Atentar Para Uma Tão Grande Salvação - Estudos Bíblicos

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur ad elit.
Morbi tincidunt libero ac ante accumsan.
Estudos Bíblicos
Pr. Jorge Albertacci
Levantai os vossos olhos para as terras que já estão brancas para a colheita. (João 4:35)
Ir para o conteúdo

Atentar Para Uma Tão Grande Salvação

LITURGIA > Soteriologia
 
__________________________

PORQUE ATENTAR PARA UMA TÃO GRANDE SALVAÇÃO?
 

(Tito 2:11)

 
"Porque a graça de Deus se há manifestado, trazendo salvação a todos os homens"

INTRODUÇÃO

Salvação é a maior riqueza ao alcance de todos quantos aceitarem a Cristo Jesus como único e suficiente Salvador. Ela chegou a nós através da manifestação da graça de Deus em Cristo Jesus. A patir do primeiro livro da Bíblia, Gênesis 3:15, nossa salvação foi mencionada, mas, na verdade, Deus Pai já tinha Sua Igreja em Seu plano ainda antes que hovesse mundo (Ef 1:4; 1Pe 1:19-21). Reiterando, O plano de salvação não foi elaborado por Deus no momento em que surgiu o pecado no mundo. A Bíblia diz que antes de criar o mundo Deus já havia criado o plano da salvação. A salvação é resultado do imensurável amor de Deus e não do pecado humano. O plano de salvação revela o caráter amoroso de Deus, não um desespero ou uma emergência diante de uma tragédia imprevista.  O plano de salvação do pecador foi o lenitivo elaborado na eternidade e para a eternidade, predito por Deus na história e levado a efeito na dispensação da graça, na vida, morte, ressurreição e ascenção de Jesus à destra do Pai.

ESBOÇO

PORQUE COM MAIS DILIGÊNCIA?
 
Porque é recomendação bíblica e a demonstração do cuidado de Deus para com a humanidade. E é até um ato de gratidão a Deus por tudo quanto Ele fez por nós!
 
 
PORTANTO, CONVÉM-NOS ATENTAR
com mais diligência, para as coisas que já temos ouvido, para que, em tempo algum, nos desviemos delas. Porque, se a palavra falada pelos anjos permaneceu firme, e toda transgressão e desobediência recebeu a justa retribuição,  como escaparemos nós, se não atentarmos para uma tão grande salvação, a qual, começando a ser anunciada pelo Senhor, foi-nos, depois, confirmada pelos que a ouviram;  testificando também Deus com eles, por sinais, e milagres, e várias maravilhas, e dons do Espírito Santo, distribuídos por sua vontade? (Hb 2:1-4).
 

PORQUE O SALÁRIO DO PECADO
é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna, por Cristo Jesus, nosso Senhor. Romanos (6:23). Em Cristo fomos alcançados por este dom gratuito que livrou-nos deste salário que leva o pecador impenitente à morte eterna – à morte espiritual.

 
PORQUE TODOS PECARAM
e destituídos estão da glória de Deus (Rm 3:23). Não houve sequer um que tenha se livrado do pecado fora de Jesus. - E em nenhum outro há salvação, porque também debaixo do céu nenhum outro nome há, dado entre os homens, pelo qual devamos ser salvos.  (Atos 4:12).

 
PORQUE FOSTES COMPRADOS
por bom preço; glorificai, pois, a Deus no vosso corpo e no vosso espírito, os quais pertencem a Deus. (1Co 6:20).

 
FOSTES COMPRADOS POR BOM PREÇO
não vos façais servos dos homens (1Co 7:23).
 
 
E ISTO DIGO, CONHECENDO O TEMPO
que é já hora de despertarmos do sono; porque a nossa salvação está, agora, mais perto de nós do que quando aceitamos a fé (Rm 13:11).
 
 
CERTAMENTE QUE A SALVAÇÃO ESTÁ PERTO
daqueles que o temem, para que a glória habite em nossa terra (Sl 85:9).
 
 
TORNA A DAR-ME A ALEGRIA
da tua salvação e sustém-me com um espírito voluntário - Davi clamando pela presença do Espírito Santo nele (Sl 51:12).
 
 
EM  NENHUM OUTRO HÁ SALVAÇÃO
porque também debaixo do céu nenhum outro nome há, dado entre os homens, pelo qual devamos ser salvos (At 4:12).
 

PORQUE NÃO ME ENVERGONHO
do evangelho de Cristo, pois é o poder de Deus para salvação de todo aquele que crê, primeiro do judeu e também do grego (Rm 1:16).
 
 
EM  QUEM TAMBÉM VÓS ESTAIS
depois que ouvistes a palavra da verdade, o evangelho da vossa salvação; e, tendo nele também crido, fostes selados com o Espírito Santo da promessa (Ef 1:13).
 
 
PELA FÉ, NOÉ, DIVINAMENTE
avisado das coisas que ainda não se viam, temeu, e, para salvação da sua família, preparou a arca, pela qual condenou o mundo, e foi feito herdeiro da justiça que é segundo a fé (Hb 11:7).
 
 
OS MEUS OLHOS PROCURARÃO
os fiéis da terra, para que estejam comigo; o que anda num caminho reto, esse me servirá (Sl 101:6).
 
 
EIS QUE OS OLHOS DO SENHOR
estão sobre os que o temem, sobre os que esperam na sua misericórdia (Sl 33:18).
 
 
OS OLHOS DO SENHOR
estão sobre os justos; e os seus ouvidos, atentos ao seu clamor (Sl 34:15).
 
 
PORQUE DEVEMOS GUARDAR O QUE TEMOS
Eis que venho sem demora; guarda o que tens, para que ninguém tome a tua coroa (Ap 3:11). Tendo conhecimento da aproximação da sua iminente derrota, satanás se apressa em tomar dos servos do Senhor tudo quanto dele recebeu. Satanás com sua astúcia mostra para o pecador algo apetitoso assim como o pescador experiente para o peixe ao lançar nas águas o seu anzol  envolto com a isca, às vezes fétida, de modo a provocar a voracidade da sua presa.

CONCLUSÃO

Nunca devemos tirar os olhos de Deus o Pai, nem de Jesus e nem do Santo Espírito do Senhor, visto que, no Salmo 45:21-23 consta o grande convite de Deus: "Anunciai, e chegai-vos, e tomai conselho todos juntos; quem fez ouvir isto desde a antiguidade? Quem desde então o anunciou? Porventura não sou eu, o Senhor? Pois não há outro Deus senão eu; Deus justo e Salvador não há além de mim. Olhai para mim, e sereis salvos, vós, todos os termos da terra; porque eu sou Deus, e não há outro.  Por mim mesmo tenho jurado, já saiu da minha boca a palavra de justiça, e não tornará atrás; que diante de mim se dobrará todo o joelho, e por mim jurará toda a língua."  Não somente o nosso olhar, mas, o nosso ouvido, nosso pensamento, bem como, todo o nosso ser deve estar sempre focado em Deus, porque fora dele, nada há que pode nos salvar. Em Hebreus 12:2 assim espressa o escritor sagrado:  "Olhando para Jesus, autor e consumador da fé, o qual, pelo gozo que lhe estava proposto, suportou a cruz, desprezando a afronta, e assentou-se à destra do trono de Deus." Para que fóssemos salvos - alcançados pela graça, o próprio Salvador disse em João 3:14-18: "E, como Moisés levantou a serpente no deserto, assim importa que o Filho do Homem seja levantado, 15  para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.  Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna. Porque Deus enviou o seu Filho ao mundo não para que condenasse o mundo, mas para que o mundo fosse salvo por ele. Quem crê nele não é condenado; mas quem não crê já está condenado, porquanto não crê no nome do unigênito Filho de Deus."

__________________________


Pastor Jorge Albertacci
Assembleia de Deus em Volta Redonda
Rio de Janeiro
Filiado às Conveções: CONFRADERJ e CGADB
Voltar para o conteúdo