Equilíbrio, Sal da Terra e Luz do Mundo - Estudos Bíblicos

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur ad elit.
Morbi tincidunt libero ac ante accumsan.
Estudos Bíblicos
Pr. Jorge Albertacci
Levantai os vossos olhos para as terras que já estão brancas para a colheita. (João 4:35)
Ir para o conteúdo

Equilíbrio, Sal da Terra e Luz do Mundo

Evangelismo e Missões
___________


REUNIÃO DE OBREIROS
Do dia 31/01/2000
 
Vós Sois o Sal da Terra

Mateus 5:13-16
 
01 - Jesus veio a este mundo para restabelecer a aliança que havia sido quebrada entre Deus Pai e o homem. Viveu em um mundo hostil, tanto que, Ele sofreu a pior morte que um ser humano podia sofrer. Se fosse o Senhor um homem desequilibrado (Mateus 26:53).
 
- Mas, Ele agiu segundo o que estava escrito sobre Ele:  Ele foi oprimido e afligido, mas não abriu a sua boca; como um cordeiro foi levado ao matadouro, e como a ovelha muda perante os seus tosquiadores, assim ele não abriu a sua boca.” (Isaías 53:7; Atos 8:32).  Cumpriu Seu ministério e voltou para o Seu lugar no Céu, à destra de Deus Pai.
 
- “Da opressão e do juízo foi tirado; e quem contará o tempo da sua vida? Porquanto foi cortado da terra dos viventes; pela transgressão do meu povo ele foi atingido.” (Isaías 53:8).
 
02 - Cumpriu cabalmente Seu Ministério e finalizando voltou para o Seu Lugar no Céu:“E, quando dizia isto, vendo-o eles, foi elevado às alturas, e uma nuvem o recebeu, ocultando-o a seus olhos.  E, estando com os olhos fitos no céu, enquanto ele subia, eis que junto deles se puseram dois varões vestidos de branco, os quais lhes disseram: Varões galileus, por que estais olhando para o céu? Esse Jesus, que dentre vós foi recebido em cima no céu, há de vir assim como para o céu o vistes ir.” (Atos 1:9-11).
 
03 - Deixou os discípulos incumbidos de, com equilíbrio, manter a boa ordem, e para isso delegou-lhes poder e autoridade para levarem à frente o Santo Ministério. Que privilégio! (Lc 10 - Mt 28 - At 1:8).
 
 - Para desempenhar com eficiência Ele os qualificou: “Vós sois o sal da terra e a luz do mundo”.  Equilíbrio, equilíbrio no sabor, preservação para não deteriorar e iluminar os que estão em trevas. (Mt 5:13-15).
 
 - A ilustração dos policiais que lidam com o mal. Com autoridade, armados, mas, com grande possibilidade de involuntariamente  cometer erro. Muito mais do que um cidadão comum. Se o policial não tiver equilíbrio, ele vai parar na cadeia. E pode também morrer assassinado. Proporcionalmente. Diante disto a vigilância não pode ser desprezada. Jesus trabalhou exastivamente, mas, não se envolveu com nada que o impedisse de subir ao Céu.


O EQUILÍBRIO QUE O OBREIRO PRECISA TER:
 
Eis que Eu vos mando como cordeiros no meio de lobos Lc 10:3. Isto é diferente de sermos enviados com lobos no meio das ovelhas. Ele chamou servos e não mercenários. Portanto sede prudentes como a serpente (gentios) e símplices como a pomba (Israel). Mt 10:16. Ele chamou homens e mulheres complacentes. Pessoas que devotavam suas vidas por inteiro a Ele. Pedro para se tornar apto para apascentar Suas ovelhas teve que declarar três vezes: Eu Te amo Senhor, Eu Te amo Senhor, Eu Te amo Senhor! (João 21:15-18).
 
A oração de Salomão, e a imediata resposta de Deus. 1Rs 3:5-13.  A perícia de Salomão diante de um problema delicado: A causa das duas mulheres e a criança viva. (1Rs 3:25-28. Salomão era perito nesses assunto. Ele tinha sabedoria conforme ele mesmo pediu a Deus: 2Crônicas 1:8-12: " Salomão disse a Deus: Tu usaste de grande benignidade com meu pai Davi, e a mim me fizeste rei em seu lugar. Agora, pois, ó Senhor Deus, confirme-se a tua palavra, dada a meu pai Davi; porque tu me fizeste reinar sobre um povo numeroso como o pó da terra. Dá-me, pois, agora, sabedoria e conhecimento, para que possa sair e entrar perante este povo; pois quem poderia julgar a este tão grande povo?  Então Deus disse a Salomão: Porquanto houve isto no teu coração, e não pediste riquezas, bens, ou honra, nem a morte dos que te odeiam, nem tampouco pediste muitos dias de vida, mas pediste para ti sabedoria e conhecimento, para poderes julgar a meu povo, sobre o qual te constituí rei, Sabedoria e conhecimento te são dados; e te darei riquezas, bens e honra, quais não teve nenhum rei antes de ti, e nem depois de ti haverá."
 
 CONCLUSÃO

Nós como obreiros da última hora que somos, precisamos estar dentro dos moldes das recomendações que recebemos no dia em que fomos separados para o ministério, exemplo: (1 Tm 3:1-13 e Tt 1:5-16). Nosso dever é imitar o nosso Senhor e os Seus apóstolos, menos Judas Iscariotes, é claro, mas, aos santos homens que assim como Seu Mestre, dera suas vidas pela Obra!
___________

Jorge Albertacci
E-mail - prjorgealbertacci@yahoo.com.br
Atualmente Pastor Emérito da Catedral das 
Assembleias de Deus do Retiro
Presidida desde de 2008 pelo Pastor Pedro Gonçalves da Luz
Rua Engº Joaquim Cardozo, 448 - Retiro - 27281-360  
Volta Redonda - Rio de Janeiro

Voltar para o conteúdo