O Episódio da Crucificação - Estudos Bíblicos

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur ad elit.
Morbi tincidunt libero ac ante accumsan.
Estudos Bíblicos
Pr. Jorge Albertacci
Levantai os vossos olhos para as terras que já estão brancas para a colheita. (João 4:35)
Ir para o conteúdo

O Episódio da Crucificação

ESBOÇOS > Esboço IV
____________

O Episódio da Crucificação

 
INTRODUÇÃO
 
Isaías 53
 
Quem deu crédito à nossa pregação? E a quem se manifestou o braço do SENHOR? Porque foi subindo como renovo perante ele, e como raiz de uma terra seca; não tinha beleza nem formosura e, olhando nós para ele, não havia boa aparência nele, para que o desejássemos. Era desprezado, e o mais rejeitado entre os homens, homem de dores, e experimentado nos trabalhos; e, como um de quem os homens escondiam o rosto, era desprezado, e não fizemos dele caso algum. 

Verdadeiramente ele tomou sobre si as nossas enfermidades, e as nossas dores levou sobre si; e nós o reputávamos por aflito, ferido de Deus, e oprimido. Mas ele foi ferido por causa das nossas transgressões, e moído por causa das nossas iniquidades; o castigo que nos traz a paz estava sobre ele, e pelas suas pisaduras fomos sarados. Todos nós andávamos desgarrados como ovelhas; cada um se desviava pelo seu caminho; mas o Senhor fez cair sobre ele a iniquidade de nós todos. 

Ele foi oprimido e afligido, mas não abriu a sua boca; como um cordeiro foi levado ao matadouro, e como a ovelha muda perante os seus tosquiadores, assim ele não abriu a sua boca. Da opressão e do juízo foi tirado; e quem contará o tempo da sua vida? Porquanto foi cortado da terra dos viventes; pela transgressão do meu povo ele foi atingido. E puseram a sua sepultura com os ímpios, e com o rico na sua morte; ainda que nunca cometeu injustiça, nem houve engano na sua boca. 

Todavia, ao Senhor agradou moê-lo, fazendo-o enfermar; quando a sua alma se puser por expiação do pecado, verá a sua posteridade, prolongará os seus dias; e o bom prazer do Senhor prosperará na sua mão. Ele verá o fruto do trabalho da sua alma, e ficará satisfeito; com o seu conhecimento o meu servo, o justo, justificará a muitos; porque as iniquidades deles levará sobre si. Por isso lhe darei a parte de muitos, e com os poderosos repartirá ele o despojo; porquanto derramou a sua alma na morte, e foi contado com os transgressores; mas ele levou sobre si o pecado de muitos, e intercedeu pelos transgressores.

João 19:17-37
 
 
1. O pecado era meu e teu - a cruz era dEle.
 
2. A condenação era minha e tua – mas, a punição foi dEle.
 
3. Ele ajudou a todos - mas a cruz Ele mesmo a carregou nos Seus ombros.
 
4. O lugar dEle seria à destra do Pai – o Seu destino com o rude madeiro foi ao Gólgota, que traduzido Calvário - Caveira.
 
 
5. Na Trindade, Seu lugar é no meio, nem num extremo e nem no outro – de igual modo, na crucificação,  Ele foi crucificado entre dois ladrões.
 
6. O governador, Pôncio Pilatos, O açoitou – por amor à humanidade Ele suportou. João 19:1).
 
 
7. Como Rei do reis, Ele é coroado no Céu – os soldados puzeram sobre Sua cabeça, uma coroa de espinhos. João 19:2.
 
 
8. Pilatos coloca uma faixa sobre Ele: "Jesus Nazareno, Rei dos Judeus" os soldados questionaram Pilatos dizendo foi o senhor que disse ser Rei - Pilatos responde: O que escrevi, escrevi.
 
 
9. Dividiram Suas vestes – cumprindo a profecia:  Repartem entre si as minhas vestes, e lançam sortes sobre a minha roupa. Salmo 22:18: Repartem entre si as minhas vestes, e lançam sortes sobre a minha roupa.

 
Mas a Sua túnica por ser inconsutil eles não a dividiram, lançaram sorte sobre ela. Encontramos outras referências atinentes nos sinópticos: Mateus 27:35; Marcos 15:24; Lucas 23:34
 
 
Entre a multidão Ele contemplava um mesclado de pessoas. Ele tomou sobre Si a indignidade de todos nós, carregando-as perante todos os que estavam ao redor da cruz! Entre os carrascos Ele contemplava os Seus discípulos, Seus amigos, Sua mãe e santas mulheres. E tudo isso foi por mim e por ti, para que pudéssemos vir a vestir-nos com as vestes da Sua glória final. Tratando inclusive, com deferência, o discípulo João e Maria Sua Mãe! João 19:25-27:E junto à cruz de Jesus estava sua mãe, e a irmã de sua mãe, Maria mulher de Clopas, e Maria Madalena.  Ora Jesus, vendo ali sua mãe, e que o discípulo a quem ele amava estava presente, disse a sua mãe: Mulher, eis aí o teu filho.  Depois disse ao discípulo: Eis aí tua mãe. E desde aquela hora o discípulo a recebeu em sua casa.”
 
 
10. Por ser Sábado Jesus não podia permanecer na Cruz, com ordem de Pilatos quebraram as pernas dos outros dois, ao chegar a Jesus, não foi preciso, Ele já havia morrido - João 19:33. Cumprindo assim, a profecia no Salmo 34:20: Ele lhe guarda todos os seus ossos; nem sequer um deles se quebra.

 
11. Em meio aquela agonia o Filho de Deus exclama: Tenho sede! Eles Lhe deram vinagre no grego Oxos - nossa palavra vinagre vem do francês -vin = vinho - a/gre = azedo. Então lhe deram VINHO AZEDO.
 
12. Cumpriu aí o Salmo 69:21: Deram-me fel por mantimento, e na minha sede me deram a beber vinagre.
 
CONCLUSÃO

Está consumado! Está consumado! Está consumado!
 
 ____________


Jorge Albertacci

Atualmente Pastor Emérito da Catedral das 
Assembleias de Deus do Retiro
Rua Engº Joaquim Cardozo, 448 - Retiro - 27281-360  
Volta Redonda - Rio de Janeiro
 
Voltar para o conteúdo