O Poder Eficaz do Sangue de Jesus
ESBOÇOS > Esboço III
Lucas 4:14-21
____________________________________________________________________________________
INTRODUÇÃO
Embora a cruz tenha sido um madeiro, ela transmitiu uma mensagem a este mundo que já ressoa por mais de dois mil anos. Uma mensagem eficaz, cujo efeito não terá fim, e por ela milhões e milhões de pessoas já foram alcançadas pelo poder do sangue de Deus. Sua mensagem é tão poderosa e abrangente, que o apóstolo do Senhor, Paulo, não se conteve quando escrivia sua primeira carta aos Coríntios 2:1-8, e assim declarou: E eu, irmãos, quando fui ter convosco, anunciando-vos o testemunho de Deus, não fui com sublimidade de palavras ou de sabedoria. Porque nada me propus saber entre vós, senão a Jesus Cristo e este crucificado. E eu estive convosco em fraqueza, e em temor, e em grande tremor. A minha palavra e a minha pregação não consistiram em palavras persuasivas de sabedoria humana, mas em demonstração do Espírito e de poder, para que a vossa fé não se apoiasse em sabedoria dos homens, mas no poder de Deus. Todavia, falamos sabedoria entre os perfeitos; não, porém, a sabedoria deste mundo, nem dos príncipes deste mundo, que se aniquilam; mas falamos a sabedoria de Deus, oculta em mistério, a qual Deus ordenou antes dos séculos para nossa glória; a qual nenhum dos príncipes deste mundo conheceu; porque, se a conhecessem, nunca crucificariam ao Senhor da glória.
____________________________________________________________________________________
ESBOÇO
1. Limpou-nos das impurezas do pecado – Jo 15:3 – Tt 3:5 – Ef 5:26 – Ap 1:5.
2. Trouxe-nos salvação, da qual estávamos todos destituídos e distanciados de Deus – Tt 2:11 – Hb 2:3 – Lc 19:10 – Rm 13:11-12.
3. Quebrou todas as nossas maldições de qualquer procedência – Dt 23:25 – Nee 13:2 – Pv 3:33 – Pv 26:2 – Gl 3:13-14 – Ap 22:3 – Cl 2:14 – Cl 2:12 - Jo 1:29 – Rm 8:1 – Sl 105:8 – 1Pe 2:9 – 2Co 5:17.
4. Agregou-nos – pelos Laços do Calvário restituiu-nos ao nosso instinto gregário como ovelhas Suas – Is 55:6, 10 – Is 54-17 – Ef 2:12-16.
5. A Palavra da Cruz teria sido vã? Teria sido algo sem importância, sem eco, vazia, a Palavra da Cruz? 1Co 1:17, 18, 21, 22, 23.
6. O perigo dos Rudimentos do Mundo – "Tende cuidado para que ninguém vos faça presa sua, por meio de filosofias e vãs sutilezas, segundo a tradição dos homens, segundo os rudimentos do mundo e não segundo Cristo" (Cl 2:8). Gl 4:3 – Cl 2:8, 20, 21 – Gl 4:9 – Hb 5:12. RUDIMENTOS DO MUNDO, literalmente é: "elementos do universo", ou "rudimentos do mundo", em nossas versões. A palavra stoicheion, "fundamento, elemento", aparece na filosofia grega para os quatro elementos da natureza: terra, água, ar e fogo que, segundo ensinavam os físicos gregos, compõem a totalidade do mundo (2 Pe 3:10, 12). No parecer de outra escola filosófica da Grécia Antiga, significava "elementos espirituais", ou "espírito vivo", que se difundia por toda a natureza como força vivificante.
____________________________________________________________________________________
RESSALTANDO
OS RUDIMENTOS DO MUNDO
Todavia é mister frisar que o termo em tela nos dizeres do apóstolo Paulo, é usado com o sentido de "princípio básico" (Hb 5:12) e de "elementos judaicos" ou "adoração cósmica" do sincretismo helênico (Gl 4:3, 9). O termo deve ser analisado à luz do contexto e, aqui, mostra que são uma referência aos poderes demoníacos que se opunham a Cristo. Veja que o apóstolo contrapõe esses rudimentos a Cristo: "segundo os rudimentos do mundo e não segundo Cristo".
____________________________________________________________________________________
CONCLUSÃO
“Certamente, a palavra da cruz é loucura para os que se perdem, mas para nós, que somos salvos, poder de Deus.” (1 Coríntios 1:18). Para os salvos, lavados no sangue de Jesus ela é lâmpada para os seus pés e luz para o seu caminho. O poder do sangue de Jesus é eficaz, porque em todas as dispensações ele aparece protegendo a casa dos redimidos do Senhor. O sangue de Jesus é o resultado do Seu sacrifício vicário na cruz, onde Ele, como ovelha muda, foi moído, pelas nossas transgressões – segurando nossas vidas até o dia do arrebatamento dos santos às Mansões Celestiais.
____________________________________________________________________________________
NOTAS BIBLIOGRÁFICAS
Bíblia Sagrada ARC 1995 SBB - Rio de Janeiro
Manual de Apologética Cristã - Rio de Janeiro: CPAD, Ezequias SoaresPr. Jorge Albertacci – 30 de Março de 1993 - Reformulado em: 03 de Setembro de 2016