Como quese pode chegar a algum lugar? - Estudos Bíblicos

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur ad elit.
Morbi tincidunt libero ac ante accumsan.
Estudos Bíblicos
Pr. Jorge Albertacci
Levantai os vossos olhos para as terras que já estão brancas para a colheita. (João 4:35)
Ir para o conteúdo

Como quese pode chegar a algum lugar?

Bibliologia
_______________

TEXTO
Oséias 4:6
 
“O meu povo foi destruído, porque lhe faltou o conhecimento; porque tu rejeitaste o conhecimento, também eu te rejeitarei, para que não sejas sacerdote diante de mim; visto que te esqueceste da lei do teu Deus, também eu me esquecerei de teus filhos”
 
INTRODUÇÃO
 
O Senhor Jesus foi incisivo ao afirmar: “Vocês erram por não conhecer as Escrituras e nem o Poder de Deus” - (Marcos 12:24). Mas não ficou somente nisto, em outra oportunidade Ele os asseverou de forma peremptória: "Vocês estudam as Escrituras, porque creem que elas dão a vida eterna. E as Escrituras conduzem a mim! Mesmo assim vocês não querem vir a mim para que Eu lhes dê esta vida eterna" (João 5:39). - Bíblia Viva (Versão Parafraseada). Ou seja: O Mestre estava afirmando que são as Escrituras que dão testemunho dele, mas que a vida eterna somente Ele pode dar.

COMENTÁRIO
 
E disse mais o Senhor: “Eu sou o caminho, a verdade e a vida. Ninguém vem ao pai a não ser por mim.” (Jo 14.6). Qual teria sido o motivo que levou o Senhor a fazer esta declaração? A Bíblia nos dá a resposta: No princípio da criação, o primeiro casal,  Adão e Eva, deram lugar a Satanás e consequentemente foram induzidos ao caminho do erro e com isso o nosso entendimento ficou assim: “Há caminho que ao homem parece direito, mas o fim deles são caminhos de morte!” (Provérbios 14.12). E no livros dos Salmos, a Palavra nos revela: “Bom e reto é o Senhor. Ele ensina o caminho aos pecadores.” (Salmos 25.8)
 
 
Paulo, por sua vez exortou a Timóteo: “Persiste em ler, exortar e ensinar, até que eu vá. Não desprezes o dom que há em ti, o qual te foi dado por profecia, com a imposição das mãos do presbitério. Medita estas coisas, ocupa-te nelas, para que o teu aproveitamento seja manifesto a todos. Tem cuidado de ti mesmo e da doutrina; persevera nestas coisas; porque, fazendo isto, te salvarás, tanto a ti mesmo como aos que te ouvem” – (1 Timóteo 4:13-16). E ainda disse mais, o apóstolo dos gentios:  “E que, desde a tua meninice, sabes as sagradas letras, que podem fazer-te sábio para a salvação, pela fé que há em Cristo Jesus” – (2 Timóteo 3:15).
 
NOS DIAS DE MOISÉS

Na Velha Aliança, conforme nos revela Deuteronômio 31:9-13, a leitura da Lei era imprescindível para todos os cidadãos:
 
“Moisés escreveu esta Lei e  a entregou aos líderes do povo e aos  sacerdotes  levitas  que  levavam a arca da aliança de Deus, o Senhor.  E Moisés lhes deu a seguinte ordem:
— De sete em sete anos, no ano marcado para perdoar as dívidas, leiam esta Lei durante a Festa das Barracas. Todos os israelitas deverão estar presentes para adorar o Senhor Deus no lugar que ele tiver escolhido. Ali, na presença do povo, leiam a Lei em voz alta. Reúnam todo o povo — homens, mulheres, crianças e os estrangeiros que moram nas cidades onde vocês vivem — para que ouçam a leitura, aprendam a Lei, temam o Senhor, nosso Deus, e obedeçam fielmente a tudo o que a Lei manda. Assim os seus descendentes que ainda não conhecerem a Lei de Deus também ouvirão a leitura e aprenderão a temer o Senhor, nosso Deus, durante todo o tempo em que viverem na terra que fica do outro lado do rio Jordão e que vai ser do povo de Israel.”
 
Não se aparte da tua boca o livro desta lei, antes medita nele dia e noite, para que tenhas cuidado de fazer conforme tudo quanto nele está escrito; porque então farás prosperar o teu caminho, e serás bem sucedido – (Josué 1:8). A prosperidade segundo o coração de Deus é aquela que provém da obediência à Sua santa Palavra. E este texto de Josué 1:8 nos revela exatamente isto. A prosperidade tratada neste versículo não sugere esforço humano, como romarias, propósitos, sacrifícios, mas, tão somente a leitura e a prática do que recomenda a Palavra de Deus.

JESUS
 
Do mesmo modo Jesus ao notar que os Seus discípulos levavam uma vida desnorteada, anciosa e em uma verdadeira confusão. Desconhecendo o valor real do viver, e mesmo convivendo com Ele é notório que muitos viviam uma vida sem perspectivas. Foi neste ponto que o Mestre os recomendou: Não andeis, pois, inquietos, dizendo: Que comeremos, ou que beberemos, ou com que nos vestiremos? Porque todas estas coisas os gentios procuram. Decerto vosso Pai celestial bem sabe que necessitais de todas estas coisas; Mas, buscai primeiro o reino de Deus, e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas. Não vos inquieteis, pois, pelo dia de amanhã, porque o dia de amanhã cuidará de si mesmo. Basta a cada dia o seu mal." (Mateus 6:31-34).
 
_______________


CONCLUSÃO
 
Partindo deste princípio, entendemos que nenhum de nós pode negligenciar a leitura da Palavra de Deus, mas, devemos considera-la como a ração diária necessária à nossa sobrevivência aqui na terra e na eternidade também. Somente na Palavra de Deus é que encontramos o lenitivo para uma vida sossegada. Sossegada, mas, simplesmente nele, em Jesus, o Cordeiro e Deus, que após Seus quarenta dias e quarenta noites em jejum, deparou-se exatamente com Satanás, o tentador. Com esse jejum prolongado, o Filho de Deus, como homem, sujeito às tentações, recosou todas as propostas do tentador somente citando a Bíblia Sagrada conforme lemos em Mateus 4:1-11: Então, foi conduzido Jesus pelo Espírito ao deserto, para ser tentado pelo diabo.  E, tendo jejuado quarenta dias e quarenta noites, depois teve fome;  E, chegando-se a ele o tentador, disse: Se tu és o Filho de Deus, manda que estas pedras se tornem em pães.  Ele, porém, respondendo, disse: Está escrito: Nem só de pão viverá o homem, mas de toda a palavra que sai da boca de Deus.  Então o diabo o transportou à Cidade Santa, e colocou-o sobre o pináculo do templo,  e disse-lhe: Se tu és o Filho de Deus, lança-te daqui abaixo; porque está escrito: Aos seus anjos dará ordens a teu respeito, e tomar-te-ão nas mãos, para que nunca tropeces em alguma pedra.  Disse-lhe Jesus: Também está escrito: Não tentarás o Senhor, teu Deus.  Novamente, o transportou o diabo a um monte muito alto; e mostrou-lhe todos os reinos do mundo e a glória deles. E disse-lhe: Tudo isto te darei se, prostrado, me adorares.  Então, disse-lhe Jesus: Vai-te, Satanás, porque está escrito: Ao Senhor, teu Deus, adorarás e só a ele servirás.  Então, o diabo o deixou; e, eis que chegaram os anjos e o serviram.”

_______________


Jorge Albertacci 
Pastor Emérito da Assembleia de Deus do Retiro
Volta Redonda - RJ
 
 
Voltar para o conteúdo