Evangelismo X Evangelização à Luz da Palavra
Evangelismo e Missões
__________
EVANGELISMO E EVANGELIZAÇÃO
Mateus 28:19-20
Portanto, ide, ensinai todas as nações, batizando-as em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo; ensinando-as a guardar todas as coisas que eu vos tenho mandado; e eis que eu estou convosco todos os dias, até à consumação dos séculos. Amém!
INTRODUÇÃO
A evangelização nasceu junto com a Igreja do Senhor Jesus, até mesmo porque, evangelização é a forma de discipular, é a forma de esnsinar para todas as pessoas que Jesus Cristo é o nosso Senhor e Salvador das nossas almas. Que Ele é o único mediador entre Deus e o homem (1 Tm 2:5) - e que fora dele não há nenhum outro (Isaías 45:5).
1. – EVANGELISMO: Sistema ou política, moral e religiosa fundada no evangelho.
2. – EVANGELIZAÇÃO: Ação de Evangelizar. Ato, processo ou efeito de evangelizar, de difundir os ensinamentos do Evangelho de nosso Senhor Jesus Cristo.
PORQUE DEVEMOS EVANGELIZAR?
1. – Porque é uma ordem do Senhor Jesus: Is 52:7 - Mc 16:15 - Mt 28:19 - Lc 24:47 – Rm 1:15-20.
2. – Porque a Igreja Primitiva pregava incessantemente – At 2:38 – Rm 10:18 – At 8:25 – At 8:40.
3. – Porque é uma obra iniciada por Deus – Lc 4:18 – Ef 2:17 – Is 52:10 – Is 53:1.
QUEM DEVE PRATICAR A EVANGELIZAÇÃO
1. – Todos os membros da Igreja Local, sob a coordenação de uma Secretaria de Evangelismo da Igreja, indicada pelo pastor da mesma – Evitar a evangelização praticada aleatoriamente, tendo como companhia, pessoas menos experientes.
E QUEM POR FALTA DE COMPROMISSO COM A OBRA DE DEUS DEIXAR DE EVANGELIZA?
1. – Pode ficar inserido no rol dos preguiçosos, negligentes – e ser reprovado no Tribunal de Cristo – pode não perder a salvação, mas, ser salvo como alguém que se escapou de um grande incêndio e somente com a roupa do corpo, sem galardão: 1Co 3; 1Co 9; Mt 25; Ez 33.
QUANDO DEVEMOS EVANGELIZAR?
1. – Em todo o tempo – 2Tm 4:2 - Hoje – Jo 9:4.
QUAIS OS PRINCIPAIS ELEMENTOS NECESSÁRIOS NA EVANGELIZAÇÃO?
2. – A Bíblia - Unção de Deus – Jejum e Oração – Literaturas: Bíblias, Livretos, Evangelhos, Folhetos – O próprio corpo – Oração pelos enfermos – vida condizente e socorro aos necessitados.
QUAIS OS CUIDADOS A SEREM OBSERVADOS?
1. – Nas reuniões e orações escusas – na casa de pessoas desviadas por decepção de alguma coisa que não tenha ficado acertado corretamente; na casa de crentes, membros de outras Igrejas (evitar proselitismo).
2. – Nas Visitas: Irmãos/irmãos – irmãs/irmãs – casal, mas nunca de namorados. Evitar propostas de negócios: compra e venda, empréstimos. Se o visitado tem casa de aluguel, não se mostar interessado. Em horário de almoço. Sobre o diácono que com um grupo de irmãos foi visitar uma pessoa enferma e para ir ao quarto tinha que passar pela cozinha onde uma senhora fritava pastel, o diácono olhou dentro da frigideira onde estavam os pastéis e perguntou se era para vender, ao que respondeu a senhora: Não irmão, é para o nosso almoço!
3. – Nos cultos de oração para libertação – na escola dominical – nos cultos de avivamento – nos cultos nos lares – nos cultos familiares de crescimento.
4. – Ter sempre a indispensável coordenação da Secretaria de Evangelização da Igreja.
CONCLUSÃO
Quanto se deve cobrar da Igreja por um dia de evangelização? Evangelização são se cobra nada de ninguém. É necessário que a pessoa tenha o chamado da parte de Deus. A não ser, que o irmão tem o chamado da parte de Deus, e esteja necessitado. Assim, a Igreja pode propor a ele para evangelizar às proximidades da Igreja, ou em um bairro específico, oferecendo-lhe um valor em dinheiro. Inclusive, a Bíblia nos dá respaldo para isto. (Mt 10:10; 1Tm 5:18). O evangelho é a graça de Deus, manifestada em Jesus, e nunca poder ser objeto de venda (Mt 10:8). Apesar do evangelho do Senhor ser a coisa de maior valor neste mundo, e de haver respaldo bíblico para o sustento de obreiros, isto, não se trata de barganhar ou de vender o evangelho. A evangelização deve ser feita havendo ou não recursos (Fl 4:10-13). Entretanto, o sustento do obreiro, quando este tem necessidade, a Igreja contratando-o, pode cooperar muito com a obra, e agrada a Deus (Fl 4:14-19).
__________
No SENHOR
Jorge Albertacci
E-mail - prjorgealbertacci@yahoo.com.br
Atualmente Pastor Emérito da Catedral das
Assembleias de Deus do Retiro
Presidida desde de 2008 pelo Pastor Pedro Gonçalves da Luz
Rua Engº Joaquim Cardozo, 448 - Retiro - 27281-360
Volta Redonda - Rio de Janeiro