Minha Pregação
TEOLOGIA DO OBREIRO > Sermonando
Minha Pregação
Guarda o teu pé, quando entrares na casa de Deus; porque chegar-se para ouvir é melhor do que oferecer sacrifícios de tolos, pois não sabem que fazem mal. Não te precipites com a tua boca, nem o teu coração se apresse a pronunciar palavra alguma diante de Deus; porque Deus está nos céus, e tu estás sobre a terra; assim sejam poucas as tuas palavras. Eclesiastes 5:1-2.
Porque o Senhor dá a sabedoria, e da sua boca vem o conhecimento e o entendimento. (Provérbios 2:6).
"E sede cumpridores da palavra e não somente ouvintes, enganando-vos com falsos discursos". (Tiago 1:22). "Fazei todas as coisas sem murmurações nem contendas; para que sejais irrepreensíveis e sinceros, filhos de Deus inculpáveis no meio duma geração corrompida e perversa, entre a qual resplandeceis como astros no mundo; retendo a palavra da vida". (Filipenses 2:14-16a).
_______________________
Que todos os teus sermões sejam do teu coração e não apenas da tua cabeça. Pregue à base da experiência que têns, advinda do Espírito Santo, e não pelo que ouvistes alguém dizer. Apresente sempre o assunto que o Espírito Santo põe no teu coração para a ocasião. Lançe mão dos pontos que o Espírito Santo apresentar à tua mente, e apresente-os tão diretamente quanto possível à congregação. Entrega-te à oração sempre que fores pregar, e vá do aposento para o púlpito com os gemidos íntimos do Espírito procurando expressão nos teus lábios.
FAÇA TUAS AS PALAVRAS DO APÓSTOLO PAULO
“A minha palavra e a minha pregação não consistiram em palavras persuasivas de sabedoria humana, mas em demonstração do Espírito e de poder; Para que a vossa fé não se apoiasse em sabedoria dos homens, mas no poder de Deus”. (1Coríntios 2:4-5).
"Admoesto-vos, portanto, a que sejais meus imitadores. Por esta causa vos mandei Timóteo, que é meu filho amado, e fiel no Senhor, o qual vos lembrará os meus caminhos em Cristo, como por toda a parte ensino em cada igreja. Mas alguns andam ensoberbecidos, como se eu não houvesse de ir ter convosco. Mas em breve irei ter convosco, se o Senhor quiser, e então conhecerei, não as palavras dos que andam ensoberbecidos, mas o poder. Porque o reino de Deus não consiste em palavras, mas em poder. Que quereis? Irei ter convosco com vara ou com amor e espírito de mansidão"? (1Coríntios 4:16-21).
"Como nada, que útil seja, deixei de vos anunciar, e ensinar publicamente e pelas casas, Testificando, tanto aos judeus como aos gregos, a conversão a Deus, e a fé em nosso Senhor Jesus Cristo". (Atos 20:20-21).
_______________________
É interessante observar que nos dias atuais muitas pessoas não querem somente ganhar dinheiro. Lamentavelmente, existe toda uma questão de posição, de status, de complexo de superiridade, de medição de forças e de competição. Mas, Jesus foi enfático em dizer que a vida do homem não consiste na abundância de bens que possui. (Lucas 12:15).
_______________________
A tua mente deve estar plenamente imbuída do assunto, de maneira que este esteja procurando expressão. Abra a tua boca e deixe as palavras saírem como torrentes de águas cristalinas. Mas, não pregue uma só palavra à congregação antes de submetê-las ao Espírito Santo de Deus. Fale primeiro com Deus em oração e depois à Congregação.
Pregue em busca das almas! Pregue de forma lacônica. Simplesmente fale, e deixe a operação por conta do Espírito Santo. Não cometa a propalada hipérbole – com essa prática abominável você pode até levar o auditório ao êxtase, mas, na prestação de contas você estará a sós com Deus. Se você não conseguir sitetizar o assunto e nem submetê-lo por inteiro ao Eterno Consolador, melhor seria se você pregasse sobre somente um dos seus pés, porque assim você se cansaria antes de cansar o seu auditório.
Não prometa nada, reboliço, grande movimento para o final do culto. Evite levar o auditório à gritaria no final do culto, porque assim, Deus pode operar algo. Melhor é você nunca prometer nada e Deus realizar, do que você prometer muitas coisas para o final do culto e o Espírito Santo do Senhor não realizar nada – como, não poucas vezes, tenho visto acontecer. Triste realidade.
A bem da verdade, não extrapole, porque essa prática pode te custar caro demais. Se você não tiver capacidade de pregar sob a unção do Espírito de Deus, cale, vá consertar-te com Deus e depois pregue se for capaz.
SOMENTE APLIQUE A PALAVRA COM VIDA SANTA
Toda Escritura divinamente inspirada é proveitosa para ensinar, para redarguir, para corrigir, para instruir em justiça, para que o homem de Deus seja perfeito e perfeitamente instruído para toda boa obra. (2Timóteo 3:16-17).
Porque a palavra de Deus é viva, e eficaz, e mais penetrante do que qualquer espada de dois gumes, e penetra até à divisão da alma, e do espírito, e das juntas e medulas, e é apta para discernir os pensamentos e intenções do coração. (Hebreus 4:12).
Agora, se você for a onça que o Leão da Tribo de Judá ainda não amançou (Meu Deus, e como tem!) melhor seria se você estivesse bem longe do púlpito.
CONCLUSÃO
"Inclinai os ouvidos, ó céus, e falarei; e ouça a terra as palavras da minha boca. Goteje a minha doutrina como a chuva, destile o meu dito como o orvalho, como chuvisco sobre a erva e como gotas de água sobre a relva. Porque apregoarei o nome do Senhor; dai grandeza a nosso Deus". (Deuteronômio 32:1-3).
Pr. Jorge Albertacci
AD do Retiro - Volta Redonda - RJ
E-mail: prjorgealbertacci@yahoo.com.br