PASTORAL – Pr. Jorge Albertacci
LITURGIA > Pastorais
PASTORAL
Isaías 48:18
Pr. Jorge Albertacci
Ah, se o meu povo tivesse me ouvido! Se Israel andasse nos meus caminhos! Ah, se tivesses dado ouvidos aos meus mandamentos! Então, seria a tua paz como o rio, e a tua justiça, como as ondas do mar.
Até mesmo os filhos da tua orfandade diriam aos teus ouvidos: Mui estreito é para mim este lugar; aparta-te de mim, para que possa habitar nele!
Ah, se os meus filhos, que se chamavam pelo meu nome, se houvessem humilhado, e orado, e buscado a minha face e se houvessem convertido dos seus maus caminhos, então, eu lhes ouviria desde os céus, e perdoaria os seus pecados e sararia a sua terra.
O Pai amorasomente pede ao filho: Dá-me, filho meu, o teu coração, e os teus olhos observem os meus caminhos. Sobre tudo o que se deve guardar, guarda o teu coração, porque dele procedem as fontes da vida (Provérbios 4:23). De que forma você pode manter um coração puro? Proteja-o das influências para o pecar (Sl 101:3; ICo 15:33), e alimente-o com influências para a santidade (Sl 119:11, 63; Sl 101:6). Afaste-se da coisas más, e gaste o seu tempo com pensamentos em coisas boas, que te fazem bem (Fp 4:8). Na realidade isto é bem simples, mas isto exige um comprometimento pessoal forte e disciplina para praticá-la. Por isto mesmo, entregue-o a Deus".
A decisão do filho que rebelou contra o seu pai, esbanjando, inclusive, tudo o que inha para sua sobrevivência. Quando ele se sentiu paraticamente nú e comendo da ração dos porcos: Caindo em si, ele disse: Quantos empregados de meu pai têm comida de sobra, e eu aqui, morrendo de fome! Eu me porei a caminho e voltarei para meu pai, e lhe direi: Pai, pequei contra o céu e contra ti. Não sou mais digno de ser chamado teu filho; trata-me como um dos teus empregados! A seguir, ele tomou a nobre decisão: levantou-se e foi para seu pai.
Estando ainda longe, seu pai o viu e, cheio de compaixão, correu para seu filho, e o abraçou e beijou. O filho lhe disse: Pai, pequei contra o céu e contra ti. Não sou mais digno de ser chamado teu filho. Mas o pai disse aos seus servos: Depressa! Tragam a melhor roupa e vistam nele. Coloquem um anel em seu dedo e calçados em seus pés. Tragam o novilho gordo e matem-no. Vamos fazer uma festa e alegrar-nos. Pois este meu filho estava morto e voltou à vida; estava perdido e foi achado. E começaram a festejar o seu regresso.
As misericórdias do SENHOR são a causa de não sermos consumidos; porque as suas misericórdias não têm fim. Novas são cada manhã; grande é a tua fidelidade (Lamentações 3:22-23).
Consolai, consolai o meu povo, diz o vosso Deus. Falai benignamente a Jerusalém e bradai-lhe que já a sua servidão é acabada, que a sua iniquidade está expiada e que já recebeu em dobro da mão do Senhor, por todos os seus pecados. Voz que diz: Clama; e alguém disse: Que hei de clamar?
Toda carne é erva, e toda a sua beleza, como as flores do campo. Seca-se a erva, e caem as flores, soprando nelas o hálito do Senhor. Na verdade, o povo é erva. Seca-se a erva, e caem as flores, mas a palavra de nosso Deus subsiste eternamente.
Tu, anunciador de boas-novas a Sião, sobe a um monte alto. Tu, anunciador de boas-novas a Jerusalém, levanta a voz fortemente; levanta-a, não temas e dize às cidades de Judá: Eis aqui está o vosso Deus. Eis que o Senhor Jeová virá como o forte, e o seu braço dominará; eis que o seu galardão vem com ele, e o seu salário, diante da sua face. Como pastor, apascentará o seu rebanho; entre os braços, recolherá os cordeirinhos e os levará no seu regaço; as que amamentam, ele as guiará mansamente. (Salmo 40).
Assim, no futuro, meus filhos, não viriam a dizer:
Passou-se a sega, findou o verão, e nós não estamos salvos” – Ainda assim, os meus ouvidos não estão agravados que não possam ouvir e nem minhas mãos encolhidas que não possam abençoar!
Ah, se o meu povo reconecesse o amor com o qual eu o amei! Ah, se o meu povo aceitasse o convite que eu mesmo fiz à humanidade toda! (Mateus 11:25-30; João 3:16; Tito 2:11). Com certeza, todos seriam mais dóceis, mais amáveis e mais compreensíveis, uns para com os outros!
Ah, se o meu povo valorizasse o brado, que entre lanças, espadas, pregos, marteladas, chicotadas, zombraias, cuspidas, vinagre, fél e sangue, dei do alto da cruz: "Está Consumado!" (João 19:30; Colossense 2:14). Ah, se eles não permitissem que satanás entenebressece os seus olhos, seus ouvidos e os seus corações se tornacem insensíveis a ponto de não sentir o retumbante eco do Calvário! No episódio da Velha Aliança não haveria àquele vale dessos secos, segundo consta no Livro de Ezequiel 37-39.
Ah, se os meus ministros permanecem na forma que no princípio eu mesmo os escolhi! (Provérbios 27:23-27; João 21:14-22; Atos 20:28; 1Pedro 5:2-12). Oxalá, fosses assim - não haveria nenhuma ovelha dispersa, andando desnorteada de um lado para o outro, mas, seriam todas elas, apascentadas, mesmo em lugares diferentes e por ministros diferentes - doutrinadas segundo a minha vontade!
Todas elas em todo canto do mundo formariam a Igreja "Una" assim como "Una" é a minha doutrina! A fé de cada um seria aumentada mediante a operação do Espírito (Atos 4:31) e de igual modo não haveria ausência do Fruto do Espírito no caráter de nenhum deles. Todos seriam operosos e resplandecentes qual astros no firmamento! Para tanto, meus amado em Cristo, vivam vidas puras e sinceras como filhos de Deus, embora vivam no meio de uma humanidade corrompida e perversa.
Faça a diferença - vocês são de Deus e maior é o que está em vocês do que o que está no mundo. Permitam que a luz do céu brilhe em vocês de forma a resplandecer sobre os que estão à sua volta.
Não haveria confusão pelo que davam ou não para a expansão do Reino, conforme hoje há os que criticam contra a forma de contribuir com os dízimos, não entendendo a necessidade da Igreja - eles tinham tudo em comum, eram sobretudo, acordados e consequentemente não havia miseráveis entre eles! E era um o coração e a alma da multidão dos que criam, e ninguém dizia que coisa alguma do que possuía era sua própria, mas todas as coisas lhes eram comuns. E os apóstolos davam, com grande poder, testemunho da ressurreição do Senhor Jesus, e em todos eles havia abundante graça! (Atos 4:32-37).
Agora, fazendo minhas as palavras do divino Mestre: Amai cordialmente uns aos outros – perdoai, para que possais orar – todas as vezes que vocês disserem: Eu estou com a razão, mesmo estando, vocês estarão errados e incapazes de orar. Conforme consta no evangelho Segundo Mateus 16:24, Então Jesus disse aos seus discípulos: "Se alguém quiser acompanhar-me, negue-se a si mesmo, tome a sua cruz e siga-me.”
Outrossim, fazendo minhas as palavras de Paulo em Primeira aos Coríntios 11:1: “Sede meus imitadores, assim como eu sou do meu Senhor.” Não! Não, a bem da verdade não considerem que extrapolei, porque se assim não fosse, eu não seria digno dos céus, e nem tão pouco de escrever nada sobre Ele! Sei que sempre fui, dos pecadores o pior, mas o Espírito Santo me convenceu a valorizar o que Jesus fez por mim. Como? Também não sei! Só sei que foi por Amor, Perdão e Graça! As misericórdias do SENHOR me alcançaram! Assim como sua precípua finalidade é alcançar a todos!
Pastor Jorge Albertacci Alcenir Albertacci
AD - Retiro
Volta Redonda - RJ