A Palavra de Deus Viva e Escrita - Estudos Bíblicos

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur ad elit.
Morbi tincidunt libero ac ante accumsan.
Estudos Bíblicos
Pr. Jorge Albertacci
Levantai os vossos olhos para as terras que já estão brancas para a colheita. (João 4:35)
Ir para o conteúdo

A Palavra de Deus Viva e Escrita

Bibliologia
A Palavra de Deus
Textos Bíblicos
 
2Timóteo   3:16-17
Toda Escritura divinamente inspirada é proveitosa para ensinar, para redarguir, para corrigir, para instruir em justiça,  para que o homem de Deus seja perfeito e perfeitamente instruído para toda boa obra.
 
Salmo 107:20
Enviou a sua palavra, e os sarou, e os livrou da sua destruição.
 
INTRODUÇÃO
 
É na Palavra de Deus  que nossa ração de cada dia. É nela que os crentes têm sua  fé renovada e fortalecida. Ao lermos João 1:1-13 entendemos que Jesus Cristo é a Palavra Viva:   “No princípio, era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus.  Ele estava no princípio com Deus. Todas as coisas foram feitas por ele, e sem ele nada do que foi feito se fez. Nele, estava a vida e a vida era a luz dos homens;  e a luz resplandece nas trevas, e as trevas não a compreenderam. Houve um homem enviado de Deus, cujo nome era João. Este veio para testemunho para que testificasse da luz, para que todos cressem por ele.  Não era ele a luz, mas veio para que testificasse da luz.  Ali estava a luz verdadeira, que alumia a todo homem que vem ao mundo, estava no mundo, e o mundo foi feito por ele e o mundo não o conheceu. Veio para o que era seu, e os seus não o receberam.  Mas a todos quantos o receberam deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus: aos que creem no seu nome,  os quais não nasceram do sangue, nem da vontade da carne, nem da vontade do varão, mas de Deus.”
 
Enquanto a Bíblia é a Palavra Escrita, Ele é a Palavra Viva que veio do Céu, e em Ele ser a Palavra Viva é o que a torna eficaz, conforme lemos na carta aos Hebreus 4:12: Porque a palavra de Deus é viva, e eficaz, e mais penetrante do que qualquer espada de dois gumes, e penetra até à divisão da alma, e do espírito, e das juntas e medulas, e é apta para discernir os pensamentos e intenções do coração.”
 
CITAÇÕES SOBRE A PALAVRA (ARC) ALMEIDA, REVISTA E CORRIGIDA
 
01.  A Palavra que limpa – Jo 15:3.
02.  A Palavra que sara – Sl 107:20.
03.  A Palavra que deve ser pregada – Mc 16:5.
04.  A Palavra que deve ser lida – Ap 1:3 – 1Tm 4:13.
05.  A Palavra que deve ser amada – Mc 8:35 - Porque qualquer que quiser salvar a sua vida perdê-la-á, mas qualquer que perder a sua vida por amor de mim e do evangelho, esse a salvará.
06.  A Palavra que é preciso ser entendida – Mt 24:15 – Mc 13:14: “Quando, pois, virdes que a abominação da desolação, de que falou o profeta Daniel, está no lugar santo (quem lê, que entenda.”
07.  A Palavra onde os crentes devem buscar – Is 34:16 - Buscai no livro do SENHOR e lede; nenhuma dessas [coisas] falhará, nem uma nem outra faltará; porque a sua própria boca o ordenou, e o seu espírito mesmo as ajuntará.
08.  A Palavra que deve ser examinada – Jo 5:39.
09.  A Palavra que devemos conhecer – Mt 22:29.
10.          A Palavra que nos prepara para a boa obra – 2Tm 2:15.
11.          A Palavra que não passa e nem falha – Mc 13:31 – Lc 21:33.
12.          A Palavra  que deve ser guardada – Jo 8:51-52.
13.          A Palavra que lava – Ef 5:26.
14.          A Palavra que é viva e eficaz – Hb 4:12.
15.          A Palavra de vida eterna – Jo 6:68.
16.          A Palavra que não pode ser alterada – Ap 22:18-19.
17.          A Palavra na qual devemos crer – Mc 1:15.
18.          A Palavra que cria e do nada faz tudo – Gn 1:2.
19.          A Palavra que converte – Rm 10:17.
20.          A Palavra que é Jesus o “Logos” de Deus – 1Jo 5:7; Jo 1:1-3; Ap 19:13; Jo 1:14.
21.          A Palavra da qual não podemos ser meros ouvintes – Tg 1:23.
22.          A Palavra que deve estar escondida no nosso coração – Sl 119:11.
23.          A Palavra que está mui perto de nós, na nossa boca – Dt 30:14.
24.          A Palavra que não é vã e que prolonga nossas vidas na terra – Dt 32:47.
25.          A Palavra que nos deixar enganar com as falsas profecias – Dt 18:22.
26.          A Palavra que nunca falha – Js  21:45. 
 
NOTAS DA BÍBLIA (NVI) NOVA VERSÃO INTERNACIONAL
 
Toda a Escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, para a repreensão, para a correção e para a instrução na justiça, para que o homem de Deus seja apto e plenamente preparado para toda boa obra. 
2 Timóteo 3:16-17
 
A tua palavra é lâmpada que ilumina os meus passos
e luz que clareia o meu caminho. 
Salmos 119:105
 
Pois a palavra de Deus é viva e eficaz, e mais afiada que qualquer espada de dois gumes; ela penetra até o ponto de dividir alma e espírito, juntas e medulas, e julga os pensamentos e as intenções do coração. 
Hebreus 4:12
 
Jesus respondeu: "Está escrito: 'Nem só de pão viverá o homem, mas de toda palavra que procede da boca de Deus'". 
Mateus 4:4
 
Guardei no coração a tua palavra para não pecar contra ti.
Salmos 119:11
 
Santifica-os na verdade; a tua palavra é a verdade. 
João 17:17
 
A tua palavra, Senhor, para sempre está firmada nos céus. 
Salmos 119:89
 
Cada palavra de Deus é comprovadamente pura; ele é um escudo para quem nele se refugia. 
Provérbios 30:5
 
Jesus respondeu: "Está escrito: 'Nem só de pão viverá o homem'". 
Lucas 4:4
 
Não­ é a minha palavra como o fogo", pergun­ta o Senhor, "e como um martelo que despeda­ça a rocha? 
Jeremias 23:29
 
Santifica-os na verdade; a tua palavra é a verdade. 
João 17:17
 
Toda a Escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, para a repreensão, para a correção e para a instrução na justiça, 
2 Timóteo 3:16
 
Sejam praticantes da palavra, e não apenas ouvintes, enganando vocês mesmos. 
Tiago 1:22
 
Não deixe de falar as palavras deste Livro da Lei e de meditar nelas de dia e de noite, para que você cumpra fielmente tudo o que nele está escrito. Só então os seus caminhos pros­perarão e você será bem-sucedido. 
Josué 1:8
 
Pois a palavra do Senhor é verdadeira; ele é fiel em tudo o que faz. 
Salmos 33:4
 
Quando as tuas palavras foram encontradas, eu as comi; elas são a minha alegria e o meu júbilo, pois pertenço a ti, Senhor Deus dos Exércitos. 
Jeremias 15:16
 
Usem o capacete da salvação e a espada do Espírito, que é a palavra de Deus. 
Efésios 6:17
 
SOCIEDADE BÍBLICA DO BRASIL
 
I - NOTAS DA SBB – SOCIEDADE BÍBLICA DO BRASIL - Muitos séculos antes de Cristo, escribas, sacerdotes, profetas, reis e poetas do povo de Israel mantiveram registros de sua história e de seu relacionamento com Deus. Igualmente fizeram o registro das mensagens e revelações que receberam do Deus de Israel. Esses registros tinham grande significado e importância na vida daquele povo e, por isso, foram copiados muitas vezes e passados de geração em geração. Com o passar do tempo, esses relatos sagrados foram reunidos em três grupos de livros, assim conhecidos, em hebraico:
–  Torah (Lei): reúne os primeiros cinco livros da Bíblia, o assim chamado Pentateuco.
–  Neviim (Profetas): seção que inclui os profetas anteriores (Josué, Juízes, Samuel e Reis) e os profetas posteriores (Isaías, Jeremias, Ezequiel, e os Doze Profetas Menores).
–  Ketubim (Escritos): reúne os demais livros, entre os quais Salmos, Provérbios, Jó, Eclesiastes, e também Esdras e Neemias, Daniel, e os livros de Crônicas, que aparecem em última posição no cânone hebraico. As letras iniciais dessas divisões formam o acrônimo TaNaK, que é o nome que os judeus dão à Bíblia.
 
II - NOTAS DA SBB – SOCIEDADE BÍBLICA DO BRASIL - Todas as traduções da Bíblia podem ser feitas, como convém, a partir de edições dos textos nas línguas originais. Para a tradução do Antigo Testamento, as Sociedades Bíblicas e os tradutores em geral utilizam a Biblia Hebraica Stuttgartensia, publicada, em nome das Sociedades Bíblicas Unidas, pela Sociedade Bíblica Alemã, e também impressa no Brasil. A edição do texto foi feita entre 1967 e 1977.
 
A Biblia Hebraica Stuttgartensia reproduz na íntegra um único manuscrito hebraico, o Códice de Leningrado ou Codex Leningradensis, que foi produzido em 1008 d. C. Trata-se de uma edição diplomática, ou seja, uma edição que reproduz sem maiores retoques o texto tal qual se encontra no Códice de Leningrado. Este texto é chamado, também, de texto massorético.
 
Mas este não é necessariamente o texto original da Bíblia. Há momentos em que o texto massorético, reproduzido no Códice de
Leningrado, traz lacunas (como em Gn 4.8, por exemplo, onde não aparece a frase “Vamos ao campo”) e aparentes erros (como em Sl 22.16, onde o texto massorético diz “como um leão as minhas mãos e os meus pés” e as traduções dizem algo como “traspassaram-me as mãos e os pés).
 
Assim, os tradutores levam em conta o que aparece no aparato crítico ao pé da página dessa edição, particularmente os dados derivados das versões ou traduções antigas (Septuaginta, Targum e Vulgata) e dos manuscritos do mar Morto. Tanto as versões antigas como os manuscritos do mar Morto (ou documentos de Qumran) são muito mais antigos do que o texto massorético que aparece no Códice de Leningrado. (Para mais detalhes sobre a história do texto da Bíblia Hebraica, leia a obra O Texto do Antigo Testamento.

 
“No entanto, a voz do céu se espalha pelo mundo inteiro, e as suas palavras alcançam a terra toda”
Salmo 19:4.
 
 
 
 
Voltar para o conteúdo