Guardados na Depressão - Estudos Bíblicos

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur ad elit.
Morbi tincidunt libero ac ante accumsan.
Estudos Bíblicos
Pr. Jorge Albertacci
Levantai os vossos olhos para as terras que já estão brancas para a colheita. (João 4:35)
Ir para o conteúdo

Guardados na Depressão

TEOLOGIA DO OBREIRO > Artigos II
__________


1 Reis 19:2-8
 
TEXTO 

"Então, Jezabel mandou um mensageiro a Elias, a dizer-lhe: Assim me façam os deuses e outro tanto, se decerto amanhã a estas horas não puser a tua vida como a de um deles.  O que vendo ele, se levantou, e, para escapar com vida, se foi, e veio a Berseba, que é de Judá, e deixou ali o seu moço. E ele se foi ao deserto, caminho de um dia, e veio, e se assentou debaixo de um zimbro; e pediu em seu ânimo a morte e disse:
 
Já basta, ó SENHOR; toma agora a minha vida, pois não sou melhor do que meus pais.  E deitou-se e dormiu debaixo de um zimbro; e eis que, então, um anjo o tocou e lhe disse: Levanta-te e come. E olhou, e eis que à sua cabeceira estava um pão cozido sobre as brasas e uma botija de água; e comeu, e bebeu, e tornou a deitar-se."  
 
E o anjo do SENHOR tornou segunda vez, e o tocou, e disse: Levanta-te e come, porque mui comprido te será o caminho.  Levantou-se, pois, e comeu, e bebeu, e, com a força daquela comida, caminhou quarenta dias e quarenta noites até Horebe, o monte de Deus."

INTRODUÇÃO
 
Assim como fez com Elias, o senhor me guardou “nos” momentos de depressão! Por quê? Não, não sei! Só sei que aprouve Deus me ajudar. Aprender? Aprendi! Sofrer? Muito! Mas compreendi um pouco mais o quanto sou dependente da presença do Espírito Santo em minha vida. Sem ela, eu seria um monte de ossos secos. Com isto aprendi que:   “Em tudo somos atribulados, mas não angustiados; perplexos, mas não desanimados;  perseguidos, mas não desamparados; abatidos, mas não destruídos;  trazendo sempre por toda parte a mortificação do Senhor Jesus no nosso corpo, para que a vida de Jesus se manifeste também em nossos corpos.”
 
COM JESUS
 
Na horrenda Gath-Shemen, nosso Mestre amado chegou  à hematidrose! Seu suor transformou-se em gotas de sangue! Eloí, Eloí, lemá sabactâni? Esse foi um clamor do fundo da Sua alma, que traduzido significa: Deus meu, Deus meu, por que me desamparaste? Tamanha era a dor, que nosso Mestre apelou: "E, indo um pouco adiante, prostrou-se sobre o seu rosto, orando e dizendo: Meu Pai, se é possível, passa de mim este cálice; todavia, não seja como eu quero, mas como tu queres."
 
Estas passagens do Novo Testamento descrevem a situação emocional de Jesus nos momentos que antecederam a sua prisão, julgamento, tortura e crucificação. Jesus sabia do sofrimento atroz que teria que enfrentar. Seu stress teria sido tão grande que ele teria chegado a suar sangue.
 
Muitos duvidam da possibilidade de uma pessoa Suar Sangue quando submetido a stress intenso. O mais interessante é que poucos duvidam que uma pessoa pode morrer em consequência de um stress intenso. Isto acontece porque a morte causado por stress é bem mais comum do que o ato de suar sangue. Porém, nesta situação extrema, pequenos vasos sanguíneos que estão sob as glândulas sudoríparas podem se romper e o sangue sair pelos poros do corpo junto com o suor. O Dr. Kelly Hollowell, J.D., Ph.D que é também psicólogo de profissão, afirma que já presenciou em duas oportunidade tais fatos acontecerem. E nas duas oportunidades o paciente estava sob stress intenso e a região onde houve este Suou Sangue foi o couro cabeludo.
 
AFINAL DE CONTAS
 
Sobre os ombros de Jesus estava o fardo pesado da humanidade toda. Ele sofreu as dores que eram nossas, mas, nem por isto reclamou de nada! Ele mesmo disse: O Bom Pastor dá a vida pelas Suas ovelhas, e Ele deu! Ele submeteu Sua própria vida à maldição, fazendo-se  maldito por todos os oprimidos da terra, para nos livrar da condenação eterna. Ele riscou a cédula que nos era contrária, cravando-a na cruz!
 
CAUSAS DA DEPRESSÃO
 
Observemos alguns elementos que podem levar-nos à depressão:

1. Oposição. Quando Elias chegou a Jezreel e soube que Jezabel intentava matá-lo (1 Rs 19.1,2), tomou atitudes que revelaram seu estado depressivo. Sempre que realizamos ou estamos prestes a realizar algo importante para Deus, enfrentamos o ataque do Inimigo. Essas investidas inesperadas ou oposição sistemática visam enfraquecer nossa confiança na proteção divina, levando-nos a desistir de lutar e assim impedir o progresso da obra de Deus (Jo 16.33; 1 Pe 5.8).

2. Frustração. O sentimento de incapacidade ou fracasso, diante da realização de um trabalho aparentemente inútil, pode levar-nos à depressão. A idéia que se tem é que a vida não faz o menor sentido. Elias perdera o ânimo e o interesse de viver: "toma agora a minha vida, pois não sou melhor do que meus pais" (1 Rs 19.4). Humanamente falando, não somos diferentes do profeta; compartilhamos a mesma natureza (Tg 5.17).

3. Medo. O pavor incontido do que nos possam fazer os adversários, e a possibilidade de sermos perseguidos, ridicularizados, caluniados, ou até mortos podem levar-nos à depressão. Foi o que aconteceu com o profeta Elias (1 Rs 19.1,2,10).

4. Angústia. Quando enfrentamos um problema de difícil solução e não vislumbramos uma saída, tendemos à tristeza e a angústia. E justamente nesse momento que a crise depressiva se instala (Jó 3.11; 6.11; 17.1; Sl 13.1-3; 56; 57.6,7). - (Lições EBD CPAD 27 de Julho de 2008).

REAÇÕES NATURAIS DIANTE DA DEPRESSÃO
 
1. Fugir. Moisés, incompreendido pelos filhos de Israel e procurado por Faraó, fugiu para Midiã (Êx 2.15). Fugir é a primeira reação quando nos sentimos incapazes diante do inimigo (1 Rs 19.3). Davi tomou a mesma atitude. Durante prolongada crise, fugiu para Aquis, rei de Gate, fazendo-se de louco. Ler 1 Sm 21.10-15; 27.1-7; 29.1-11; Sl 34; 56. Muitos, por não confiarem plenamente em Deus, usam o sono, o isolamento, o entretenimento, e tantas outras coisas para fugir da realidade. Caso o leitor esteja enfrentando um problema difícil, a ponto de desejar esconder-se em uma cisterna (1 Sm 13.6), saiba que o Senhor tem um escape para você (Sl 91; Hb 13.5).

2. Esconder-se. Elias realizou grandes feitos perante o Senhor: extirpou a idolatria de Israel (1 Rs 18.19-40) e fez chover sobre a terra, após um longo período de seca (1 Rs 18.41,42; 17.1; Lc 4.25; Tg 5.17,18). Todavia, isso não impediu que o profeta ficasse apavorado diante das desprezíveis ameaças de Jezabel (1 Rs 19.4,9).

3. Desistir. Muitos, quando deprimidos, ficam alienados, ou fechados dentro de si mesmos, como num casulo. O abandono da comunhão com os irmãos pode ser um sintoma de depressão: "... deixou ali o seu moço" (1 Rs 19.3). Elias não devia ter dispensado seu auxiliar, nem deveria ter ido para o deserto (1 Rs 19.3.4). A solidão agrava a depressão. Um bom confidente e santo irmão e amigo é uma boa linha de defesa, pelo fato de ter alguém para dialogar e orar juntos. A depressão priva a pessoa do relacionamento com os irmãos e amigos. Ela reprime o desejo de viver (1 Rs 19.4). - (Lições EBD CPAD 27 de Julho de 2008).

CONCLUSÃO
 
Se é mais fácil a pessoa morrer diante de um sofrimentos deste, do que Suar Sangue, conforme afirma o Dr. Kelly Hollowell: -  “Muitos duvidam da possibilidade de uma pessoa Suar Sangue quando submetido a stress intenso. O mais interessante é que poucos duvidam que uma pessoa pode morrer em consequência de um stress intenso. Isto acontece porque a morte causado por stress é bem mais comum do que o ato de suar sangue. Porém, nesta situação extrema, pequenos vasos sanguíneos que estão sob as glândulas sudoríparas podem se romper e o sangue sair pelos poros do corpo junto com o suor” – Imaginemos o quanto sofreu nosso Mestre.  Todavia, é bom que o mundo todo saiba que o castigo que nos traz a paz estava sobre Ele, e pelas Sua pisaduras fomos sarados. E Ele disse mais: No mundo tereis aflições, tende bom ânimo, eu venci o mundo.
__________


Pastor Jorge Albertacci
Assembleia de Deus em Volta Redonda
Rio de Janeiro
E-mail  prjorgealbertacci.com.br
17/01/2014
Voltar para o conteúdo