Lembrando dos Caminhos por Onde Passamos - Estudos Bíblicos

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur ad elit.
Morbi tincidunt libero ac ante accumsan.
Estudos Bíblicos
Pr. Jorge Albertacci
Levantai os vossos olhos para as terras que já estão brancas para a colheita. (João 4:35)
Ir para o conteúdo

Lembrando dos Caminhos por Onde Passamos

LITURGIA > Pr. José Edson
_____________

Lembrando dos Caminhos por Onde Passamos

Pastor José Edson

Texo Bíblico Introdutório

Hebreus 12.12-13

Portanto, tornai a levantar as mãos cansadas, e os joelhos desconjuntados. E fazei veredas direitas para os vossos pés, para que o que manqueja se não desvie inteiramente, antes seja sarado. 

INTRODUÇÃO

Estamos chegando no limiar do Ano Novo. E muitas foram as lutas; daqueles que enfrentaram seriamente a vida espiritual como ela é. (2 Co 7.2-10; 2 Tm 2.3). Lutas, decepções e sofrimentos, fazem parte da experiência do cristão; donde ele deve tirar proveito, se aperfeiçoar e considerar os caminhos de Deus na sua vida. (Dt 8.2).

COMENTÁRIO

I – Devemos lembrar dos caminhos por onde passamos durante todo esse ano. E considerar, e raciocinar sobre os erros, as vergonhas, os prejuízos e as perdas que tivemos. “Os buracos que deixamos devemos tapá-los”. Devemos lembrar de onde caímos, e voltar e praticar as primeiras obras, (ou voltarmos às boas obras).

Quantas vidas ajudamos, mas quantas prejudicamos! Quantas alegramos e quantas deixamos tristezas! Quantas deveríamos ajudar e não ajudamos! No lugar de amizade fizemos inimizades! O bem que fizemos e não fomos reconhecidos não devemos deixar de continuar praticando, porque Deus os recolheu para Sua memória! (Gl 6.9; Ap 2.1-3). As almas que evangelizamos, as vidas que conduzimos à Casa do Senhor! As orações e intercessões não foram em vão, no seu tempo as respostas virão! Devemos tornar a nos fortalecer no Deus que nos renova. As almas que apascentamos, os corações que consolamos, as vidas que motivamos a seguir a Cristo, são obras aprovadas por Deus! (Mt 25.23).

II 
 A exortação do apóstolo é que devemos “tornar a levantar” (ou levantar outra vez). As mãos cansadas e os joelhos desconjuntados (ou trementes). Sabendo que o nosso descanso não é aqui. Neste próximo ano, tornemos ou continuemos fazendo a obra do evangelho.  Porque, foi para isto que fomos chamados, para darmos frutos no Reino de Deus. (Jo 15.1-3).

III – No mesmo capitulo o escritor usando estas metáforas explica o que são: Mãos cansadas, joelhos trementes, caminhos direito para os pés, quis dizer:

1- Seguir a paz com todos e a santificação. (Vers 14);

2- Ter o cuidado de não nos excluirmos da graça de Deus. Já que a graça de Deus foi derramada abundantemente sobre nós. (Vers. 15;Tt 3.6);

3- Como cristão não devemos ser devasso (ou corrompido e depravado). ( Vers. 16);

4- Porque na graça de Deus não chegamos no Monte da Lei, mas ao Monte Sião (Ou o Monte da Glória de Deus. (Vers. 18,22).5- Chegamos a universal assembleia que é a igreja, o corpo de Cristo. (Vers. 23; I Tm 3.15);

6- A Aliança mediadora no sangue de Cristo. (Vers. 24; Mt 25.23; Hb 10.4).

CONCLUSÃO

Pelo que, tendo recebido um reino que não pode ser abalado, retenhamos a graça, pela qual sirvamos a Deus agradavelmente, com reverência e piedade, porque o nosso Deus é um fogo consumidor. (Vers. 28-29). Paulo recomenda seguir os bons exemplos: O que também aprendestes, e recebestes, e ouvistes, e vistes em mim, isso fazei; e o Deus de paz será convosco. (Fl 4.9).

_____________


Em 02-01-18
José Edson  
Pastor Presidente da Assembleia de Deus no Ano Bom
Av. Presidente Kennedy, 1502
Barra Mansa - RJ
 
Voltar para o conteúdo