Homem de Deus Para Tempos Especiais
ESBOÇOS > Esboço II
Neemias 6:1-19
1. HOMEM DE AÇÃO: “souberam que eu tinha edificado o muro” – (v 1) – evidentemente, Neemias sozinho não construiu o muro, mas, foi sua ação, sua liderança ativa e ousada, que motivou, estimulou e desafiou o povo à obra. Deus precisa de homem assim hoje – Hb 13:7 – Hb 13:17.
2. HOMEM DE VISÃO: “Estou fazendo uma grande obra” (v 3) Neemias tinha visão da obra realizada. Ela deveria ocupar-lhe todo o tempo. Quando não damos o devido valor a obra de Deus, dedicamo-lhe pouco tempo e atenção.
3. HOMEM QUE NÃO CEDE: “mandaram dizer-me quatro vezes e do mesmo modo lhe respondi quatro vezes. Sambalate era insistente, mas Neemias era resistente, ele não cedia ante as propostas do mal – resisti ao diabo e ele fugirá de vós.
4. HOMEM QUE NÃO FOGE: “Um homem como eu fugiria?” (v 11) um homem de Deus para servi-lo em tempos especiais, tem de ser corajoso, ousado, homem que não corre diante das ameaças, mesmo que elas se concretizem.
5. HOMEM QUE TEME A DEUS: “Quem há, que, sendo tal como eu, possa entrar no templo e viver?” – (v 11) – a lei não permitia a entrada nos lugares mais escondidos do templo, Neemias não era sacerdote, ele não entraria. O homem de Deus não vai contra a lei do Senhor, mesmo que seja para salvar a sua vida.
6. HOMEM DE DISCERNIMENTO: “Percebi que não era Deus que enviara” (v 12) – Um homem de Deus para tempos especiais precisa de discernimento para ver o que não se descobre naturalmente.
7. HOMEM HUMILDE: “Fizemos a obra com o auxilio de Deus” (v 16) - Zc 13:7.
Jorge Albertacci
Pastor Emérito da Assembleia de Deus do Retiro
Volta Redonda – Rio de Janeiro
E-mail: prjorgealbertacci@yahoo.com.br
Notas
Bíblia Sagrada – ARC/1995 – SBB – Rio de Janeiro
Pontos Salientes – JUERP – Rio de Janeiro