Jesus Cristo o Tema Central - Estudos Bíblicos

Buscar
Ir para o conteúdo

Menu principal:

Jesus Cristo o Tema Central

Estudos Bíblicos II
 
O TEMA CENTRAL DA BÍBLIA
 
Jesus é o tema central da Bíblia. Ele mesmo no-lo declara em Lucas 24:44 e João 5:39. (Ler também Atos 3:18; 10:43; Apocalipse 22:16). Se olharmos de perto, veremos que, em tipos, figuras, símbolos e profecias, Ele ocupa o lugar central das Escrituras, isto além da sua manifestação como está registrada em todo o Novo Testamento. Jesus Cristo é o nosso modelo supremo de caráter, e devemos imitá-los todos os dias de nossas vidas. O apóstolo Pedro em sua primeira epístola, escreve dizendo que devemos seguir as pisadas de Cristo, pois Ele nos deixou exemplo (1Pedro 2:21). Na verdade a Bíblia está repleta de passagens que afirmam que Jesus é nosso grande exemplo (Mateus 11:29; João 13:12-17; 1Coríntios 11:1; a Tessalonicenses 1:6; etc.). O pastor William Hendriksen, em seu Comentário do Novo Testamento sobre a Epístola de Paulo aos Filipenses, argumenta que se Cristo não for o nosso exemplo, então nossa fé é estéril e nossa ortodoxia, morta.

JESUS NA BÍBLIA 
 
Em Gênesis, Jesus é o descendente da mulher (Gn 3:15);

Em Êxodo, é o Cordeiro Pascoal;

Em Levítico, é o Sacrifício Expiatório;

Em Números, é a Rocha Ferida;

Em Deuteronômio, é o Profeta;

Em Josué, é o Capitão dos Exércitos do Senhor;
 
Em Juízes, é o Libertador;

Em Rute, é o Parente Divino;

Em Reis e Crônicas, é o Rei Prometido;

Em Ester, é o Advogado;

Em Jó, é o nosso Redentor;

Nos Salmos, é o nosso socorro e alegria;

Em Provérbios, é a Sabedoria de Deus;

Em Cantares de Salomão, é o nosso Amado;

Em Eclesiastes, é o Alvo Verdadeiro;

Nos Profetas, é o Messias Prometido;

Nos Evangelhos, é o Salvador do Mundo;

Nos Atos, é o Cristo Ressurgido;

Nas Epístolas, é a Cabeça da Igreja;

No Apocalipse, é o Alfa e o ômega; é o Cristo que volta para reinar.

EM

1 Jo 1:1-4
Jesus é a Palavra da Vida
 
Ap 19:13
Jesus é a Palavra de Deus

 Cl 1:15-17
Jesus é o Criador do Universo
 
 
 Rm 9:5
Jesus existe eternamente
 
 
 Jo 17:5,24
Jesus com o Pai antes da criação do mundo
 
 
 Mt 1:23
Jesus é Deus entre os homens
 
Tomando o Senhor Jesus como o centro da Bíblia, podemos resumir os 66 livros em cinco palavras referentes a Ele, assim: PREPARAÇÃO - Todo o AT, pois trata da preparação para o advento de Cristo. MANIFESTAÇÃO - Os Evangelhos, que tratam da manifestação de Cristo. PROPAGAÇÃO - O Livro de Atos, que trata da propagação de Cristo. EXPLANAÇÃO - As Epístolas, que são a explanação da doutrina de Cristo. CONSUMAÇÃO - O Livro de Apocalipse, que trata da consumação de todas as coisas preditas, através de Cristo. (Dr. Cl. Scofield).
 
Portanto, as Escrituras sem Jesus seriam como a Física sem a matéria ou a Matemática sem os números.

JESUS, JESUS, JESUS

1. A revelação gloriosa. O prólogo do Evangelho de João revela várias verdades a respeito da natureza e deidade de nosso Senhor Jesus Cristo. Aprouve ao Espírito Santo revelar oito maravilhosos títulos divinos de Cristo em Jo 1:1-51: Verbo (v.1); Vida (v.4); Luz (v.7); Filho Unigênito de Deus (vv.18-49); Cordeiro de Deus (v.29); Messias (v.41); Rei de Israel (v.49); e Filho do Homem (v.51). A deidade, natureza, identidade, encarnação e missão de nosso glorioso Salvador manifestos em apenas um capítulo! Prostremo-nos reverentemente diante do Senhor, e, assim como o salmista, declaremos: “Tal ciência é para mim maravilhosíssima; tão alta, que não a posso atingir” (Sl 139.6; Rm 11.33; Ef 1.3).

2. O Verbo Divino. O termo “Verbo”, aplicado a Jesus, procede do original Logos e, apesar de seu amplo significado secular, “palavra”, “razão”, ou “pensamento”, é usado no versículo 1 com o sentido de “Verbo ou Palavra divina”. O mesmo vocábulo aparece em 1 Jo 1.1 descrevendo o “Verbo da vida”, e no capítulo 5 versículo 7 da mesma epístola, apenas como “Palavra”.
Na Bíblia, o termo “palavra”, quando vinculado a Deus, revela o seu infinito poder criador, protetor e sustentador de todas as coisas criadas, visíveis e invisíveis (Gn 1.3; Sl 33.6,9; 107.20; Hb 1.3; 11.3).
Por conseguinte, em Deus, o crente sempre estará seguro, pois Ele cuida dos seus filhos e, com a sua destra, protege-os do mal (Sl 60.5; 118.15; Is 45.2-8; Mt6.13).
Quando o evangelho de nosso Senhor Jesus Cristo foi anunciado pela igreja cristã no Século I, os vocábulos, “A Palavra” e “O Verbo”, foram satisfatoriamente compreendidos pelos judeus e gregos, pois essas expressões lhes eram conhecidas.

Pr. Jorge Albertacci


 
 
Voltar para o conteúdo | Voltar para o Menu principal