Moisés fere a Rocha que era Cristo
ESBOÇOS > Esboços
______
Textos e Contextos
Nm 20:1-13 (Falar); Êx 17:1-7 (Ferir); 1Co 10:4; Sl 106:32-33
“E beberam todos de uma mesma bebida espiritual, porque bebiam da pedra espiritual que os seguia; e a pedra era Cristo” (1Co 10:4)
MOISÉS, ARÃO E MIRIÃ
FALTOU-LHES ÁGUA
DEUS MANDA MOISÉ FERIR A ROCHA
1. Eles estavam acampados e Refidim e falta-lhes água - Êx 17:1.
2. Começa a reclamação, murmuração, ao invés de oração, contenda.
3. O povo de Deus ficou tão bravo que Moisés temeu ser apedrejado - Êx 17:4.
4. Moisés ora e Deus lhe disse: toma-os passa diante do povo os Anciãos e FERE a Rocha em Horebe. Êxodo 17:6 - Eis que estarei ali diante de ti sobre a rocha em Horebe; ferirás a rocha, e dela sairá água, e o povo beberá. Moisés assim o fez na presença dos anciãos de Israel.
5. Está o Senhor está no meio de nós ou não? Êx 17:7.
AGORA ELES ESTÃO EM CADES
6. Miriã que compunha a equipe formada por Deus - Moisés, o líder, Arão, o sacerdote, e Miriã, a profetisa. Ela que havia regido o coral após a travessia do Mar Vermelho - Êx 15:20-21 - Era profetiza - Êx 15:20.
Pouco tempo antes, Miriã havia sido acometida de lepra, por insubordinação compartilhada com Arão, contra Moisés, seu irmão e líder. Eles ousaram se posicionando em pé, pleiteando igualdade com Moisés, declarando que o SENHOR não havia falado só por Moisés, mas também por eles. No hebraico o verbo falaram (versículo 1) está no feminino singular, indicando que Miriã foi quem tomou a iniciativa. Antes de criticarmos os outros, pensemos bastante em nossos motivos: muitas vezes o que justificamos como "crítica construtiva" não passa de ciúmes destrutivos, pois a maneira mais fácil de nos elevar é baixar a reputação alheia (R David Jones - www.bible-facts.info) - Nm 12:1-11. A insubordinação de Miriã e Arão, despertou a ira de Deus e consequentemente, a uvem que os norteava se afastou da tenda – Nm 12:10. Agora ela morre em Cades Nm 20:1 - Tombou-se em Cades a Heroína. Miriã e sepultada ali – Nm 20:1
______
OUTRA VEZ FALTA-LHES ÁGUA
DEUS MANDA MOISÉS SOMENTE FALAR À ROCHA
7. A falta d’água outra vez, e o povo volta a murmurar - Nm 20:2-6.
8. Deus desta vez manda Moisés FALAR À ROCHA, e Moisés fere a Rocha - Nm 20:11. FALAR é muito diferente de FERIR.
9. Saciaram-se a sede, mas perderam a bênção - Nm 20:12.
10. Agora a Rocha era figura de Cristo que somente seria ferido na Cruz e jamais por um servo como Moisés - a teimosia - falta de paciência - falta de confiança - falta de respeito para com seu líder Moisés - leva-o a agir precipitadamente.
1Co 10:4 - E beberam todos de uma mesma bebida espiritual, porque bebiam da pedra espiritual que os seguia; e a pedra era Cristo.
CONCLUSÃO
Temos aqui a nítida experiência do perigo de reclamarmos dos nossos pastores. Entendemos também o perigo de ficarmos inquietos sendo nós conhecedores da provisão divina. Aprendemos também o perigo que incorremos quando agimos de forma precipitada. Às vezes o nervosismo, a inquietação, o cansaço, o labor do dia a dia; a reclamação dos nossos subalternos, nos leva a agirmos assim, de forma precipitada.
Nos dias atuais, os pastores precisam andar atentos o tempo todo, porque a paciência tem se esgotado entre os crentes. É muito normal, até mesmo obreiros coagir o pastor levando-o à precipitação.
______
Pastor Jorge Albertacci
pastorjorgealbertacci@yahoo.com.br
Assembleia de Deus do Retiro
Volta Redonda - Rio de Janeiro