O Incentivo Que Nos Vem da Palavra - Estudos Bíblicos

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur ad elit.
Morbi tincidunt libero ac ante accumsan.
Estudos Bíblicos
Pr. Jorge Albertacci
Levantai os vossos olhos para as terras que já estão brancas para a colheita. (João 4:35)
Ir para o conteúdo

O Incentivo Que Nos Vem da Palavra

Evangelismo e Missões
__________


 Romanos 10:13-18

"Porque todo aquele que invocar o nome do Senhor será salvo. Como, pois, invocarão aquele em quem não creram? E como crerão naquele de quem não ouviram? E como ouvirão, se não há quem pregue?  E como pregarão, se não forem enviados? Como está escrito: Quão formosos os pés dos que anunciam a paz, dos que anunciam coisas boas! Mas nem todos obedecem ao evangelho; pois Isaías diz: Senhor, quem creu na nossa pregação?  De sorte que a fé é pelo ouvir, e o ouvir pela palavra de Deus. Mas digo: Porventura, não ouviram? Sim, por certo, pois por toda a terra saiu a voz deles, e as suas palavras até aos confins do mundo."


INTRODUÇÃO
 
Ao aceitar o Senhor Jesus como único e suficiente Salvador, o pecador sofre uma transformação radical em sua vida. Essa transformação o leva a uma nova vida com Cristo – (2 Coríntios 5:17. Para entrar nesta nova vida, o pecador converte a Cristo e passa pelo processo do novo nascimento – (João 3:3). Tornando assim, uma nova criatura em Cristo Jesus. Desta nova vida nasce no seu coração o desejo ardente de evangelizar, não somente a sua família, mas, a todos os homens, mulheres e crianças, no afã de vê-los todos sob à Maravilhosa Graça. Doravante, incentivado pela Palavra e pelo Santo Espírito do Senhor a evangelização passa ser a principal obrigação na sua vida.
 
OS EXEMPLOS NA PALAVRA
 
“Portanto, meus amados irmãos, sede firmes e constantes, sempre abundantes na obra do Senhor, sabendo que o vosso trabalho não é vão no Senhor” (1Coríntios 15:58).
 
 
“Não desprezes o dom que há em ti, o qual te foi dado por profecia, com a imposição das mãos do presbitério. Medita estas coisas, ocupa-te nelas, para que o teu aproveitamento seja manifesto a todos. Tem cuidado de ti mesmo e da doutrina; persevera nestas coisas; porque, fazendo isto, te salvarás, tanto a ti mesmo como aos que te ouvem” (1Timóteo 4:14-16).
 
 
“Jesus disse-lhes: A minha comida é fazer a vontade daquele que me enviou e realizar a sua obra.  Não dizeis vós que ainda há quatro meses até que venha a ceifa? Eis que eu vos digo: levantai os vossos olhos e vede as terras, que já estão brancas para a ceifa. E o que ceifa recebe galardão e ajunta fruto para a vida eterna, para que, assim o que semeia como o que ceifa, ambos se regozijem.  Porque nisso é verdadeiro o ditado: Um é o que semeia, e outro, o que ceifa.  Eu vos enviei a ceifar onde vós não trabalhastes; outros trabalharam, e vós entrastes no seu trabalho” – (João 4:34-38).
 
 
“Não trabalharão debalde, nem terão filhos para a perturbação, porque são a semente dos benditos do SENHOR, e os seus descendentes, com eles” (Isaías 65:23).
 
 
“O fruto do justo é árvore de vida, e o que ganha almas sábio é” (Provérbios 11:30).
 
 
“E Jesus, respondendo, disse: Em verdade vos digo que ninguém há, que tenha deixado casa, ou irmãos, ou irmãs, ou pai, ou mãe, ou mulher, ou filhos, ou campos, por amor de mim e do evangelho, que não receba cem vezes tanto, já neste tempo, em casas, e irmãos, e irmãs, e mães, e filhos, e campos, com perseguições, e, no século futuro, a vida eterna” – (Lucas 10:29-30).
 
 
“Mas tu sê sóbrio em tudo, sofre as aflições, faze a obra de um evangelista, cumpre o teu ministério” – (2 Timóteo 4:5).
 
 
“Tudo quanto te vier à mão para fazer, faze-o conforme as tuas forças, porque na sepultura, para onde tu vais, não obra, nem indústria, nem ciência, nem sabedoria” – (Eclesiastes 9:10).
 
 
“E Jesus lhes respondeu: Meu Pai trabalha até agora, e eu trabalho também” – (João 5:17).
 
 
“Trabalhai não pela comida que perece, mas pela comida que permanece para a vida eterna, a qual o Filho do Homem vos dará, porque a este o Pai, Deus, o selou – (João 6:27).
 
 
“Filho do homem, eu te dei por atalaia sobre a casa de Israel; e tu da minha boca ouvirás a palavra e os avisarás da minha parte.  Quando eu disser ao ímpio: Certamente morrerás; não o avisando tu, não falando para avisar o ímpio acerca do seu caminho ímpio, para salvar a sua vida, aquele ímpio morrerá na sua maldade, mas o seu sangue da tua mão o requererei.  Mas, se avisares o ímpio, e ele não se converter da sua impiedade e do seu caminho ímpio, ele morrerá na sua maldade, mas tu livraste a tua alma. Semelhantemente, quando o justo se desviar da sua justiça e fizer maldade, e eu puser diante dele um tropeço, ele morrerá; porque, não o avisando tu, no seu pecado morrerá, e suas justiças que praticara não virão em memória, mas o seu sangue da tua mão o requererei.  Mas, avisando tu o justo, para que o justo não peque, e ele não pecar, certamente viverá, porque foi avisado; e tu livraste a tua alma” – (Ezequiel 3:17-21).
 
 
“E disse-lhes: Ide por todo o mundo, pregai o evangelho a toda criatura” – (Marcos 16:15).
 
 
“Ora, pois, esforça-te, Zorobabel, diz o SENHOR, e esforça-te, Josué, filho de Jozadaque, sumo sacerdote, e esforçai-vos, todo o povo da terra, diz o SENHOR, e trabalhai; porque eu sou convosco, diz o SENHOR dos Exércitos,  segundo a palavra que concertei convosco, quando saístes do Egito, e o meu Espírito habitava no meio de vós; não temais” – (Ageu 2:4-5).
 
 
“Mas buscai primeiro o Reino de Deus, e a sua justiça, e todas essas coisas vos serão acrescentadas”(Mateus 6:33).
 
 
“Porquanto, ainda que a figueira não floresça, nem haja fruto na vide; o produto da oliveira minta, e os campos não produzam mantimento; as ovelhas da malhada sejam arrebatadas, e nos currais não haja vacas,  todavia, eu me alegrarei no SENHOR, exultarei no Deus da minha salvação.  JEOVÁ, o Senhor, é minha força, e fará os meus pés como os das cervas, e me fará andar sobre as minhas alturas. (Para o cantor-mor sobre os meus instrumentos de música.)” (Habacuque 3:17-19).
 
 
 “E Jesus lhes disse: Vinde após mim, e eu farei que sejais pescadores de homens” – (Marcos 1:17).
 
 
“E, depois da lição da Lei e dos Profetas, lhes mandaram dizer os principais da sinagoga: Varões irmãos, se tendes alguma palavra de consolação para o povo, falai” – (Atos 13:15).
 
 
E disse o Senhor, em visão, a Paulo: Não temas, mas fala e não te cales porque eu sou contigo, e ninguém lançará mão de ti para te fazer mal, pois tenho muito povo nesta cidade” – (Atos 18-9-10).
 
 
“E, por isso, se o faço de boa mente, terei prêmio; mas, se de má vontade, apenas uma dispensação me é confiada.  Logo, que prêmio tenho? Que, evangelizando, proponha de graça o evangelho de Cristo, para não abusar do meu poder no evangelho.  Não sabeis vós que os que correm no estádio, todos, na verdade, correm, mas um só leva o prêmio? Correi de tal maneira que o alcanceis” – (1 Coríntios 9:17-18,24).
 
 
“Vai ter com a formiga, ó preguiçoso; olha para os seus caminhos e sê sábio” – (Provérbios 6:6).
 
 
“Tendo eles, pois, testificado e falado a palavra do Senhor, voltaram para Jerusalém e, em muitas aldeias dos samaritanos, anunciaram o evangelho” – (Atos 8:25).
 
 
“E Filipe se achou em Azoto e, indo passando, anunciava o evangelho em todas as cidades, até que chegou a Cesaréia” – (Atos 8:25).
 
 
“Ninguém se susterá diante de ti, todos os dias da tua vida; como fui com Moisés, assim serei contigo; não te deixarei nem te desampararei. Esforça-te e tem bom ânimo, porque tu farás a este povo herdar a terra que jurei a seus pais lhes daria” (Josué 1:5-6).
 
 
“E disse o Senhor, em visão, a Paulo: Não temas, mas fala e não te cales;
  porque eu sou contigo, e ninguém lançará mão de ti para te fazer mal, pois tenho muito povo nesta cidade” – Atos 18:9-10).
 
 
“Mas em nada tenho a minha vida por preciosa, contanto que cumpra com alegria a minha carreira e o ministério que recebi do Senhor Jesus, para dar testemunho do evangelho da graça de Deus” – (Atos 20:24).
 
 
 “Porque, se anuncio o evangelho, não tenho de que me gloriar, pois me é imposta essa obrigação; e ai de mim se não anunciar o evangelho!” – (1 Coríntios 9:16).
 
 
“E dizia-lhes: Grande é, em verdade, a seara, mas os obreiros são poucos; rogai, pois, ao Senhor da seara que envie obreiros para a sua seara” – (Lucas 10:2).
 
 
“Jesus enviou estes doze e lhes ordenou, dizendo: Não ireis pelo caminho das gentes, nem entrareis em cidade de samaritanos; mas ide, antes, às ovelhas perdidas da casa de Israel;  e, indo, pregai, dizendo: É chegado o Reino dos céus.  Curai os enfermos, limpai os leprosos, ressuscitai os mortos, expulsai os demônios; de graça recebestes, de graça dai.  Não possuais ouro, nem prata, nem cobre, em vossos cintos;  nem alforjes para o caminho, nem duas túnicas, nem sandálias, nem bordão, porque digno é o operário do seu alimento.  E, em qualquer cidade ou aldeia em que entrardes, procurai saber quem nela seja digno e hospedai-vos aí até que vos retireis” – (Mateus 10:5-11).
 
 
“Porque não podemos deixar de falar do que temos visto e ouvido” – (Atos 4:20).
 
 
“Mas tu sê sóbrio em tudo, sofre as aflições, faze a obra de um evangelista, cumpre o teu ministério” – (2 Timóteo 4:5).
 
 
“Lançai a foice, porque já está madura a seara; vinde, descei, porque o lagar está cheio, os vasos dos lagares transbordam; porquanto a sua malícia é grande” – (Joel 3:13).
 
 
“Então, disse aos seus discípulos: A seara é realmente grande, mas poucos são os ceifeiros” – (Mateus 9:37).
 
 
"Mas esforçai-vos, e não desfaleçam as vossas mãos, porque a vossa obra tem uma recompensa" – (2 Crônicas 15:7).
 
 
“E ele disse: Eis que ainda é muito dia, não é tempo de ajuntar o gado; dai de beber às ovelhas, e ide, e apascentai-as” (Gênesis 29:7).
 
 
“E ele lhes disse: Lançai a rede à direita do barco e achareis. Lançaram-na, pois, e já não a podiam tirar, pela multidão dos peixes” – (João 21:6).
 
 
“Olhai, pois, por vós e por todo o rebanho sobre que o Espírito Santo vos constituiu bispos, para apascentardes a igreja de Deus, que ele resgatou com seu próprio sangue.  Porque eu sei isto: que, depois da minha partida, entrarão no meio de vós lobos cruéis, que não perdoarão o rebanho” – (Atos 20:28-29).
 
 
“Congregai o povo, santificai a congregação, ajuntai os anciãos, congregai os filhinhos e os que mamam; saia o noivo da sua recâmara, e a noiva, do seu tálamo” – (Joel 2:16).
 
 
“Aos presbíteros que estão entre vós, admoesto eu, que sou também presbítero com eles, e testemunha das aflições de Cristo, e participante da glória que se há de revelar:  apascentai o rebanho de Deus que está entre vós, tendo cuidado dele, não por força, mas voluntariamente; nem por torpe ganância, mas de ânimo pronto;  nem como tendo domínio sobre a herança de Deus, mas servindo de exemplo ao rebanho.  E, quando aparecer o Sumo Pastor, alcançareis a incorruptível coroa de glória” – (1 Pedro 5:1-5).
 
 
“E, depois de terem jantado, disse Jesus a Simão Pedro: Simão, filho de Jonas, amas-me mais do que estes? E ele respondeu: Sim, Senhor; tu sabes que te amo. Disse-lhe: Apascenta os meus cordeiros.  Tornou a dizer-lhe segunda vez: Simão, filho de Jonas, amas-me? Disse-lhe: Sim, Senhor; tu sabes que te amo. Disse-lhe: Apascenta as minhas ovelhas. Disse-lhe terceira vez: Simão, filho de Jonas, amas-me? Simão entristeceu-se por lhe ter dito terceira vez: Amas-me? E disse-lhe: Senhor, tu sabes tudo; tu sabes que eu te amo. Jesus disse-lhe: Apascenta as minhas ovelhas.  Na verdade, na verdade te digo que, quando eras mais moço, te cingias a ti mesmo e andavas por onde querias: mas, quando já fores velho, estenderás as mãos, e outro te cingirá e te levará para onde tu não queiras” – (João 21:15-18).
 
 
“Eis que vos envio como ovelhas ao meio de lobos; portanto, sede prudentes como as serpentes e símplices como as pombas” – (Mateus 10:16).
 
CONCLUSÃO
 
Não há nada que possa apagar a chama do Espírito do coração de um novo convertido. É no início da fé que o crente alcança as mais ricas bênçãos das mãos do Senhor. Esse é o tempo em que ele está vivendo o primeiro amor. Esse é o tempo em que ele não aceita nenhum tipo de contenda, de falação, de brincadeira, porque o efeito do primeiro amor o prende sob às asas do Todo-Poderoso. Diferente de outrora, os crentes mais antigos podem aprender muito com os novos, inclusive sobre o cuidado para que o primeiro amor não se esvai do coração.

__________


Pr. Jorge Albertacci
Assembleia de Deus do Retiro
Volta Redonda – 28/03/2015
 
Voltar para o conteúdo