do diabo;
O impuro aprende a preservar seu corpo em santidade exclusivamente para Deus -1Tessalonissenses 4:4;
O injusto aprende a ser justo - Salmo 15;
O boca-suja com suas palavras obscenas aprende a falar de coisas boas, das coisas de Deus;
O coração de pedra passa a ser de carne;
O novo convertido aprende aplicar seus talentos;
O irascível aprende a ficar dócil;
O doente fica são;
O dono da razão passa a atribui-la somente a Jesus;
O falador, e murmurador acaba se convertendo - Isaías 6:1-8;
O descrente passa a crer;
O rebelde adquire força para se reconciliar;
O formador de contendas passa a aplicar-se na oração;
O desonesto passa a ser honesto e bom de se lidar com ele;
O preguiçoso passa a trabalhar;
O durão, radical, santarrão, acaba se convertendo também;
Os velhos têm suas forças revigoradas.
___________
NOTAS BIBLIOGRÁFICAS
Alfalit Brasil - Rio de Janeiro
Sociedade Bíblica do Bíblica do Brasil - (SBB) – Rio de Janeiro
Manancial de Ilustrações – Moysés Marinho de Oliveira – JUERP - Rio de Janeiro.
Jorge Albertacci
Pastor Emérito da Assembleia do Retiro.
Rua Joaquim Cardozo, nº 448 – CEP 27281-360 – Volta Redonda – RJ.
E-mail: prjorgealbertacci@yahoo.com.br