A Tempo e Fora de Tempo - Estudos Bíblicos

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur ad elit.
Morbi tincidunt libero ac ante accumsan.
Estudos Bíblicos
Pr. Jorge Albertacci
Levantai os vossos olhos para as terras que já estão brancas para a colheita. (João 4:35)
Ir para o conteúdo

A Tempo e Fora de Tempo

ESBOÇOS > Esboço IV
__________

SEM PARAR - A TEMPO E FORA DE TEMPO

2 Timóteo  4:1-22

01 Conjuro-te, perante Deus e Cristo Jesus, que há de julgar vivos e mortos, pela sua manifestação e pelo seu reino: 02 prega a palavra, insta, quer seja oportuno, quer não, corrige, repreende, exorta com toda a longanimidade e doutrina. 03 Pois haverá tempo em que não suportarão a sã doutrina; pelo contrário, cercar-se-ão de mestres segundo as suas próprias cobiças, como que sentindo coceira nos ouvidos; 04 e se recusarão a dar ouvidos à verdade, entregando-se às fábulas. 05 Tu, porém, sê sóbrio em todas as coisas, suporta as aflições, faze o trabalho de um evangelista, cumpre cabalmente o teu ministério. 06 Quanto a mim, estou sendo já oferecido por libação, e o tempo da minha partida é chegado. 07 Combati o bom combate, completei a carreira, guardei a fé. 08 Já agora a coroa da justiça me está guardada, a qual o Senhor, reto juiz, me dará naquele Dia; e não somente a mim, mas também a todos quantos amam a sua vinda. 09 Procura vir ter comigo depressa. 10 Porque Demas, tendo amado o presente século, me abandonou e se foi para Tessalônica; Crescente foi para a Galácia, Tito, para a Dalmácia. 11 Somente Lucas está comigo. Toma contigo Marcos e traze-o, pois me é útil para o ministério. 12 Quanto a Tíquico, mandei-o até Éfeso. 13 Quando vieres, traze a capa que deixei em Trôade, em casa de Carpo, bem como os livros, especialmente os pergaminhos. 14 Alexandre, o latoeiro, causou-me muitos males; o Senhor lhe dará a paga segundo as suas obras. 15 Tu, guarda-te também dele, porque resistiu fortemente às nossas palavras. 16 Na minha primeira defesa, ninguém foi a meu favor; antes, todos me abandonaram. Que isto não lhes seja posto em conta! 17 Mas o Senhor me assistiu e me revestiu de forças, para que, por meu intermédio, a pregação fosse plenamente cumprida, e todos os gentios a ouvissem; e fui libertado da boca do leão.  18 O Senhor me livrará também de toda obra maligna e me levará salvo para o seu reino celestial. A ele, glória pelos séculos dos séculos. Amém! 19 Saúda Prisca, e Áqüila, e a casa de Onesíforo.  20 Erasto ficou em Corinto. Quanto a Trófimo, deixei-o doente em Mileto.  21 Apressa-te a vir antes do inverno. Êubulo te envia saudações; o mesmo fazem Prudente, Lino, Cláudia e os irmãos todos. 22 O Senhor seja com o teu espírito. A graça seja convosco.

COMENTÁRIO

Ao receber Jesus como nosso único e suficiente Salvador, simultaneamente, somos despertados para o ministério de Evangelização e todos os meios que leve a pessoa conhecer o Reino de Deus.
 
Esta sempre foi e continua sendo uma sede que nasce no coração do Novo Convertido: Evangelizar! Evangelizar e Evangelizar! Pregando nas reuniões ao ar-livre, nos cultos nas residências dos irmãos. Evangelizar com literaturas, testificando de Jesus e orando pelos enfermos. Mas, o adversário, inimigo de Deus e consequentemente, nosso também, não aceita ver o crente trabalhando em prol do Reino sem tentar tirar-lhe o sossego, o ânimo e consequentemente o primeiro amor. Mas, ao Novo Convertido o Espírito Santo o capacita orientando-o: Sujeitai-vos, pois, a Deus; resisti ao diabo, e ele fugirá de vós. Chegai-vos a Deus, e ele se chegará a vós. Limpai as mãos, pecadores; e, vós de duplo ânimo, purificai o coração.  Senti as vossas misérias, e lamentai, e chorai; converta-se o vosso riso em pranto, e o vosso gozo, em tristeza.  Humilhai-vos perante o Senhor, e ele vos exaltará. Tiago 4:7-10.
 
Entre outros embaraços, o crente depara com as mais diferentes formas de heresias e todas as vezes que paramos para as responder, perdemos tempo. Responder a pessoas que já conhecem a Palavra, mas, que enveredaram-se pelos caminhos das heresias, é perder tempo.
 
Devemos pregar de todas as formas – aproveitando todos os meios que Deus põe à nossa disposição. Mas, parar para responder as heresias nestes últimos dias, é perda de tempo. Qualquer assunto que gera discussão deve ser evitado.
 
Falemos de Jesus e do Seu incomensurável amor. Somente o Espírito Santo que é capaz de convencer o homem dos seus caminhos tortuosos!

A IMPORTÂNCIA DO BATISMO E DA SANTA CEIA

Incentive os Novos Convertidos a se batizarem, seja em tanque batismal ou rio, seja em piscina ou mar. Ensinem-os que um dia todos nós descemos às águas enquanto a Igreja engrandecia ao nome do Senhor. Naquele dia, fomos integrados à comunhão da Igreja local, que benção!  Com o objetivo de desfrutarmos de tudo que o Senhor nos concedeu como membros do Corpo de Cristo. O termo batismo, segundo o evangelho que pregamos descreve diversos conceitos teológicos: Batismo em águas e com o Espírito Santo, batismo de arrependimento; batismo do Espírito; batismo no Espírito Santo. A figura do batismo em águas ilustra a nossa plena identificação com Cristo. Somente aquele que experimentou a regeneração efetuada pelo Espírito Santo provou o que o símbolo representa - a plena identificação do crente com a morte, sepultamento e ressurreição de Cristo. O batismo não salva o crente, no entanto, todos os que crêem em Jesus para sua salvação pessoal, desejam descer às águas batismais em cumprimento ao mandato de Cristo Jesus.  O batismo no Espírito Santo é uma iniciativa divina. Jesus é quem decide a hora e o lugar para o crente ser batizado no Espírito Santo. Entretanto, o batismo em águas é uma decisão pessoal do cristão. Somente o crente, ele ou ela, é que decide quando batizar-se. Alguns crentes ainda não foram batizados, muito embora estejam a tanto tempo na igreja. O que falta? Certeza de que é um salvo ou salva em Cristo? Medo de comprometer-se com a doutrina da igreja? Ainda não nasceram de novo? Não sabemos ao certo. Mas todo crente verdadeiramente convicto de todas as promessas de Deus para a sua vida, se ainda não foi batizado, aguarda com expectativa o momento para testemunhar publicamente de sua fé em Cristo.
 

O SIGNIFICADO DO BATISMO

1. É um símbolo. O batismo é um símbolo da nossa identificação com a morte, sepultamento e ressurreição de Jesus (Rm 6:3-4). Assim como Jesus morreu, também morremos para o mundo (Gl 2:20; Cl 3:3) e somos ‘sepultados’ pelo batismo, para que, juntamente com Ele, venhamos a ressuscitar em ‘novidade de vida’ (Rm 6:5; Cl 2:12).

2. É uma confissão. O batismo é também um ato de confissão da nossa fé em Jesus, pois, por intermédio desta, morremos para o mundo, a fim de pertencermos a Jesus (Gl 3:27; 1 Pe 3:18). O batismo se torna para o crente um verdadeiro limite entre o Reino de Deus e o mundo, como o mar Vermelho foi o limite entre a terra da escravidão (o Egito) e o caminho para a nova vida (Canaã - 1 Co 10:2).

3. É uma ordem. Jesus ordenou, e queremos obedecê-lO. Jesus é o nosso exemplo em tudo (1 Pe 2:21; Jo 13:15), e Ele foi batizado para cumprir toda a justiça de Deus (Mt 3:21). Assim, também queremos seguir as suas pisadas (1 Pe 3:21; Sl 85:13).

4. É uma bênção. É um ato em que Jesus opera na vida daquele que se submete a Ele, abençoando-o e confirmando a sua fé na Palavra. Não é, como alguns afirmam, um ato mágico que, apenas pela ministração, traz efeitos para a vida espiritual. A salvação é um dom de Deus (Rm 6:23). Porém, Deus proporciona, mediante o batismo, ricas bênçãos que aperfeiçoam a salvação recebida”.  (BERGSTÉN. E. Teologia sistemática. 4.ed., RJ: CPAD, 2005, p.244-5.) - www.estudantesdabiblia.com.br.
CONCLUSÃO

Não fale sobre política, religião, esporte, negócios, da vida dos outros, da tua própria vida, de emprego, de bens materiais! Fale somente de Jesus! A tempo e fora dele também. Convergem o assunto sempre sobre o Reino de Deus - concentrem-o únicamente sobre Jesus. Tome o Nome de Jesus como o tema central de todos os assuntos. Lições Bíblicas CPAD - 21 de Janeiro de 2007. - A Igreja e a sua missão - Pr. Elienai Cabral.
 
__________


Jorge Albertacci
Atualmente Pastor Emérito da Catedral das 
Assembleias de Deus do Retiro
Presidida desde de 2008 pelo Pastor Pedro Gonçalves da Luz
Rua Engº Joaquim Cardozo, 448 - Retiro - 27281-360  
Volta Redonda - Rio de Janeiro
 
Voltar para o conteúdo