Mãos que Foram Feridas! - Estudos Bíblicos

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur ad elit.
Morbi tincidunt libero ac ante accumsan.
Estudos Bíblicos
Pr. Jorge Albertacci
Levantai os vossos olhos para as terras que já estão brancas para a colheita. (João 4:35)
Ir para o conteúdo

Mãos que Foram Feridas!

TEOLOGIA DO OBREIRO > Estudos Bíblicos III
Mãos Que Foram Feridas
 
João 20:19-31

Chegada, pois, a tarde daquele dia, o primeiro da semana, e cerradas as portas onde os discípulos, com medo dos judeus, se tinham ajuntado, chegou Jesus, e pôs-se no meio, e disse-lhes: Paz seja convosco.

E, dizendo isto, mostrou-lhes as suas mãos e o lado. De sorte que os discípulos se alegraram, vendo o Senhor. Disse-lhes, pois, Jesus outra vez: Paz seja convosco; assim como o Pai me enviou, também eu vos envio a vós.

E, havendo dito isto, assoprou sobre eles e disse-lhes: Recebei o Espírito Santo. [aqueles a quem perdoardes os pecados lhes são perdoados; e àqueles a quem os retiverdes lhes são retidos]

Ora, Tomé, um dos doze, chamado Dídimo, não estava com eles quando veio Jesus.  Disseram-lhe, pois, os outros discípulos: Vimos o Senhor. Mas ele disse-lhes: Se eu não vir o sinal dos cravos em suas mãos, e não puser o meu dedo no lugar dos cravos, e não puser a minha mão no seu lado, de maneira nenhuma o crerei.

E oito dias depois estavam outra vez os seus discípulos dentro, e com eles Tomé. Chegou Jesus, estando as portas fechadas, e apresentou-se no meio, e disse: Paz seja convosco.

Depois disse a Tomé: Põe aqui o teu dedo, e vê as minhas mãos; e chega a tua mão, e põe-na no meu lado; e não sejas incrédulo, mas crente. E Tomé respondeu, e disse-lhe: Senhor meu, e Deus meu!

Disse-lhe Jesus: Porque me viste, Tomé, creste; bem-aventurados os que não viram e creram.  Jesus, pois, operou também em presença de seus discípulos muitos outros sinais, que não estão escritos neste livro.  
Estes, porém, foram escritos para que creiais que Jesus é o Cristo, o Filho de Deus, e para que, crendo, tenhais vida em seu nome.

INTRODUÇÃO
 
O texto em epígrafe não somente promoveu grande alegria nos discípulos por vê-lO ressuscitado - como lhes fortaleceu com novas e firmes experiências. Eles viram o Senhor; estiveram com Ele, viram os sinais dos cravos em suas mãos – viram também o Seu lado onde fora ferido no ato da crucificação.
 
A EXPÊRIENCIA DE TOMÉ
 
Sem explicar o motivo, a Bíblia esclarece que Tomé não estava presente nessa memorável reunião. Ao saber da notícia da aparição do Senhor, a priori, Tomé preferiu não crer. Disseram-lhe, pois, os outros discípulos: Vimos o Senhor. Mas ele disse-lhes: Se eu não vir o sinal dos cravos em suas mãos, e não puser o dedo no lugar dos cravos, e não puser a minha mão no seu lado, de maneira nenhuma o crerei.
 
Passados oito dias (uma semana) novamente o Senhor aparece no meio deles e logo dirigiu a palavra em resposta às exigências de Tomé: Chegou Jesus, estando as portas fechadas, e apresentou-se no meio, e disse: Paz seja convosco!  Depois, disse a Tomé: Põe aqui o teu dedo e vê as minhas mãos; chega a tua mão e põe-na no meu lado; não sejas incrédulo, mas crente.  Tomé respondeu e disse-lhe: Senhor meu, e Deus meu!  Disse-lhe Jesus: Porque me viste, Tomé, creste; bem-aventurados os que não viram e creram!
 
ESBOÇO

Mãos Que Foram Feridas
 
01. Mãos que foram feridas para salvar: 
 
“Eis que a mão do Senhor não está encolhida, para que não possa salvar, nem o Seus ouvidos agravados para não poder ouvir” – (Isaías 59:1).
 
02. Mãos que foram feridas para reconciliar: 
 
“Portanto, lembrai-vos de vós que noutro tempo éreis gentios na carne e chamados incircuncisão pelos que na carne se chamam circuncisão feita pela mão dos homens. Que naquele tempo estáveis sem Cristo separados da comunidade de Israel e estranhos aos concertos da promessa, não tendo esperança e sem Deus no mundo. Mas agora em Cristo Jesus, vós que antes estáveis longe, já pelo sangue de Cristo chagastes perto” – (Efésios 2:12).
 
03. Mãos que foram feridas para curar: 
 
“Verdadeiramente Ele levou sobre Si as nossas enfermidades e as nossas dores, levou sobre Si, e nós o reputávamos por aflito e ferido de Deus e oprimido. Mas Ele foi ferido pelas nossas transgressões e moído pelas nossas iniquidades, o castigo que nos traz a paz estava sobre Ele, e pelas Suas pisaduras fomos sarados” – (Isaías 53:4).
 
04. Mãos que foram feridas para ajudar: 
 
“Porque Eu o Senhor teu Deus te tomo pela mão direita, e te digo não temas porque Eu te ajudo. – (Isaías 41:13) – E a mão do Senhor era com ele e grandes número creu e se converteu ao Senhor – (Atos 11:21) – E eu quando o vi cai a Seus pés como morto e Ele pôs sobre mim a Sua destra dizendo-me: Não temas; Eu Sou o primeiro e o último” – (Apocalipse 1:17).
 
05. Mãos que foram feridas para abençoar: 
 
“E levou-os fora, até Betânia e levantando as mãos os abençoou. E aconteceu que abençoando-os Ele se apartou deles, foi elevado ao Céu” – (Lucas 24:50-51). “Há ainda semente no celeiro? Nem a videira, nem a figueira, nem a romeira, nem a oliveira têm dado os seus frutos; mas desde este dia vos abençoarei” – (Ageu 2:19). 
 
06. Mãos que foram feridas para gravar o nosso nome: 
 
“Eis que nas palmas das minhas mãos tenho gravado; os teus muros estão continuamente perante mim” – (Isaías 49:16). “O pecado de Judá está escrito com um ponteiro de ferro, com ponta de diamante, gravado na tábua do seu coração e nos ângulos dos seus altares” – (Jeremias 17:1). “E, se o ministério da morte, gravado com letras em pedras, veio em glória, de maneira que os filhos de Israel não podiam fitar os olhos na face de Moisés, por causa da glória do seu rosto, a qual era transitória, como não será de maior glória o ministério do Espírito?  Porque, se o ministério da condenação foi glorioso, muito mais excederá em glória o ministério da justiça” – (2Coríntios 3:3-9). “Mas não vos alegreis porque se vos sujeitem os espíritos; alegrai-vos, antes, por estar o vosso nome escrito nos céus” – (Lucas 10:20). “Quem tem ouvidos ouça o que o Espírito diz às Igrejas: Ao que vencer darei eu a comer do maná escondido e dar-lhe-ei uma pedra branca, e na pedra um novo nome escrito, o qual ninguém conhece senão aquele que o recebe” - (Apocalipse 2:17).
 
07. Mãos que foram feridas para comprovar a verdade para os duvidosos:
 
“Mas ele disse-lhes: se eu não vir o sinal dos cravos em Suas mãos e não meter o dedo no lugar dos cravos e não meter a minha mão no seu lado de maneira nenhuma o crerei” – (João 20:25-29).
 
08. Mãos que foram feridas para nos levar para o céu: 
 
“E, se eu for e vos preparar lugar, virei outra vez e vos levarei para mim mesmo, para que, onde eu estiver, estejais vós também” – (João 14:3).
 
09. Mãos que foram feridas para estar conosco:
 
“Ensinando-as a guardar todas as coisas que eu vos tenho mandado; e eis que eu estou convosco todos os dias, até à consumação dos séculos. Amém!” – (Mateus 28:20).
 
10. Mãos que foram feridas para nos motivar a congregar no Seu nome: 
 
“Porque onde estiverem dois ou três reunidos em meu nome, aí estou eu no meio deles” – (Mateus 18:20).
 
11. Mãos que foram feridas para que fôssemos batizados no Espirito Santo:
 
Porque, na verdade, João batizou com água, mas vós sereis batizados com o Espírito Santo, não muito depois destes dias” – (Atos 1:5).
 
CONCLUSÃO
 
Então, o SENHOR Deus disse à serpente: Porquanto fizeste isso, maldita serás mais que toda besta e mais que todos os animais do campo; sobre o teu ventre andarás e pó comerás todos os dias da tua vida.  E porei inimizade entre ti e a mulher e entre a tua semente e a sua semente; esta te ferirá a cabeça, e tu lhe ferirás o calcanhar” – (Gênesis 3:14-15).  Como afirma o texto bíblico acima, o Filho de Deus veio a este mundo para pagar os nossos pecados e nos resgatar das artimanhas do Diabo. Deus amaldiçoou a serpente por seu ato cruel praticado contra Seus filhos ainda no Jardim do Éden. E já antecipou que esta feriria o calcanhar do Cordeiro, mas que, em contrapartida Ele lhe esmagaria a cabeça.
 
Jorge Albertacci
 
Pastor Emérito da Assembleia de Deus em Volta Redonda
Rua Engenheiro Joaquim Cardozo, 448
Retiro – Volta Redonda - Rio de Janeiro
 
 
Voltar para o conteúdo